Contraindicações do magnésio
O magnésio ou cloreto de magnésio é um mineral bastante importante para o organismo pois entre as suas funções se encontra a propriedade de regular a absorção do cálcio e fixá-lo nos ossos. São muitos os benefícios do magnésio, razão pela qual muitos especialistas recomendam o seu consumo sem nenhum tipo de restrição.
No entanto, foi comprovado que o consumo deste mineral em excesso pode trazer consequências negativas ao organismo, por isso é melhor prevenir do que remediar. Quer conhecer quais são as contraindicações do magnésio? Neste artigo de umComo contamos para você.
Passos a seguir:
O magnésio é um mineral que ajuda a diminuir as dores musculares, atua no funcionamento normal do sistema nervoso central, combate o estresse e melhora o estado de humor. Também ajuda a regular os níveis elevados de açúcar e colesterol no sangue ao mesmo tempo que regula a temperatura corporal.
É o quinto mineral mais abundante no nosso organismo e pode ser encontrado em alimentos ricos em magnésio como a melancia, amêndoas, brócolis e cacau, porém algumas pessoas preferem obter os seus benefícios através de suplementos de magnésio. Apesar de serem muitas as propriedades positivas deste mineral, é necessário lembrar que existem certas contraindicações.
Entre as contraindicações do magnésio encontramos o seu efeito laxante. Esta propriedade do magnésio não afeta necessariamente todas as pessoas, no entanto é recomendável que quem tenha mal-estar estomacal frequente, intestino irritável, gastrite ou qualquer outra patologia digestiva, lembre-se que o efeito laxante do magnésio pode piorar a sua condição.
Devido à sua ação de absorver o cálcio, o seu consumo excessivo não é recomendável para quem sofre de algum tipo de doença renal. A estimulação da absorção do cálcio pode causar dano no correto funcionamento dos rins em pessoas com cálculos renais.
Além disso, outra contraindicação do magnésio é que, devido à sua capacidade para produzir diarreia, o seu consumo pode gerar uma colite ulcerosa, comprometendo a saúde do sistema gastrointestinal e causando episódios de dor abdominal. Da mesma forma, não se aconselha acompanhar o consumo de magnésio com diuréticos, pois pode ocorrer um aumento considerável na produção de urina.
O consumo de magnésio é contraindicado quando a pessoa está sendo tratada com antibióticos. Acontece que este mineral tem a capacidade de diminuir o efeito de alguns remédios para tratar infecções, assim como de medicamentos que são indicados no tratamento da osteoporose. Nestes casos, recomenda-se não consumir magnésio quatro horas antes da hora do medicamento receitado pelo médico. No entanto, como sempre, a melhor opção é consultar o seu especialista.
Entre as contraindicações do magnésio também se encontra o seu consumo em pessoas que estão medicadas para tratar a hipertensão. É que o magnésio tem a propriedade de baixar a pressão arterial, algo que junto ao efeito dos remédios para a hipertensão pode causar uma importante queda na pressão. De preferência, antes de consumir magnésio junto com qualquer outro fármaco é recomendável que consulte o seu médico.
Se quiser saber de que forma deve consumir este mineral para não colocar em risco a sua saúde, aconselhamos que consulte o artigo Como tomar magnésio.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Contraindicações do magnésio, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.