Partilhar

Como tratar miomas durante a gravidez

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar miomas durante a gravidez

Os miomas, também conhecido como fibromas, são tumores benignos que geralmente aparecem durante a gravidez devido ás hormonas da placenta e para além da mãe começar a ficar bastante preocupada com o aparecimento deste, a realidade é que as miomas podem vir a tornar-se um problema grave. Em umComo.com.br vamos dar todas as informações necessárias para que saiba como tratar miomas durante a gravidez.

Também lhe pode interessar: Como se cuidar durante a gravidez

Formação e crescimento

Os miomas, embora não exclusivos apenas durante a gravidez, ocorrem inicialmente durante este período devido ás alterações hormonais, instalando-se no útero. O seu tamanho pode variar, sendo pequenos como uma ervilha ou grandes como um bola te futebol, no entanto não há maneira de prever o tamanho que vão atingir. A unica forma de controlar a formação de um mioma é pelas ecografias frequentes desta maneira se pode avaliar o seu estado e o seu desenvolvimento.

Tipos de miomas

Dependendo da forma como se desenvolvem no útero, os miomas podem ser divididos em três grupos:

  • Subseroso, crescem fora do útero, de forma a não complicarem a gravidez nem obstruir o canal de nascimento.
  • Intramural são formados dentro da parede do útero e podem ficar bem grandes durante o período da gravidez, o que irá causar por vezes obstrução do canal de nascimento e ter que se recorrer à cesariana.
  • Submucosos, este tipo de miomas se desenvolvem dentro da cavidade uterina e são os que mais problemas originam durante a gravidez. Em alguns casos impede mesmo a mulher de engravidar, em outro casos pode ser razão para perda dentro do primeiro trimestre, por isso, é de extrema importância acompanhar a evolução deste mioma, monitorizando-o constantemente para garantir o bem estar do feto e do seu desenvolvimento.

Tratamentos

No caso de miomas subserosos e intramural requerem constante acompanhamento médico através de ecografias, isto para monitorizar a sua evolução e a possibilidade de obstrução do canal de nascimento, mas é raro os casos em que isto represente um verdadeiro problema para a mãe e o feto, de fato, após do nascimento da criança os miomas têm tendência a diminuir devido à ausência da estimulação hormonal. Quando se trata de miomas submucosos, é aconselhável retirá-los por um procedimento chamado histeroscopia, no entanto a decisão depende da avaliação de um especialista porque cada caso é diferente.

Não se assuste

Antes de um diagnostico de miomas durante a gravidez é muito importante manter a calma e escutar atentamente as instruções do seu médico, só ele pode ajudar a encaminhar a situação para que corra tudo bem. Este tipo de fibromas são benignos e têm tratamentos eficazes para os combater, dependendo da sua localização, por isso mantenha a calma e simplesmente siga as instruções do seu especialista.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar miomas durante a gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Recorra frequentemente aos exames durante a gravidez e siga as instruções do seu ginecologista.

Escrever comentário sobre Como tratar miomas durante a gravidez

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
HELUZYAN CORDEIRO DA SILVA PEREIRA CORDEIRO
posso tira o mioma durante o parto cesaria
Alessandra Maria dos Santos Fernandes
Tenho miomas intramurais há 8 anos o único tratamento que fiz foi tomar chás de ervas unha d gato e uxi amarelo Usei um bom tempo e tbm usei o antecocepicional deanne durante um bom tempo. Eu tive quatro filhos mais um faleceu depois d nascer. Ai só tenho três adolescentes. Hoje estou separada. Eu queria saber se tenho alguma chance ainda de engravidar . estou me relacionando con uma pessoa mais nova . e ele não tem filhos, eu já tenho 39 anos, será que tenho chance ? Qual séria um tratamento adequaldo? Eu queria um tratamento mais natural possível e fácil de fazer Mais eu bebo cervejas todo final de semana isso pode afetar? Meu peso 80 k Meus partos todos foram normais..
angelita
Tem tratamento que não seja cirurgia e como funciona a cirurgia na gravides
claudia
Estou tomando doctil - ob depois que descobri que tinha mioma intramural
Elisangela Santana
Estou com um mioma e 23 semanas de gestação, quero saber quais os riscos....
Zélia Denise Gomes
Estou grávida de 22 semanas e ultimamente sinto muita cólica e dores fui na minha médica, como tenho miomas acho que as dores são por causa disso. Ela me receitou utrogestan estou com muito medo de perder o meu bebe. Alguém pode me dizer se já passou pelo mesmo problema?
Ornásseis
Minha esposa está grávida de 11 semanas. Descobrimos desde o início da gestação, a presença de um mioma que ocupa cerca de 70% do seu útero. Estamos muito preocupados com a saúde de ambos - gestante e bebê. . O que fazer? Existe algum tratamento mais recomendável para situações como essa? . Quais os riscos de aborto e de complicações de saúde para a gestante? . Gratos, gratíssimos por vossa especial atenção. . Brasília (DF), 19/04/2014.
ernandia
tenho um mioma intramural e estou gravida de 7 semanas.Estou cheia de medo e dúvidas, o que faço?

Como tratar miomas durante a gravidez
Como tratar miomas durante a gravidez

Voltar ao topo da página