Partilhar

Quais alimentos aumentam a pressão arterial

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais alimentos aumentam a pressão arterial
Imagem: hablemosdesalud.mx

A pressão arterial é a força com que o sangue viaja por nosso corpo. Quando a mesma é muito alta, nossa saúde cardíaca pode ser comprometida, por isso é necessário realizar alguns ajustes na dieta e estilo de vida com a finalidade de garantir nosso bem-estar. Mas se a pressão é muito baixa, nossa saúde também fica comprometida, por isso devemos procurar a forma de regular seus níveis eficientemente. Em ambos os casos é importante ter claro quais alimentos aumentam a tensão arterial para reduzi-los ou acrescentá-los à dieta conforme o caso. Descubra quais são em umComo.

Também lhe pode interessar: Por que a pressão arterial sobe

Alimentos que aumentam a tensão arterial: o sal

Uma dieta com excesso de sal é um dos principais responsáveis pela tensão arterial alta, então se você sofre de hipertensão deverá regular ao máximo a ingestão de sal, substituindo-o na dieta, e se sofre de pressão baixa deve incorporá-lo, sempre com moderação às suas refeições.

Alimentos como pickles ou os produtos desidratados também são altos em sal, lembre-se disso.

Quais alimentos aumentam a pressão arterial - Alimentos que aumentam a tensão arterial: o sal

Alimentos que aumentam a pressão arterial: os embutidos

Os embutidos, especialmente os gordurosos como a linguiça, a salsicha ou presunto, possuem também altos índices de sal, motivo pelo qual influenciam muito nos níveis de pressão arterial.

Se você sofre de pressão alta, reduza ao máximo sua ingestão e opte por produtos sempre baixos em sal, e se tiver pressão baixa, você pode consumir alternativas mais leves como o peru ou o frango, controlando também o consumo de outros embutidos, pois não se esqueça que possuem altos índices de gordura.

Quais alimentos aumentam a pressão arterial - Alimentos que aumentam a pressão arterial: os embutidos
Imagem: supermeni.es

Alimentos que aumentam a pressão arterial: bebidas com cafeína

As bebidas ricas em cafeína como o café, o chá ou os refrescos, aumentam a frequência cardíaca, o que afeta a pressão arterial. Seu consumo deve ser moderado em pacientes com problemas de pressão alta. Para quem sofre de pressão baixa, ingerir algumas xícaras de café ao dia ou três de chá verde ou preto, pode ser benéfico.

Quais alimentos aumentam a pressão arterial - Alimentos que aumentam a pressão arterial: bebidas com cafeína

Alimentos que aumentam a pressão arterial: carnes gordurosas

As carnes com alto conteúdo gorduroso (mais de 10%) também favorecem o aumento da pressão arterial. Apesar disso, inclusive se tiver pressão baixa não se recomenda exceder o consumo deste tipo de alimento, ou poderia correr o risco de sofrer outros problemas de saúde como colesterol e triglicérides altos.

Se tiver hipertensão, escolha sempre as carnes magras.

Quais alimentos aumentam a pressão arterial - Alimentos que aumentam a pressão arterial: carnes gordurosas
Imagem: blog.codeconutrilife.com

Alimentos que aumentam a pressão arterial: chocolate

Como as bebidas com cafeína, o chocolate melhora a frequência cardíaca devido ao seu conteúdo de teobromina, motivo pelo qual deve ser evitado ao máximo em pacientes hipertensos e ser acrescentado à dieta dos hipotensos, escolhendo de preferência o de 70% de cacau ou mais, pois possui um baixo conteúdo gorduroso e oferece muitos benefícios ao corpo.

Quais alimentos aumentam a pressão arterial - Alimentos que aumentam a pressão arterial: chocolate

Alimentos que aumentam a pressão arterial: álcool

Um copo de vinho por dia favorece os pacientes com pressão baixa, no entanto no caso dos hipertensos as bebidas alcoólicas devem ser limitadas ao máximo, pois aumentam a pressão do sangue de forma significativa.

