Partilhar

Como superar a síndrome do ninho vazio

Como superar a síndrome do ninho vazio

Em um determinado momento das nossas vidas, nos damos conta de que os nossos filhos cresceram, e tomaram a decisão de começar um novo caminho de independência. No entanto, isto faz parte da vida, muitas vezes os pais se sentem abandonados e tristes. A síndrome do ninho vazio faz referência a esta situação, trata-se de um sentimento de solidão gerado pela ida de um ou vários filhos de casa. Esta situação faz com que os pais deixem de se sentir importantes para os seus filhos e se sintam irritados e agoniados. A seguir mostraremos, como superar a síndrome do ninho vazio.

Também lhe pode interessar: Como detectar a síndrome do ninho vazio
Passos a seguir:
1

Nova perspectiva da situação. Você deve pensar naqueles aspectos que contribuem com o seu bem-estar. Muitas vezes o relacionamento com os filhos melhora quando eles já não estão em casa. Outro aspecto é o tempo com o que agora você conta para se dedicar a novos projetos.

2

Dê força para o seu companheiro. Quando temos filhos, muitas vezes nosso companheiro fica de lado. Este é o momento de dar força para o seu companheiro e de realizar aquelas atividades que você tinha adiado. Esta é uma nova etapa da vida que você deve desfrutar totalmente.

3

Fale do assunto. Pôr para fora os seus sentimentos é o primeiro passo para melhorar. Às vezes, compartilhar este sentimento com nossos entes queridos nos permite perceber que podemos superar esta situação.

4

Atividades prazerosas. Ao longo da vida as pessoas sempre sentem o desejo de realizar determinadas atividades que lhes dão prazer, mas as exigências diárias, às vezes, fazem com que estas terminem sendo adiadas. Faça uma lista de todas aquelas atividades que você gosta e se prepare para começar a fazê-las.

5

Pratique um esporte. O exercício físico é muito bom para a saúde e ajuda a relaxar. Saia para caminhar todos os dias durante 30 minutos, e você notará como em pouco tempo se sentirá cada vez melhor.

6

Cuidado pessoal. Não se abandone, nem se deixe abandonar. Você deve buscar um cuidado pessoal adequado, hoje você tem tempo para isso. É importante que você volte a adotar o papel de mulher, além do de mãe.

7

Estimule a independência. É importante que seus filhos saibam que podem contar com o seu apoio nesta nova fase. Evite invadir a sua nova casa ou a sua vida com visitas ou telefonemas contínuos. Você deve deixá-los crescer, acompanhá-los e desfrutar com eles esta nova etapa da vida.

8

Adote um animal de estimação. Se você não tem um marido ou namorado com quem compartilhar este momento e sente que a casa está vazia sem seus filhos, pode adotar um animal de estimação. Eles serão uma grande companhia.

9

Melhore a relação com seu filho. À medida que passa o tempo, a relação com seu filho mudará positivamente. A maturidade de ambos fomentará outro tipo de comunicação mais frutífera. Você nunca vai deixar o seu papel de mãe, seus filhos estarão ai para você.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar a síndrome do ninho vazio, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Se predominarem sintomas de tristeza e depressão, consulte um profissional da saúde para que indique o tratamento a ser seguido e determine se realmente você tem a síndrome do ninho vazio.

