PARTILHAR

O que fazer se tenho a pressão alta

O que fazer se tenho a pressão alta
Imagem: hemsirearshivi.blogspot.com

A pressão alta ou hipertensão é um problema que pode afetar a qualquer pessoa, mas existem determinados grupos mais propensos a ter valores altos de pressão arterial. É importante realizar algumas ações para prevenir a hipertensão, mas nem sempre é possível e são muitas as pessoas que são afetadas por este problema. É por isso que se tiver feito um controle e agora também se pergunta "o que fazer se tenho pressão alta?", em umComo oferecemos a resposta.

Também lhe pode interessar: Como comer se tenho a pressão arterial alta

Manter os valores de pressão arterial

Se for propenso à hipertensão, será necessário manter um controle e medir a pressão de forma regular com um esfigmomanômetro. Deste modo, deverá tentar situar sua pressão arterial dentro dos valores normais de pressão arterial. Seu médico ou enfermeira deverá seguir a evolução da sua pressão arterial.

O que fazer se tenho a pressão alta - Manter os valores de pressão arterial

Hábitos alimentares saudáveis

Da mesma forma, se descobrir que está com a pressão alta, provavelmente deverá modificar seus hábitos alimentares e seguir uma dieta equilibrada. Deverá considerar certos fatores como:

  • Reduzir o sal nas comidas.
  • Evitar o consumo de fritos, que possuem altas doses de sal.
  • Não consumir produtos ricos em gordura.
  • Incluir verdura e fruta na dieta diária.
  • Eliminar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.

Você pode ler aqui "como comer se tenho pressão alta", mas no seu centro médico com certeza poderão facilitar uma dieta adaptada às suas necessidades, com a contribuição energética que precisa em função da sua idade, peso, sexo, atividade que realiza, etc.

Exercício físico

Outro ponto básico nos casos de pressão alta é fazer exercício físico de forma regular, para se manter em forma e evitar os riscos da hipertensão arterial. Deste modo, além de praticar algum esporte que goste, poderá optar por muitas outras atividades que ajudarão você a estar em ótimas condições físicas.

No nosso artigo sobre quais são os melhores exercícios para hipertensos você poderá encontrar uma infinidade de propostas entre as quais, com certeza, encontrará a que melhor se adapte a você.

O que fazer se tenho a pressão alta - Exercício físico
Imagem: blog.naver.com

Deixar de fumar

Se você já se perguntou "o que fazer se tenho pressão alta?", com certeza que você mesmo chegou à resposta: deixar de fumar. É que o cigarro provoca graves efeitos na saúde e principalmente no sistema cardiovascular.

É importante que saiba que a pressão arterial excessiva pode derivar em outras doenças graves que inclusive podem provocar a morte, e o tabagismo é um agravante que devemos evitar e eliminar por completo.

Tratamento com remédios

Em alguns casos, será necessário iniciar um tratamento farmacológico sempre sob prescrição médica. Deste modo, o especialista que tiver examinado e avaliado seu histórico poderá receitar algum medicamento que ajude você a manter os níveis de pressão arterial dentro dos valores normais. Será fundamental que siga o que seu médico aconselha e cumpra com o tratamento para a pressão alta.

Veja também: Losartana causa impotência sexual? - Lista de efeitos colaterais

O que fazer se tenho a pressão alta - Tratamento com remédios

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se tenho a pressão alta, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
A. Uy
Ótimo material sobre o assunto, muito informativo!
Arthur
Olha pessoal ontem senti meio zonzo aí olhei apressao deu 16por 11 o dr pediu pra medir durante 5 dias. Sinto q fui medicado e fiquei melhor hoje vou torna medi se caso ficar alta de novo sou ipertensso. Obrigado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Arthur, se o seu médico indicou que deverá tomar o medicamento, deverá seguir as suas indicações.
O que fazer se tenho a pressão alta
Imagem: hemsirearshivi.blogspot.com
Imagem: blog.naver.com
1 de 4
O que fazer se tenho a pressão alta

Voltar ao topo da página ↑