Partilhar

O café aumenta a pressão arterial? - Descubra aqui a resposta!

Por Redação umCOMO. Atualizado: 7 novembro 2019
O café aumenta a pressão arterial? - Descubra aqui a resposta!

Quem não gosta de tomar uma boa xícara de café? A energia e o estímulo que o café produz, graças ao seu alto conteúdo de cafeína, permite-nos enfrentar a jornada com maior positividade, vontade e força. Mas até que ponto a ingestão de cafeína pode afetar o nosso organismo? Se quiser saber mais sobre a relação do café com a saúde, não deixe de ler o seguinte artigo. De seguida, vamos explicar quais são os benefícios do café e respondemos à pergunta que os hipertensos mais fazem: o café aumenta a pressão arterial?

Nas seguintes linhas descobrirá se o consumo moderado do café pode ser mais positivo ou mais negativo, se traz mais benefícios que riscos e se é recomendável tomá-lo caso seja vulnerável às mudanças de pressão arterial. Descubra tudo o que há de positivo no café aqui no umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como comer se tenho a pressão arterial alta

Origem do café

Para falar da história do café temos que voltar, nada mais, nada menos, que ao século XIII, quando alguns etíopes descobriram as propriedades energizantes e estimulantes deste produto delicioso. Sua expansão pelo império muçulmano e Oriente Médio aconteceu em pleno século XV, quando se começou a consumir o café em modo de chá. Mas o grande crescimento deste produto chegou a partir do século XVII, quando o café foi introduzido na Europa e no famoso Novo Mundo (América), onde até hoje o café se converteu em mais um símbolo cultural.

Hoje em dia, o café é uma das bebidas mais populares na nossa sociedade, sendo uma das bebidas favoritas do mundo ocidental e seu cultivo foi centralizado em países tropicais (Colômbia, Peru, Guatemala, Venezuela, México...), de onde se satisfaz a procura europeia e americana.

O café aumenta a pressão arterial? - Descubra aqui a resposta! - Origem do café

Benefícios do café

Múltiplas investigações científicas revelaram os grandes benefícios que o café proporciona ao nosso organismo. Ainda que não haja dúvida de que o café também conta com alguns riscos, seu consumo moderado é mais positivo que negativo.

Em primeiro lugar há que destacar que o café é uma substância psicoativa porque contém cafeína, o que o torna em uma bebida que nos ajuda a estar alerta. A cafeína trabalha em nosso cérebro bloqueando a adenosina e aumentando a atividade de outras substâncias (como a dopamina ou a norepinefrina) que ajudam a acelerar o trabalho do cérebro. Por tudo isso podemos dizer que o café melhora nossa função cerebral, incidindo no nosso humor, níveis de energia, reação, memória ou função cognitiva, entre outros.

Por outro lado, o café se converteu em um produto estrela pois ajuda-nos a perder peso, graças à cafeína que atua como queima-gorduras natural e acelera nosso metabolismo, e também ajuda a melhorar nosso rendimento físico, pois o consumo de cafeína aumenta a adrenalina, hormônio que se utiliza como combustível.

Também se deve ter em conta que o café é bom porque contém nutrientes essenciais e minerais como o potássio o magnésio ou vitaminas B2 e B5. Além disso, é uma grande fonte de antioxidantes, pois foi comprovado que possui muitos mais que a grande maioria de verduras ou frutas. Uma maravilha para nosso organismo!

Mas o café não é bom apenas pelo que contém, mas também porque protege nosso organismo de algumas doenças que é capaz de combater. Por exemplo, seu consumo diminui o risco de doenças neuronais que acontecem devido ao envelhecimento e a neurodegeneração, como o Alzheimer ou o Mal de Parkinson. Tudo graças à cafeína e à melhoria e aceleração que produz na nossa função cerebral. Destaca-se também por diminuir o risco de sofrer câncer de cólon ou de mama. Por outro lado, o café é perfeito para combater a depressão, principalmente nas mulheres. De novo, neste aspecto a cafeína é a responsável.

Por último, o caso que mais nos preocupa neste artigo: saber se o consumo de café está diretamente relacionado com a nossa pressão. Foi demonstrado que, apesar do café ser capaz de aumentar a pressão sanguínea, em nenhum caso existe um risco de sofrer uma doença cardiovascular, muito pelo contrário: consumir café pode prevenir um infarto.

Relação entre café e pressão

O café é, há anos, uma das bebidas mais consumidas do mundo. Quanto à pergunta que fizemos desde o início, o café aumenta a pressão arterial? A resposta é SIM, apesar de poder variar dependendo da pessoa em questão, visto que seu consumo não afeta todo mundo da mesma forma.

Apesar de há um tempo muitos médicos terem desaconselhado o consumo de café para pessoas hipertensas, agora existem vários estudos que certificam os seus benefícios. O café produz um efeito estimulante no sistema nervoso central, por isso sua ingestão é associada ao aumento da pressão arterial. No entanto, a longo prazo pode ser que o café não seja tão positivo em relação aos níveis de pressão, pois se consumido em excesso pode chegar a produzir o efeito contrário: levar-nos à hipertensão.

Em suma, o consumo moderado de café (o que significa umas 3 xícaras diárias), pode aumentar a nossa pressão sem causar risco, pois além de cafeína contém outras substâncias positivas para a nossa saúde (antioxidantes, polifenois, ácidos graxos...). Os hipertensos deverão controlar ainda mais a ingestão de cafeína, pois são mais vulneráveis às mudanças de pressão.

Lembre-se, o café aumenta SIM a pressão e deve ser consciente dos efeitos que pode provocar em seu organismo se o consumo for excessivo. No entanto, se a ingestão de café for moderada, é um alimento muito saudável que ajudará a manter o seu corpo e a sua mente sempre ativos.

Neste outro artigo do umCOMO vamos mostrar para você quais são os alimentos para baixar a pressão.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O café aumenta a pressão arterial? - Descubra aqui a resposta!, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Maria Antónia ramos
O que fazer quando a pressão arterial sobe derrepente que alimentos a evitar ou não consumir?
izacarvalho
0 cafe pode induzir o cancer na bexiga?

O café aumenta a pressão arterial? - Descubra aqui a resposta!
1 de 2
O café aumenta a pressão arterial? - Descubra aqui a resposta!

Voltar ao topo da página