PARTILHAR

Quais são os benefícios do chocolate para a saúde

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 11 junho 2018
Quais são os benefícios do chocolate para a saúde
Imagem: pequebebes.com

O chocolate é um dos prazeres culpados mais deliciosos que podemos encontrar, um acompanhamento perfeito para todo o tipo de momentos e a sobremesa favorita de muitos. Mas, além de nos fazer desfrutar de cada vez que o comemos, o chocolate está cheio de benefícios para a nossa saúde, sempre e quando o consumirmos com prudência e escolhendo as apresentação adequadas. Quer saber mais sobre este tema? Em umComo.com.br explicamos-lhe quais são os benefícios do chocolate para a saúde e como se recomenda comê-lo.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios do kefir
Passos a seguir:
1

O chocolate é um dos melhores aliados para prevenir a formação de radicais livres e o envelhecimento prematuro das células, tudo isto devido ao seu conteúdo de antioxidantes. O chocolate é rico em flavonóides que nos ajudam a favorecer a juventude das nossas células, por isso é normalmente usado em máscaras faciais e corporais.

2

Trata-se também de um alimento altamente estimulante, por isso um dos benefícios do chocolate mais conhecido é o de trazer energia ao nosso corpo, ajudando-nos a mantermos alertas e concentrados na nossa rotina diária.

3

Devido ao seu conteúdo em antioxidantes o chocolate é um grande aliado para proteger o nosso coração e mantê-lo saudável. Mas além disso, vários estudos destacaram que um dos benefícios do chocolate é que favorece o nosso humor, ajudando a diminuir as possibilidades de sofrermos de depressão, tudo devido ao seu conteúdo em anandamida, um composto químico que melhora o estado de humor.

4

O chocolate favorece a produção de serotonina no nosso cérebro o que nos ajuda não apenas a estarmos mais contentes, como dissemos anteriormente, também nos ajuda a combater a angustia, o estresse e o mau humor, sendo um bom calmante natural.

5

Esta sobremesa é a favorita de muitos e felizmente conta com várias contribuições positivas para a nossa saúde, mas para conseguir todos estes benefícios devemos saber como o consumir, pois pelo contrário poderá converter-se numa fonte de gordura pouco favorável, por isso tenha em conta que:

  • Deve evitar o chocolate com leite, pois além de conter muita gordura não tem os mesmos benefícios que o chocolate preto, pelo que não favorece a sua saúde do mesmo modo.
  • Opte pelo chocolate preto, que é realmente o benéfico para a sua saúde.
  • Recomenda-se comer apenas uma porção de chocolate diariamente para aquelas pessoas que têm uma boa saúde, um peso adequado e que praticam exercício físico. As pessoas sedentárias, com obesidade ou doenças como a diabetes devem consultar o seu médico sobre a ingestão de chocolate.
  • Lembre-se que embora o chocolate tenha muitos benefícios para a saúde, o seu consumo excessivo pode tornar-se prejudicial. Por isso, no caso de ingeri-lo todos os dias, é importante comer chocolate apenas numa porção pequena e não consumir tabletes muito grandes.

Sugestão: Por que sinto dor de cabeça depois de comer doce?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios do chocolate para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Quais são os benefícios do chocolate para a saúde
Imagem: pequebebes.com
Quais são os benefícios do chocolate para a saúde

Voltar ao topo da página ↑