Outros Dietas especiais

Dieta Ravenna cardápio semanal

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 28 janeiro 2020
Dieta Ravenna cardápio semanal

A dieta Ravenna é famosa por ser um método que alia diferentes profissionais que oferecem orientação a quem deseja emagrecer, o que acontece pelos centros terapêuticos espalhados em diversas cidades. Ela indica a redução de carboidratos simples e o número de refeições para apenas quatro por dia. Confira com as informações coletadas pelo umComo.com.br e conheça a dieta Ravenna cardápio semanal.

Também lhe pode interessar: Dieta dos 22 dias cardápio completo
Passos a seguir:
1

O Método Ravenna de emagrecimento tem o objetivo de ajudar as pessoas a mudarem a relação com a comida, evitando que os alimentos se tornem o seu foco. Para ajudar nesse trabalho, existe o atendimento de nutricionistas, educadores físicos e psicólogos. Além de um número reduzido de refeições diárias, outro diferencial do programa é a ingestão de um líquido quente antes de comer, como sopa, caldo, café ou chá, a fim de reduzir a ansiedade.

Dieta Ravenna cardápio semanal - Passo 1
2

O cardápio prioriza os alimentos ricos em fibras, como os legumes, verduras e frutas, além dos cereais integrais. Ou seja, é preciso evitar os carboidratos simples, que são as farinhas brancas, o arroz branco e outros alimentos que por serem muito processados perdem os seus principais nutrientes. Também são evitadas na dieta as carnes e queijos gordos, bem como os alimentos ricos em sal, gordura e açúcar, inclusive, os industrializados/embutidos/congelados.

Saiba mais sobre quais os alimentos ricos em fibra no nosso artigo.

3

O cardápio semanal da dieta Ravenna pode começar no café da manhã com uma xícara de chá branco quente, um pote de iogurte natural e duas fatias de melão. No almoço, a dica é iniciar com um prato pequeno de sopa de legumes e depois comer um filé médio de peixe grelhado, quatro colheres de arroz integral e salada de folhas verdes à vontade, temperada com um fio de azeite, limão e os temperos que preferir, como orégano, manjerona, adobo, pimenta, etc. De sobremesa, sugere-se o consumo de uma fruta, se for banana, ela pode receber canela e ser aquecida no forno micro-ondas, e uma xícara pequena de café.

4

Quem não consegue ficar sem adoçar, pode usar o adoçante natural stévia, o mesmo pode ser feito com o chá. Já para o lanche da tarde, a sugestão é beber primeiro uma xícara de chá de hortelã e depois comer duas torradas sem glúten com requeijão. No jantar, a dieta Ravenna indica tomar a mesma quantidade de sopa do almoço e comer três batatas, uma porção de frango refogado com pimentão ou carne moída de primeira com salada verde, pepino e tomate. De sobremesa, uma porção de gelatina e uma xícara de chá de camomila.

Dieta Ravenna cardápio semanal - Passo 4
5

Basicamente, o restante cardápio semanal segue a mesma ideia. De manhã, beber café ou chá e depois comer iogurte e uma fruta ou um ovo mexido com queijo ralado. Ao meio dia e no jantar, recomenda-se sempre tomar um caldo ou sopa primeiro. Depois, um filé de carne vermelha magra, peixe ou frango, um carboidrato complexo, como arroz integral, batata, batata doce, massa integral, etc, e folhas verdes (alface, rúcula, agrião, espinafre) com legumes, como couve-flor, brócolis, abobrinha, berinjela, etc. A sobremesa, gelatina ou uma fruta, assim como no lanche da tarde, que também pode ser queijo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dieta Ravenna cardápio semanal, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Dieta Ravenna cardápio semanal