Partilhar

Grávida pode comer sushi?

Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
Grávida pode comer sushi?

A dieta na gravidez é um assunto um tanto quanto polêmico, pela quantidade de informações incertas e mitos da gravidez. A mulher durante o período pré-natal fica naturalmente mais propensa a contrair uma infecção alimentar, logo, é preciso ter cuidado com a alimentação, ainda mais quando se trata de frutos do mar.

Neste artigo umComo te explica melhor se mulheres grávidas podem comer frutos do mar.

Também lhe pode interessar: Porque não pode comer sushi na gravidez

Como frutos do mar frescos podem prejudicar a gravidez

O perigo desse tipo de alimento é por causa do seu potencial em conter alguns parasitas que roubam nutrientes essenciais para a saúde do seu bebê, entretanto, o processo de cozinhamento e congelamento para transporte acaba com esses parasitas. A maioria dos restaurantes japoneses optam por cozinhar com frutos do mar que foram congelados por este mesmo motivo. Fique atenta com postas de salmão ou atum, que geralmente são malpassados, se for o caso informe o garçom que você prefere que venha mais cozido.

Ostras e mariscos devem ser evitados, principalmente se servido cru. Ostras e mariscos crus podem estar contaminados com vírus e bactérias que resultam na intoxicação alimentar.

Grávida pode comer sushi? - Como frutos do mar frescos podem prejudicar a gravidez
Imagem: gentedefamilia.blogspot.com

Como saber se a comida está boa para o consumo da gestante

Abaixo, colocaremos alguns parâmetros para saber quando esse tipo de alimento está bom para ser consumido, seja em casa ou em restaurantes.

  • Peixes: Coloque a ponta da faca sobre a carne e puxe, o centro do peixe tem que estar um pouco translucido e suas laterais, opacas. A carne deve estar "soltinha". Ao cozinhar, deixe o peixe descansando após o cozimento por 3 ou 4 min para finalizar o processo.
  • Camarões e lagostas: Esses tipos de frutos do mar ficam avermelhados quando bem cozidos, e sua pele, opaca.
  • Moluscos, ostras e mexilhões: Ao cozinhar, espere que as conchas se abram, indicando que estão prontas para o consumo. Os que não se abrirem após serem cozinhadas você pode jogar fora.
Grávida pode comer sushi? - Como saber se a comida está boa para o consumo da gestante
Imagem: cmu.edu

O que deve ser evitado

Até mesmo os peixes com mais camadas de gordura atualmente podem estar infectados de poluentes pela exposição ao meio ambiente. Mesmo que apresentem nutrientes fundamentais para uma alimentação saudável na gravidez assim como na saúde do seu bebê. Uma dieta saudável inclui o consumo de ao menos uma porção de peixe semanal, peixes e frutos do mar contem quantidades significativas de ômega 3, nutriente essencial para o corpo humano, o consumo de peixes e frutos do mar pode ser substituído por capsulas de omega 3. Hoje em dia elas estão um pouco mais populares, assim como o seu preço no mercado.

Mas é claro, todos gostamos de um peixe bem servido de vez em quanto, ainda mais nas deliciosas receitas japonesas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Grávida pode comer sushi?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • O consumo de cação, peixe-espada, garoupa e carnes de tubarão devem ser evitados, pois possuem altos índices de mercúrio em sua carne e podem prejudicar a formação do sistema nervoso do seu bebê.

Escrever comentário sobre Grávida pode comer sushi?

O que lhe pareceu o artigo?

Grávida pode comer sushi?
Imagem: gentedefamilia.blogspot.com
Imagem: cmu.edu
1 de 3
Grávida pode comer sushi?

Voltar ao topo da página