Quais alimentos aumentam a pressão arterial - Alimentos que aumentam a pressão arterial: álcool

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais alimentos aumentam a pressão arterial, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais alimentos aumentam a pressão arterial

O que lhe pareceu o artigo?
25 comentários
Gerson Augusto Gastaldi
Meu avô comia de tudo, nunca teve pressão alta e morreu com 102 anos. Meu pai, chegou aos 90, nunca teve pressão alta e comia o que pudesse comer. Eu já tenho 70 e traço de tudo, nunca tive pressão alta. Como é que isso acontece? Será que a biogênese entrou atravessada nos corpos da minha família?
Dr Gerson Augusto Gastaldi
Foi publicado em 30 e 31/06/19, na página principal do MSN, com fotos, um rol de vários alimentos que aumentam a pressão arterial, os quais devem ser evitados. Creio que houve nessa lista um exagero por parte do articulista ao editar alimentos como as bananas, chocolates, ovos e leite e uma série de produtos básicos à alimentação. Tal matéria nesta publicação não possui qualquer embasamento com a realidade científica da OMS. Se predispormos a esse esdruxismo da lista alimentícia veiculada, a população do mundo estará condenada a passar fome, visto que tais alimentos é que constituem a alimentação básica de inúmeros povos no planeta.
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Olá. Dr. Gerson. Obrigada pelo seu comentário. Como mencionado nesse artigo, o consumo desses alimentos e o aumento da pressão está relacionado a um exagero. Mas como é um artigo informativo, o ideal é que qualquer paciente com pressão alta se consulte com um médico para uma dieta adequada às necessidades de cada um.
Raquel Alves
Achei muito bom o artigo, simples mais bem elaborado.
A sua avaliação:
Entao chocolate faz a pressao arterial aumentar?
Pois eu adoro chocolate, e sentirei falta.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi! É verdade é uma pena, mas pode sempre consumir com moderação os de 70% de cacau ou mais. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Madalena Perantoni
Tenho 51 anos estou passando pelo proseso da menopausa estou tendo queda de pressão com frequencia gostaria de saber se e normal e o que devo fazer. Realizei todos os meus exames sendo que o de sangue deu que eu estou com a imunidade baixissima vou tomar as tres dose da epatite B gostaria de saber o que é bom o que posso comer Sem mais agradeço.
Sergio Silva Souza
gostaria de saber se queijo tambem aumenta a pressão obrigado
MARIA CRISTINA PACHECO BEZERRA
MEU NOME E MARIA CRISTINA MINHA MÃE DONA FLOR TEM 60 ANOS ELA E IMPERTENCA ELA TEM PRESSÃO ALTA QUE VOCÊ FRUTAS QUE VERDURAS PODE CAUSAR PRESSÃO ALTA
Carlos Henrique
Tenho 34 anos e há mais de 10 anos pratico corrida e musculação. Regularmente. Corro cerca de 35/ 40 km por semana. E malho 5x por semana. Nos últimos dois anos tb faço capoeira e MMA. Tenho uma rotina de trabalho bastante tranquila. Ultimamente minha pressão tem estado 140/80 persistentemente. Não sei o que pode estar causando isso. O que sugerem.
juca ximbó
sexo. experimente.
antonio jose santos cruz
tanho sempre tenção alta e estou medicado já muitos anos cada vez que vou ao médico ainda fico pior está sempre 16.11 que fazer para manter sempre boa ou quase boa sou motorista e tanho medo de condusir agora até de baixo por isso que fazer obrigados
ligia saldanha
Antonio Jose, consulte uma nutricionista. Sua pressão está bastante alta, principalmente a mínima. Comece a fazer caminhadas devagar e com o tempo vá aumentando o passo. Tome bastante água, muita mesmo entre as refeições. A água retira o excesso de Sódio do organismo.
IANDI SANTOS
EU TENHO A PRESSAO ARTERIAL ALTA
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Iandi, nesses links encontrará várias dicas para baixar a pressão arterial: http://saude.umcomo.com.br/articulo/remedios-naturais-para-baixar-a-pressao-alta-18440.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-baixar-a-tensao-arterial-alta-3420.html De qualquer forma, deverá consultar sempre o seu médico e seguir as suas indicações.

Quais alimentos aumentam a pressão arterial
Imagem: hablemosdesalud.mx
Imagem: supermeni.es
Imagem: blog.codeconutrilife.com
1 de 7
Quais alimentos aumentam a pressão arterial

Voltar ao topo da página