menu
Partilhar

Manga com leite faz mal?

 
Por Murilo Trivella. 8 novembro 2022
Manga com leite faz mal?

Você provavelmente já ouviu de alguém mais velho que manga com leite faz mal, mas ninguém nunca explica exatamente o motivo. Ambos são alimentos nutritivos, então o que poderia dar errado? É uma pergunta que muitas pessoas se fazem e hoje vamos responder isso para você, desde sua origem e muito mais.

Acredita que manga com leite faz mal? Aqui no umCOMO, vamos te contar tudo sobre essa história e a verdade por trás. Vem com a gente!

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios do leite de cabra

Pode comer manga com leite?

Pode sim, não existe qualquer problema, é algo bem saudável. Tanto a manga quanto o leite são alimentos vigorosos e ricos em nutrientes benéficos para o nosso corpo.

A manga é um alimento que traz nutrientes muito bons para a saúde do corpo, que reduzem o colesterol ruim, aumentam a imunidade, aliviam a prisão de ventre e muito outros benefícios.

Já o leite é rico em cálcio e ótimo para o fortalecimento dos dentes e ossos, além de prevenir a osteoporose e ajudar no emagrecimento sadio.

Inclusive, a ingestão de produtos lácteos antes de dormir para se ter uma boa noite de sono é indicada por estudiosos, apesar de ainda não existir um consenso dos motivos que levam o leite ser bom nessa ocasião, o mais provável é pela existência de triptofano, que é um aminoácido importante na nossa produção de seratonina, responsável pelo prazer e relaxamento.

Por que dizem que manga com leite faz mal à saúde?

Segundo pesquisadores, essa história começou a ser circulada e difundida ainda na época do Brasil colonial. Os senhores de engenho tinham pés de mangas em suas propriedades e não queriam que as pessoas escravizadas comecem os frutos, que eram considerados nobres por terem vindo da Índia.

Além disso, também não gostavam que o leite produzido fosse consumido pelos escravos, já que era um alimento raro e valorizado no mercado da época.

Com isso, começaram a criar um boato que manga com leite fazia mal para as pessoas, mas sempre variava o que aconteceria caso alguém comesse, desde câimbras até uma morte instantânea.

Como as mangas eram muito abundantes nas fazendas e proibir os escravos de comer era algo praticamente impossível, tentaram criar essa mentira para diminuir o consumo do leite também.

Receitas de manga com leite

Já se convenceu que leite com manga não faz mal a saúde? Então que tal provar algumas deliciosas receitas que tem os alimentos em sua composição? O umCOMO vai te passar duas receitas especiais e bem simples para fazer em casa: vitamina de manga com leite e panna cotta de manga.

A primeira é bem saudável e uma ótima opção para quem quer provar algo gostoso e ainda assim estar bem com a própria saúde. Já a segunda é um delicioso doce para aproveitar depois das refeições, mas sempre com moderação.

Receita de vitamina de manga com leite

É tudo bem simples: você vai precisar de meia manga e metade de um copo de leite, além de açúcar à gosto. Bata tudo no liquidificador e já está pronto! Basta beber e aproveitar todo o sabor e bem-estar que ele traz.

Receita de manga com creme de leite

Essa receita já é um pouco mais complexa que o suco de manga com leite. Vamos aos ingredientes da massa da panna cotta:

  • 120 mililitros de creme de leite
  • 200 gramas de coalhada seca
  • 50 gramas de açúcar refinado
  • Duas folhas e meia de gelatina

Agora, para a calda de manga, você vai precisar de 300 gramas da própria fruta, 50 mililitros de polpa de maracujá, além de 100 gramas de açúcar.

Para preparar tudo, é bem fácil: aqueça até o creme de leite levantar fervura junto com o açúcar. Em paralelo, coloque a gelatina em água fria. Misture as duas soluções até que fique homogêneo. Nesta parte você vai colocar em forminhas e esperar esfriar.

Enquanto isso, misture a manga cortada com açúcar no fogo por cinco minutos. Se puder misturar a calda em um mixer para ela ficar bem homogênea, é uma ótima ideia, caso contrário, pode bater a calda à mão ou no liquidificador.

De volta ao fogo, coloque a polpa de maracujá. Isso ajuda a regular melhor a acidez da sua calda e da panna cotta que está pra sair, deixando um sabor único.

Depois dos 5 minutos, tire do fogo e espere esfriar para aplicar sobre a panna cotta que fez anteriormente e estava esfriando. E pronto! Assim que esfriar, você já terá seu doce de manga com leite pronto para comer.

E aí, o que achou da história da manga com leite? Gostou também das receitas que mostramos? Aqui no umCOMO, trazemos também varias dicas de bem-estar e saúde, que podem ser lidas nos nossos diversos artigos, feitos especialmente para ajudar você no seu dia a dia, entre eles, você pode conhecer alimentos ricos em Vitamina A e os benefícios do café.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Manga com leite faz mal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Manga com leite faz mal?
Manga com leite faz mal?

Voltar ao topo da página