menu
Partilhar

Como tratar a depressão com remédios naturais - alternativas caseiras!

 
Por Patricia Gebara. Atualizado: 3 junho 2019
Como tratar a depressão com remédios naturais - alternativas caseiras!

A depressão assombra 322 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde. Chamada de doença do século, a depressão é alvo de muita ignorância e preconceito. Muitos ainda têm medo de ir atrás de um tratamento adequado e de admitir que precisam de ajuda. A visita a um psicólogo e a um psiquiatra é essencial. Mas há alguns tratamentos naturais que podem ajudar na caminhada em direção ao equilíbrio. Neste artigo, o umCOMO mostra como tratar a depressão com remédios naturais.

Também lhe pode interessar: Como combater a depressão com a meditação

Como tratar a depressão sozinho

Primeiro, entenda se você sofre com o problema. No umCOMO já explicamos como saber se você está com depressão. Alteração do sono, falta de vontade para fazer tarefas do cotidiano e pouca energia são alguns dos sintomas da depressão. Ao perceber essas características, você deve consultar um médico. Ele indicará os remédios adequados para tratamento. Por isso, não há como tratar a depressão sozinho.

O que você pode fazer é procurar tratamentos alternativos e seguir as recomendações médicas. Exercícios físicos são grandes aliados no combate à doença. Eles aumentam o nível de serotonina no cérebro, dando a sensação de prazer perdida. Outra maneira de ajudar no tratamento da depressão, é mudar a sua alimentação. Tente ter um prato equilibrado e cheios de vitamina B e D e ômega 3, presentes em ovos e castanhas.

Você deve lembrar que não está sozinho nessa jornada. O apoio profissional é importante, mas o sucesso do tratamento também está na mudança de hábitos nocivos.

Chás para depressão

O poder das ervas já é comprovado pela medicina tradicional. Algumas delas têm poder de ajudar a combater a depressão, quando aliadas ao tratamento feito com médicos. Conheça algumas delas:

Chá de alecrim

A erva tem a propriedade de equilibrar a temperatura do sangue e recompor o sistema nervoso, estimulando o metabolismo. Para fazer chá de alecrim para a depressão, você deve pegar alguns ramos da planta e fazer infusão por 15 minutos na água fervente. Se quiser, pode adoçar, adoçar com mel. Ele também é usado para perder peso. Veja como tomar chá de alecrim para emagrecer.

Chá de camomila

Conhecido por acalmar em situações de ansiedade, a camomila é um poderoso chá contra a depressão. Você pode comprá-lo pronto ou fazer por infusão.

Chá de erva de São João

A erva de São João, segundo estudos, pode ajudar a melhorar quadros de insônia e ansiedade. A erva age diretamente nos sistema nervoso e pode ser comprada em lojas de produtos naturais.

Como tratar a depressão com remédios naturais - alternativas caseiras! - Chás para depressão

Remédio para depressão fitoterápico

Os remédios fitoterápicos são medicamentos naturais que passam por pesquisas e testes para comprovar a eficácia. Por isso, mesmo sendo de origem orgânica, estes remédios devem ser consumidos com cautela e com a indicação de um médico. Veja alguns princípios de remédios fitoterápicos para a depressão:

Erva-cidreira

Os óleos essenciais da planta são calmantes. Além de ser usado para tratamentos fitoterápicos, a erva-cidreira também pode ser consumida em forma de chá.

Passiflora

Ajuda a controlar a ansiedade e depressão leve. A passiflora é uma planta que está no princípio ativo de vários medicamentos fitoterápicos indicados para depressão. Saiba como tomar passiflora.

Valeriana

Com um gosto amargo forte, a raiz da planta melhora o sono e acalma. Também pode ser consumida em forma de chá, apesar de não ser tão popular.

Remédio caseiro para angústia e depressão

Em busca de um remédio caseiro para depressão profunda e angústia? Se você já está sob tratamento médico, algumas atitudes e alimentos podem ajudar. Em primeiro lugar, se você está com uma crise de ansiedade ou angústia, faça exercícios de respiração para se acalmar.

Inspire por dez segundos e solte todo o ar pela boca lentamente. Tente se transportar para um lugar calmo e seguro. Repita isso até fica mais calmo. Veja também como fazer a respiração diafragmática.

Faça um chá com alguma das ervas citadas neste artigo. Elas irão ajudar a conter a crise e acalmar sua cabeça. Outros alimentos bons para este momento são mel, alface e gengibre. Tente, também, fazer um exercício físico. Nem que seja andar por 30 minutos ao ar livre. Isso irá dar a sensação de prazer a bem estar.

 

Vitaminas para depressão

Como já foi dito neste artigo, a alimentação é essencial para a jornada de superação da depressão. As vitaminas encontradas nos alimentos também pode ser ingerida em forma de comprimidos.

Você pode pedir para o seu médico fazer um exame completo e descobrir as deficiências para, assim, indicar o melhor suplemento. Conheça as vitaminas para depressão e saiba como tomar vitaminas corretamente:

Vitaminas B

As vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B12 e ácido fólico são vendidas como complexo B, que as combina de forma que o sistema nervoso fique mais aliviado e ajudando na depressão leve.

Vitamina D

A deficiência de vitamina D é comum hoje em dia. Ela é sintetizada no nosso corpo com a ajuda da luz do sol e, como vivemos confinados em lugares fechados, acabamos sem ela. A vitamina D melhora o humor e ajuda no combate à depressão. Além de tomar a dose prescrita, é indicado que se tome 15 minutos de sol diariamente.

Vitamina C

Poderosa contra gripes e resfriados, a vitamina C é de fácil acesso e também age contra a depressão.

 

Como sair da depressão rápido

Não dá para ter pressa nesse tipo de tratamento. A depressão é uma doença complexa e ainda discriminada pela sociedade. O segredo para uma jornada em direção ao sucesso é ter muita paciência. Faça exercícios físicos, consulte um médico e alimente-se de forma equilibrada.

Além disso, entenda que você pode falhar e não tem problema sentir-se deste jeito. Junto com você, há milhões de pessoas pelo mundo com a mesma doença. Procure ajuda.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a depressão com remédios naturais - alternativas caseiras!, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como tratar a depressão com remédios naturais - alternativas caseiras!
1 de 2
Como tratar a depressão com remédios naturais - alternativas caseiras!

Voltar ao topo da página