Como tirar bicho de pé
Está procurando saber como tirar bicho de pé? Neste artigo de umComo vamos explicar para você! A doença do bicho de pé ocorre quando uma pulga chamada de tunga penetrans penetra a pele, normalmente dos pés, podendo afetar os dedos, o solo do pé ou até as unhas. Esta infecção, conhecida também como tungíase, costuma atingir normalmente as pessoas no verão, pois é quando andam descalças na praia e existe uma maior probabilidade da pulga penetrar a pele. Penetrando na pele, a pulga se alimenta do sangue humano e começa a proliferar, o que pode originar inflamação e dor ao paciente.
Passos a seguir:
A infecção do bicho de pé se adquire quando existe um contato direto da pele com o solo contaminado. As regiões de clima quente e rurais são as que apresentam as condições mais favoráveis para o contágio da infecção. Esta pulga aloja-se na areia da praia ou em regiões sem saneamento básico e ao entrar em contato com a pele, penetra-a e começa se alimentando do seu sangue e pondo ovos.
Após o contato da pele do paciente com o solo contaminado e a pulga ter penetrado a pele, o paciente sentirá dores e coceira na região. O bicho de pé afeta normalmente os pés, a parte da sola do pé, entre os dedos ou nos cantos das unhas. No entanto, o bicho de pé pode afetar qualquer parte do corpo. Para além de dor e coceira, o bicho de pé apresenta como sintoma um ponto preto no local, rodeado por uma pele um pouco mais clara que o seu tom de pele. A região infetada pode ficar inchada e, isso pode impedir o paciente de caminhar. Caso o bicho de pé ocorra em outra região do corpo, os sintomas são os mesmos.
Depois de ser diagnosticada a infecção de bicho do pé, deve se proceder à sua retirada por meio de uma pinça e uma agulha. Este procedimento deve ser realizado por pessoal médico especializado e utilizando materiais esterilizados. A retirada da pulga da pele não causa dor nem sangramento e, assim que a pulga for retirada o problema está resolvido.
Após ser retirado o bicho de pé, antibióticos tópicos são aplicados na ferida. Além disso, em certos casos pode ser necessária uma vacina do tétano, para evitar infecções secundárias.
Mas, se você não quiser furar a pele e correr o risco de infeccionar a região, existem alguns remédios caseiros a que você pode recorrer para se livrar do bicho de pé. Um dos remédios caseiros que você pode fazer é o chá de calêndula. Para o fazer deve colocar 4 colheres de sopa de flores de calêndula secas em uma vasilha e adicionar 500 ml de água fervente. Depois tampe e deixe em repouso até o chá ficar morno. Em uma bacia coloque 60 ml de vinagre junto com o chá de calêndula. Deixe os seus pés imersos na solução durante cerca de 20 minutos e faça isso duas vezes ao dia.
Outro remédio caseiro que você pode aplicar para que o parasita saia sozinho da sua pele é uma pomada à base de cânfora. Aplique a pomada sobre a região afetada e coloque uma gaze, o cheiro da cânfora e o abafamento podem fazer com que o parasita saia sozinho. Passadas algumas horas de colocar o curativo, confira se surtiu efeito.
O própolis tem um efeito antimicótico e cicatrizante, por isso é um excelente aliado para se livrar do bicho de pé. Aplique sobre a região afetada quatro vezes ao dia, durante cerca de 3-4 dias ou até que o parasita morra.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar bicho de pé, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.
Conselhos
- Para evitar o contágio do bicho de pé, deve redobrar os cuidados com os pés em regiões que sejam mais propícias à doença, como praias ou regiões rurais. Caso viva ou vá passear nestas zonas, certifique-se de utilizar um calçado que impeça que a pulga penetre a pele.