menu
Partilhar

Como tratar a fibromialgia

Por Redação umCOMO. Atualizado: 21 março 2018
Como tratar a fibromialgia

A fibromialgia é um dos problemas músculo-esqueléticos não articular mais frequente. É mais frequente nas mulheres. O tratamento adequado desses pacientes inclui a educação, a realização de atividade física programada e o tratamento farmacológico. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra como tratar a fibromialgia.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como tratar naturalmente a fibromialgia
Passos a seguir:
1

Na fibromialgia é comum a presença de sono de má qualidade. Evitar a cafeína e o álcool favorece o sono, enquanto a redução dos níveis de estresse também melhora a situação.

2

O exercício é algo essencial para conseguir a melhoria dos sintomas, mas os benefícios podem demorar meses em aparecer (saber isto é fundamental para evitar o abandono do tratamento).

3

O exercício mais adequado é o aeróbico, com um aumento gradativo de sua intensidade (correr, nadar, andar de bicicleta, caminhar).

4

Os anti-inflamatórios não esteroides podem melhorar de forma transitória os sintomas dolorosos, mas não são uma boa opção a longo prazo.

5

Quando esta estratégia não funciona, recomenda-se o tratamento com antidepressivos, com os quais a pessoa melhora depois de várias semanas desde o início do tratamento.

6

Uma alternativa é o uso de inibidores da recaptação da serotonina (por exemplo, fluoxetina 20 mg/dia ou sertralina 50 mg/dia).

7

Outra alternativa é a amitriptilina, mas como pode ser mal tolerada recomenda-se começar com doses baixas de 10 mg duas horas antes de deitar e aumentar cada semana até que a dor seja aliviada.

Veja também: Dieta para fibromialgia: o que se pode e não pode comer?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a fibromialgia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • A educação é fundamental para assumir uma atitude ativa que lhe ajude a melhorar os sintomas, por isso pergunte todas as suas dúvidas ao seu médico.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como tratar a fibromialgia
Como tratar a fibromialgia

Voltar ao topo da página