Depois da cirurgia

Como tomar banho depois de uma cirurgia

 
Diana Oliveira
Por Diana Oliveira. Atualizado: 2 maio 2018
Como tomar banho depois de uma cirurgia

Depois de uma cirurgia não é fácil fazer algumas coisas que antes fazia com tanto naturalidade, sem pensar muito no assunto. Por vezes a recuperação de uma cirurgia pode ser lenta e muitas coisas têm de ser feitas com cuidados redobrados. Tomar banho é um bom exemplo disso. Algo que faz parte do nosso cotidiano, mas que após uma cirurgia pode não ser tão fácil. Muitas incisões precisam evitar água e umidade durante algum tempo, por isso na hora de tomar um duche você precisa ter alguns cuidados. Perceba quando pode começar a tomar banho naturalmente e tome as devidas precauções. No umComo damos-lhe algumas dicas sobre como tomar banho depois de uma cirurgia.

Passos a seguir:
1

Depois de uma cirurgia o seu médico vai dar indicações de quando você pode voltar a tomar um duche. Normalmente nunca é antes de um dia ou dois dias. A água deixa os tecidos da sua pele macia e isso pode reabrir a cicatriz. Siga o que o médico diz e não se coloque em risco. Não tomar banho é bem desconfortável, mas você precisa ter cuidado. Além disso, existem sempre soluções.

2

Enquanto não pode tomar um banho completo, faça a sua higiene com uma esponja ou com um pano úmido. Limpe o corpo resguardando sempre a região da ferida. Pode colocar sabão neutro para ajudar a higienizar, mas tome cuidado e evite tocar na incisão. Não é o mesmo que se colocar debaixo do chuveiro, mas é uma maneira de você poder tomar um banho.

3

Questione o seu médico sobre o tipo de bandagens ou curativos que tem e quando é que os pode retirar. Se tiver autorização retire os curativos todos antes de ir para o chuveiro, com a água elas vão acabar por se descascar sozinhas. Existem algumas bandagens que já são à prova de água e essas você não precisa de tirá-las.

4

Em algumas cirurgias mais complicadas é normal que fique mais frágil e debilitado. O ideal é pedir ajuda a alguém, um amigo ou familiar. Entrar e sair do banho pode ser uma tarefa complicada sozinho. Se não tiver força ao ponto de se aguentar muito tempo em pé, ou porque fica cansado ou porque perde o equilíbrio, leve um banco consigo para se sentar.

5

Não tome banho com água muito quente. Mesmo quando já não há problema em molhar a ferida, deve evitar que a água caia diretamente sobre ela. Fique com o lado onde não tem a incisão voltado para água. É normal se for desconfortável ou até um pouco doloroso. Pode sentir a sua ferida adormecida, com coceira ou mesmo a repuxar.

6

Quando tomar banho depois de uma cirurgia não coloque os produtos higiênicos diretamente na zona onde tem a incisão. Se o médico autorizar que lave a zona da ferida, use sabão neutro. Mas ensaboe a sua mão, não coloque o produto diretamente na área.

7

Na hora de secar a zona da ferida tome cuidado também. É importante que não esfregue essa área. Pode secar à volta com cuidado, mas é importante que deixe que a ferida respire e seque naturalmente.

Veja também: Quanto tempo depois de uma cirurgia posso ter relação? - Vida sexual no pós-operatório

8

Tome todos os cuidados e vai ver que será menos doloroso. Cheque sempre depois do banho se ficou tudo bem. Se notar inchaço, vermelhidão ou se a cicatriz abrir volte ao hospital para se certificar que está tudo bem.

Dica: Acesse também esse artigo e esclareça a dúvida "É normal ter febre após uma cirurgia?"

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar banho depois de uma cirurgia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como tomar banho depois de uma cirurgia