Outras ervas medicinais

Contraindicações da erva chaya

Contraindicações da erva chaya
Imagem: enforma.salud180.com

A chaya é uma planta utilizada com fins medicinais. Pode ser consumida como qualquer outra hortaliça, só que deve ser cozida devidamente para eliminar os glicósidos tóxicos que contém. Diz-se que esta planta tem uma maior concentração de ferro, cálcio, vitamina C, betacaroteno, fibra e proteínas que qualquer outro vegetal de folhas verdes. No entanto, se consumida crua ou em excesso pode originar certas complicações ou envenenamento. Conheça aqui, neste artigo de umComo, quais são as contraindicações da erva chaya.

Passos a seguir:
1

A chaya é utilizada normalmente como uma planta medicinal para tratar condições como:

A chaya é usada frequentemente para tratar este tipo de condições porque tem a propriedade de regular os níveis de glicemia no sangue, estimular a função dos rins e baixar o colesterol, por isso o seu consumo em excesso está contraindicado a pessoas que sofrem de hipoglicemia ou têm deficiência renal.

2

Entre as contraindicações da chaya se destaca o seu consumo cru. A chaya deve ser cozida pelo menos durante 20 minutos no vapor para eliminar o seu possível conteúdo de glicósidos tóxicos, os quais, ao serem ingeridos, formam o ácido cianídrico, o qual pode inibir a respiração celular e causar a morte por envenenamento.

Contraindicações da erva chaya - Passo 2
3

Por sua capacidade de baixar os níveis alterados de glicemia no sangue, o consumo em excesso de chaya está contraindicado a pessoas que sofrem de hipoglicemia. Se uma pessoa com hipoglicemia consome altas quantidades de chaya, pode ter queda de glicemia, o que pode ser prejudicial para a sua condição, se apresentando possivelmente uma queda de açúcar que pode piorar com a ingestão de algum carboidrato.

4

Também está contraindicado o consumo de chaya a pessoas com deficiência na função renal. O consumo desta planta estimula o funcionamento dos rins graças à sua propriedade diurética, a qual pode causar efeitos colaterais secundários em pessoas com deficiência renal se consumirem esta planta em excesso.

Contraindicações da erva chaya - Passo 4
5

A chaya também é recomendada para regular a hipertensão arterial por sua propriedade de estimular a circulação sanguínea. No entanto, se uma pessoa que sofre de tensão baixa consumir esta planta em excesso, pode ter um nível ainda mais baixo de pressão sanguínea, o que pode originar complicações.

6

Em geral, a chaya não tem maiores contraindicações que as anteriormente mencionadas. Pelo contrário, considera-se uma planta muito saudável cujas propriedades são utilizadas positivamente para tratar doenças e oferecer fonte de ferro, proteína, cálcio, antioxidantes e vitamina C ao organismo através do seu consumo.

Esta planta abunda principalmente no México e é considerada o legado dos mayas à humanidade, já que esta cultura foi precursora em seu consumo. No México existem muitos pratos que contêm chaya, mas o mais conhecido é uma espécie de tamal preparado com base nesta planta.

Contraindicações da erva chaya - Passo 6
Imagem: hondurastips.hn

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Contraindicações da erva chaya, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
ANA PAULA MENDONÇA
MEU MARIDO ESTA COM UM PROBLEMA GRAVE NOS RINS A PONTO DE ESTA ESPERANDO UMA CIRURGIA PARA RETIRAR BUM RIM. ELE PODE FAZER USO DE CHAYA COMO SUCO? TEM ALGUMA CONTRA INDICAÇÃO?
A sua avaliação:
Ana cristina
Cozinhei as folhas refogadas sem antes ferver, pode fazer mal?
Alexandre peyroton
Boa noite Vi em um saite que o chá basta ferve 2 copos de agua com 6 folhas de chaya e estar pronto ja em outro saite diz que para consumir as folhas deve se ferve as folhas e descarta a agua ai fiquei sem saber pode me orientar. Att Alexandre
MARIA DO SOCORRO DA SILAVA
como, esta planta, parece com pé de mamão! e aonde eu compra a muda da chaya? em fortaleza ce!
Imagem: enforma.salud180.com
Imagem: hondurastips.hn
1 de 4
Contraindicações da erva chaya