Mulher grávida

Grávida pode fazer limpeza de pele?

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 29 novembro 2017
Grávida pode fazer limpeza de pele?

Durante a gestação existem muitas dúvidas sobre o que a mulher grávida pode ou não fazer, inclusive, em relação a procedimentos estéticos. No entanto, nem tudo está proibido e se você quer esclarecer dúvidas sobre se grávida pode fazer limpeza de pele? veja o que é possível fazer para manter a beleza da pele com algumas dicas que o umComo.com.br tem para dar a respeito do tema.

Também lhe pode interessar: Grávida pode fazer musculação?
Passos a seguir:
1

A mulher grávida pode fazer limpeza de pele sim, desde que seja com os produtos certos. Cuidar do rosto, aliás, é muito saudável até mesmo para manter autoestima da gestante, uma vez que nos primeiros meses de gestação é normal que surjam espinhas e cravos no rosto devido às mudanças hormonais pelas quais está passando. Isso pode ocorrer até mesmo com mulheres que não tinham problemas de oleosidade na pele antes de engravidarem.

Grávida pode fazer limpeza de pele? - Passo 1
2

No entanto, o melhor é dar preferência às fórmulas mais suaves e feitas para peles sensíveis. Isso porque com a gestação é normal que a pele se torne mais sensível e, assim, mesmo produtos que eram usados antes sem problemas podem começar a causar irritações. Outro cuidado é o de escolher produtos que combinem com a pele que você tem no momento. Como ela pode passar de seca para oleosa, é preciso escolher produtos que supram as suas necessidades atuais.

3

Quanto aos componentes dos produtos, é fundamental evitar o ácido retinoico, que está presente na fórmula de muitos cremes de tratamento para a pele. Essa substância é um tipo de vitamina A que, embora seja muito eficiente para acelerar a renovação da pele, costuma ser prejudicial para o bom desenvolvimento do feto dentro do útero. É preciso esperar até mesmo a fase de amamentação ter passado para usar essa substância. Com o ácido salicílico deve se ter o mesmo cuidado, lembrando que ele é comum na hora de fazer o peeling.

4

A mesma atenção é fundamental ter com outros produtos esfoliantes que possuam ácidos, já que a pele os absorve e podem chegar até o bebê, causando danos a sua saúde. Outros produtos que é melhor evitar são as máscaras do tipo calmante, secativa ou descongestionante. Além de ácido salicílico, essas máscaras frequentemente têm ainda antibióticos e despigmentantes, perigosos para a gestação. Nesse sentido, é recomendado ficar longe também dos aparelhos estéticos de alta frequência e da aplicação de toxina botulínica.

Grávida pode fazer limpeza de pele? - Passo 4
5

Por outro lado, o uso do protetor solar é muito importante depois de realizar a limpeza da pele, já que nesse momento ela estará mais fina e mais propensa a manchar devido à inadequada exposição da pele aos raios solares. Também é necessário usar sabonetes neutros para lavar o rosto todos os dias e evitar os banhos muito quentes que ressecam a pele e os cabelos. Frente a tudo isso, é possível fazer esfoliantes com receitas caseiras que recebem ingredientes naturais, como o esfoliante à base de fubá com mel.

Veja também: Grávida pode tomar sol?

6

Se essas informações foram úteis para você, confira também essas dúvidas frequentes entre grávidas:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Grávida pode fazer limpeza de pele?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Grávida pode fazer limpeza de pele?