Escrever comentário sobre Como superar a síndrome do ninho vazio

34 comentários
A sua avaliação:
DEISE
TRISTE É MINHAS FILHAS ME TROCAREM PELA MADRASTA,A MAIS NOVA VAI SE CASAR E NAO QUER MINHA PRESENÇA,PQ PREFERE A MADRASTA..E O PAI NÃO QUER MINHA PRESENÇA TBEM,SOFRI MUITO PARA TER MINHAS FILHAS,ELE TINHA AMANTE,E HOJE VIVO SOZINHA,ELAS NEM SE QUER ME LIGAM PRA SABER SE ESTOU VIVA,ISSO JA DURA 16 ANOS..MINHA MEDICA DIZ PARA ESQUECER ELAS..MAS FUI UMA MAE SUPER ATUANTE..E POR CAUSA DO DIVORCIO ELAS SE REVOLTARAM CONTRA MIM..AS DUAS SAO ADULTAS E FORMADAS,MAS O PAI É RICO E EU NAO.....VIVO SOB TORTURA PSICOLOGICA POR ME AMEAÇAREM A TIRAR MINHA PENSAO..NUNCA ESTUDEI POIS NUNCA DEIXARAM..EU SÓ PENSO EM SUICIDIO,MAS É ISSO QUE ELES QUEREM..MAS ESTE GOSTINHO NÃO VOU DAR PRA ELES..SOFRO MUITO..E VIVO SOZINHA COM 2 GATOS E UMA CACHORRINHA ADOTADA..MAS NÃO É A MESMA COISA..ME SINTO REJEITADA..MUITO TRISTE OQUE EU VIVO..TOMO CALMANTES E TENHO SINDROME DO PANICO,MAS ELAS NEM QUEREM SABER...MAS ACREDITO NA LEI DO RETORNO...
Maria Izabel
Meu marido faleceu faz 3 anos, no mesmo ano minha filha se casou. Sou as posentada de repente me deparei sozinha e sem vontade e sem ter o que fazer. Só sinto vontade de dormir e chorar.
Leonor moura dos santos
Boa tarde ,meu filhos foi morar na Austrália,minha vida transformou sinto grande vazio ,um dor no fundo da minha alma não tenho mais alegria ,meu marido não entende minha dor.Isso me deixa mais triste tenho vontade de morrer ,sei que meu filho está bem não consigo viver sem ele ,ele não que mais volta para o Brasil isso eu agradeço os nossos governantes ,por favor alguem pode me ajudar?
Maria Randerly Cunha Feitosa
É verdade , como dói ,você se sente só, mãe , pai já falecidos,você é seu marido idosos,muitas limitações, é duro.
Itamar j. Benedito
dois dos tres filhos casaram.desde entao minha esposa nao dorme bem sente tristeza e com o semblante caido.como compater este problema?ja me falaram que esindrome do ninho vazio.
gilce almeida
hoje é meu primeiro dia que meu filho foi morar sozinho por opção tenho outro filho que provavelmente fara o mesmo eles são amorosos tens seus sonhos , mais mesmo sabendo que essa hora chegaria confesso que me entristeci um pouco, mais procuro mudar esse sentimento é bom ver os filhos encaminhados na vida e um sentimento de dever cumprido e essas dicas para passar essa fase são fabulosas obrigada a mim ajudou muito.
Estela
Minha filha tem 18 anos e foi morar em um apartamento que herdou do pai. Após toda a limpeza do quarto dela - roupas e tudo mais, me dei conta que manter o mobiliário me trouxe tristeza. Como já tinha o plano de transformar o ambiente em uma mini academia, esta ideia tomou mais força. Assim, meus conselhos práticos aos pais cujos filhos saem de casa:1) olhar o lado bom. O filho está indo porque é independente, autônomo, está iniciando uma nova fase na vida. 2) transformar o quarto. Agora o filho é visita. E, caso volte a morar em casa, será outra fase e provavelmente necessitará outro tipo de ambiente (mobiliário, decoração, etc); 3) guardar somente o que é muito importante afetivamente e doar o restante; 4) dar uma nova função ao quarto - mesmo que seja o quarto de hóspedes para o filho, ter uma função no dia a dia de quem fica na casa é muito importante! 5) li uns comentários sobre tristeza profunda - gente! filho é pro mundo! se foi pro mundo é pq vc foi ótima mãe! cuidado com a chantagem emocional! imagina um filho voltar pra casa e limitar suas possibilidades profissionais só para atender uma carência da mãe! Uma mãe não é só uma mãe! É uma pessoa! Deve ter seus interesses, livros, filmes, grupos, viagens... A vida é rica e, com filhos fora de casa, temos mais tempo para nós! finalmente última opinião: 6) Sou da cidade da Kiss, onde 242 jovens morreram. Cada momento de tristeza que tenho, penso nestes 242 pais que vêem o quarto do filho vazio não porque passou no vestibular, mas porque foi morto em uma boate. Então relativizo minha situação e penso que minha filha não está na minha casa, mas está bem, viva, estudando e buscando seu futuro! Celebremos a vida dos filhos! Acho que escrevi demais, mas estava precisando!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Estela, muito obrigada pelo seu depoimento :)
aninha
Olá estela, li alguns depoimentos de mães se deprimindo ou quase querendo morrer porque o filho saiu de casa porque se casou ou porque passou no vestibular e foi estudar fora, ou melhor porque estão vivendo suas vidas, batalhando uma carreira ou formando uma nova família, quando eu estava quase entrando no perfil dessas "mães" me deparei com seu comentário, meu coração encheu de alegria, e comecei a pensar de forma diferente,você me ajudou muito, era o que eu precisava neste momento pra me sentir viva e deixar fluir meu amor pelo meu filho sem sufoca-lo. Obrigada!!!!!!!
Patrícia Kochenborger Correa
Ainda bem que li seu comentário, pq lendo os anteriores estava ficando mais triste ainda e me controlando para não chorar....Depois de ler o seu,me senti um pouco melhor....
Claudio Santos
Acho que minha mãe sofre dessa síndrome, tudo começou em 1994 quando meu irmão casou e foi morar em outra cidade. Também casei, em 2001, e o problema também me persegue. Já são 21 anos de sofrimento. Tento "ajudar" mas o fato que o problema parece não ter fim. Ela gostaria de morar 3 dias na casa de um e 3 dias na casa do outro. Sei que se depender dela ela não ira procurar tratamento, pois segundo ela "só quer amor, carinho e compreensão". Confesso que não fiquei mais forte com o tempo, pelo contrario vejo minhas filhas crescendo e passando a fazer parte do problema, e para proteger-las penso em me separar, por outro lado também gostaria de ver minha mãe bem, mas não vejo como. Preciso muito de uma orientação.
angela borba ramos
Estou desesperada com a possibilidade do meu filho passar na prova do ENEM e ir estudar longe de mim. Eu era uma pessoa alegre, feliz; hoje sou triste ,choro o tempo todo, não estou conseguindo aceitar que ele vá embora, e, pior, não tenho condições financeiras de procurar umm psicólogo, sei que estou com depressão,, por isso estou buscando ajuda com vocês, o que eu faço?
Cléia
Angela, boa tarde! Existem Faculdades de Psicologia que fazem atendimento... Acho que vc deveria procurar uma ajuda profissional. bjs!!!
Margarida
Nunca gostei de andar de avião.Viajei bastante.De uns anos para cá não tenho mais coragem de voar.Tenho perdido ótimos passeios Meus bisnetos não moram na minha cidade e eu não tenho ido visita-los .............Não sei o que fazer
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Margarida, você tem de tentar perder o medo de andar de avião. Para a ajuda, neste artigo pode encontrar algumas dicas: http://tempolivre.umcomo.com.br/articulo/como-perder-o-medo-de-voar-de-aviao-8075.html Espero que consiga ;)

Como superar a síndrome do ninho vazio
Como superar a síndrome do ninho vazio

Voltar ao topo da página