Benefícios da fruta

Manga com leite faz mal?

 
Murilo Trivella
Por Murilo Trivella. 8 novembro 2022
Manga com leite faz mal?

Você provavelmente já ouviu de alguém mais velho que manga com leite faz mal, mas ninguém nunca explica exatamente o motivo. Ambos são alimentos nutritivos, então o que poderia dar errado? É uma pergunta que muitas pessoas se fazem e hoje vamos responder isso para você, desde sua origem e muito mais.

Acredita que manga com leite faz mal? Aqui no umCOMO, vamos te contar tudo sobre essa história e a verdade por trás. Vem com a gente!

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios do leite de cabra

Índice

  1. Pode comer manga com leite?
  2. Por que dizem que manga com leite faz mal à saúde?
  3. Receitas de manga com leite
  4. Receita de vitamina de manga com leite
  5. Receita de manga com creme de leite

Pode comer manga com leite?

Pode sim, não existe qualquer problema, é algo bem saudável. Tanto a manga quanto o leite são alimentos vigorosos e ricos em nutrientes benéficos para o nosso corpo.

A manga é um alimento que traz nutrientes muito bons para a saúde do corpo, que reduzem o colesterol ruim, aumentam a imunidade, aliviam a prisão de ventre e muito outros benefícios.

Já o leite é rico em cálcio e ótimo para o fortalecimento dos dentes e ossos, além de prevenir a osteoporose e ajudar no emagrecimento sadio.

Inclusive, a ingestão de produtos lácteos antes de dormir para se ter uma boa noite de sono é indicada por estudiosos, apesar de ainda não existir um consenso dos motivos que levam o leite ser bom nessa ocasião, o mais provável é pela existência de triptofano, que é um aminoácido importante na nossa produção de seratonina, responsável pelo prazer e relaxamento.

Por que dizem que manga com leite faz mal à saúde?

Segundo pesquisadores, essa história começou a ser circulada e difundida ainda na época do Brasil colonial. Os senhores de engenho tinham pés de mangas em suas propriedades e não queriam que as pessoas escravizadas comecem os frutos, que eram considerados nobres por terem vindo da Índia.

Além disso, também não gostavam que o leite produzido fosse consumido pelos escravos, já que era um alimento raro e valorizado no mercado da época.

Com isso, começaram a criar um boato que manga com leite fazia mal para as pessoas, mas sempre variava o que aconteceria caso alguém comesse, desde câimbras até uma morte instantânea.

Como as mangas eram muito abundantes nas fazendas e proibir os escravos de comer era algo praticamente impossível, tentaram criar essa mentira para diminuir o consumo do leite também.

Receitas de manga com leite

Já se convenceu que leite com manga não faz mal a saúde? Então que tal provar algumas deliciosas receitas que tem os alimentos em sua composição? O umCOMO vai te passar duas receitas especiais e bem simples para fazer em casa: vitamina de manga com leite e panna cotta de manga.

A primeira é bem saudável e uma ótima opção para quem quer provar algo gostoso e ainda assim estar bem com a própria saúde. Já a segunda é um delicioso doce para aproveitar depois das refeições, mas sempre com moderação.

Receita de vitamina de manga com leite

É tudo bem simples: você vai precisar de meia manga e metade de um copo de leite, além de açúcar à gosto. Bata tudo no liquidificador e já está pronto! Basta beber e aproveitar todo o sabor e bem-estar que ele traz.

Receita de manga com creme de leite

Essa receita já é um pouco mais complexa que o suco de manga com leite. Vamos aos ingredientes da massa da panna cotta:

  • 120 mililitros de creme de leite
  • 200 gramas de coalhada seca
  • 50 gramas de açúcar refinado
  • Duas folhas e meia de gelatina

Agora, para a calda de manga, você vai precisar de 300 gramas da própria fruta, 50 mililitros de polpa de maracujá, além de 100 gramas de açúcar.

Para preparar tudo, é bem fácil: aqueça até o creme de leite levantar fervura junto com o açúcar. Em paralelo, coloque a gelatina em água fria. Misture as duas soluções até que fique homogêneo. Nesta parte você vai colocar em forminhas e esperar esfriar.

Enquanto isso, misture a manga cortada com açúcar no fogo por cinco minutos. Se puder misturar a calda em um mixer para ela ficar bem homogênea, é uma ótima ideia, caso contrário, pode bater a calda à mão ou no liquidificador.

De volta ao fogo, coloque a polpa de maracujá. Isso ajuda a regular melhor a acidez da sua calda e da panna cotta que está pra sair, deixando um sabor único.

Depois dos 5 minutos, tire do fogo e espere esfriar para aplicar sobre a panna cotta que fez anteriormente e estava esfriando. E pronto! Assim que esfriar, você já terá seu doce de manga com leite pronto para comer.

E aí, o que achou da história da manga com leite? Gostou também das receitas que mostramos? Aqui no umCOMO, trazemos também varias dicas de bem-estar e saúde, que podem ser lidas nos nossos diversos artigos, feitos especialmente para ajudar você no seu dia a dia, entre eles, você pode conhecer alimentos ricos em Vitamina A e os benefícios do café.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Manga com leite faz mal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Manga com leite faz mal?