Outros Distúrbios do Sono

Espasmos dormindo: por que acontecem e como evitá-los

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 17 dezembro 2024
Espasmos dormindo: por que acontecem e como evitá-los

Os espasmos dormindo podem ocorrer devido a diversos fatores, como a realização de exercícios físicos intensos antes de dormir, altos níveis de estresse, ansiedade, cansaço acumulado ou até mesmo má higiene do sono. No umCOMO contaremos com mais detalhes sobre espasmos dormindo: por que acontecem e como evitá-los, garantindo assim um sono mais tranquilo e ininterrupto.

Índice
  1. Por que temos espasmos ao dormir
  2. O que fazer quando temos espasmos durante o sono
  3. Como evitar espasmos ao dormir

Por que temos espasmos ao dormir

Os espasmos do sono também são conhecidos como mioclonia hípnica, que consiste em contrações musculares involuntárias que podem ocorrer em momentos diferentes. Por exemplo, uma pessoa pode sofrer espasmos durante o sono, talvez porque as ondas cerebrais mudam durante os diferentes estágios do sono.

Por outro lado, também é possível sentir espasmos ao começar a dormir, que podem ser causados ​​por estresse ou ansiedade, estados caracterizados por tensão muscular, entre outros sintomas que não permitem sentir quietude ou calma, e podem afetar a hora de dormir.

Na maioria das vezes, os espasmos não são prejudiciais nem motivo de preocupação, mas são um incômodo, por isso, se forem sentidos de forma intensa ou muito frequente, deve-se consultar um médico, principalmente se forem acompanhados de outros sintomas como fraqueza muscular, dor ou dificuldade em respirar.

As causas pelas quais as pessoas têm espasmos durante o sono não são totalmente claras, mas suspeita-se que possa ser devido a:

  • O relaxamento muscular que acontece antes de dormir: justamente quando estamos completamente relaxados, pois enquanto relaxamos para dormir, os músculos fazem o mesmo. Seria uma oportunidade para o corpo ficar alerta, antes de cair no sono profundo.
  • Mudanças na atividade cerebral: bem, suspeita-se que os espaços estejam relacionados à atividade cerebral, ao passar de uma fase do sono para outra.
  • Estresse ou ansiedade: dois estados que podem aumentar a tensão nos músculos e dificultar o relaxamento e o adormecimento.
  • Insônia: quando a pessoa sofre de distúrbios do sono, principalmente insônia, os espasmos podem aumentar de frequência.
  • Exercício de alta intensidade antes de dormir: isso desencadearia contrações musculares mais frequentes antes de dormir.
  • Consumo de bebidas estimulantes: como a cafeína. A nicotina e outras bebidas açucaradas também devem ser consideradas estimulantes, pois interferem no sono e aumentam a probabilidade de espasmos.
Espasmos dormindo: por que acontecem e como evitá-los - Por que temos espasmos ao dormir

O que fazer quando temos espasmos durante o sono

Se você sofre de espasmos que te impedem de dormir, o que você pode fazer para controlá-los é focar em técnicas de relaxamento antes de ir para a cama, pois isso o preparará para o descanso.

Algumas dessas práticas podem ser ioga, pilates, meditação, exercícios de respiração profunda, leitura de frases positivas antes de dormir ou consumir conteúdos que o relaxem para que quando estiver na cama não sinta aquelas contrações musculares involuntárias. Acima de tudo, no momento certo em que acontecem, exercícios respiratórios ou técnicas de visualização podem ser muito úteis.

Espasmos dormindo: por que acontecem e como evitá-los - O que fazer quando temos espasmos durante o sono

Como evitar espasmos ao dormir

Para evitar sofrer de espasmos do sono, você deve se concentrar em diversas áreas da sua vida.

  • Pratique uma boa higiene do sono, que inclui ir para a cama e acordar na mesma hora todos os dias, inclusive nos finais de semana. Além disso, é recomendado que o quarto esteja escuro, que o ambiente seja calmo e que tudo fique escuro.
  • Ler um bom livro, meditar um pouco, praticar técnicas de visualização também pode te ajudar, até um banho quente pode te relaxar bastante. Às vezes, é necessário adotar um estilo de vida completo e focado no relaxamento ou na pausa para viver com tranquilidade, o que também se aplica à sua rotina de sono.
  • Outro aspecto que você deve cuidar é a dieta e os exercícios. Deixar de consumir bebidas estimulantes como café, ou outras que contenham cafeína; evitar álcool e nicotina, especialmente na hora de dormir.
  • Pratique exercícios moderados; as atividades físicas são recomendadas, mas desde que moderadas, caso você pratique-as antes de dormir, para evitar dormir com toda aquela energia.
  • Você deve aprender a administrar o estresse, por meio de técnicas de relaxamento ou comparecer a uma consulta se sentir que está realmente passando por um momento de grande tensão em sua vida, o que te oprime e você não consegue controlar.
  • Se você sente espasmos com outros sintomas ou se os sofre com muita frequência e isso o impede de dormir tranquilo, é necessário que você vá a um especialista para um check-up completo. Às vezes, certos suplementos ou relaxantes musculares, tomados antes de dormir, podem ajudar, mas isso deve ser feito sob estrita supervisão médica.

Agora que você sabe sobre espasmos dormindo: por que acontecem e como evitá-los, não perca estes Truques para ajudá-lo a adormecer imediatamente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Espasmos dormindo: por que acontecem e como evitá-los, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Artigos relacionados
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Espasmos dormindo: por que acontecem e como evitá-los