Partilhar

Como baixar a pressão arterial alta na gravidez

Como baixar a pressão arterial alta na gravidez
Imagem: revistamassalud.com

A hipertensão gestacional é uma condição que pode se desenvolver durante a gravidez, especialmente naquelas mulheres com pressão arterial alta, antecedentes de pré-eclampsia familiares ou pessoais, obesidade, gestações múltiplas ou determinadas condições como a diabetes ou a artrite. Se tiver sido diagnosticada com pressão alta você deve adotar algumas medidas para se manter saudável durante a gestação. Em umComo.com.br damos alguns conselhos para você descobrir como baixar a pressão arterial alta na gravidez.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa que você deve saber é que ainda que não se sinta mal a pressão arterial alta na gravidez é uma condição que requer cuidado e atenção, pois caso contrário poderia conduzir a um quadro de pré-eclampsia ou eclampsia que poria em risco sua saúde e a do bebê. Por isso, recomenda-se considerar algumas sugestões para baixar a pressão alta na gravidez e manter uma boa condição na gestação.

2

A primeira coisa que você deve cuidar com atenção para baixar a pressão arterial alta na gravidez é sua ingestão de sal, um dos principais detonantes da pressão arterial alta, por isso recomendamos que:

  • Você não elimine completamente o sal da dieta, pois ele é necessário para o seu bebê, o que é importante é reduzir na hora de cozinhar e ingerir os alimentos.
  • Além disso, você deverá controlar seu consumo de outros produtos normalmente muito ricos em sal. Por isso recomenda-se reduzir ao mínimo a ingestão de embutidos, alimentos desidratados, sopas de pacote, conservas e comidas prontas. Retire completamente estes produtos da sua alimentação.
  • Retire da sua dieta todos os produtos com sal, por exemplo, frutas secas salgadas, snacks, frituras, etc.
3

Ter uma alimentação saudável na gravidez, rica em frutas, vegetais, reduzindo ao mínimo o consumo de confeitaria, açúcares processados, comida rápida e frituras, ajudará você em grande parte a baixar a pressão alta e a manter-se em bom estado.

É muito provável que seu médico recomende uma dieta na qual o consumo de alimentos gordurosos esteja sob controle, pois este tipo de produto influencia também na tensão arterial.

4

Outro aspecto que ajudará você a baixar a pressão arterial alta na gravidez é evitar o sedentarismo. Ainda que uma mulher grávida não possa fazer qualquer exercício, é importante que se mexa e mantenha um bom ritmo para beneficiar sua saúde e a de seu bebê. Pratique atividades físicas favoráveis na gravidez, como a natação, o yoga ou as caminhadas, você deverá exercitar-se pelo menos meia hora por dia.

5

Mantenha-se corretamente hidratada bebendo pelo menos dois litros de água por dia, mais o líquido que consumir em alimentos e chás. Uma boa hidratação ajudará você a eliminar o sal do corpo, a evitar a retenção de líquidos e a melhorar a circulação, todos estes fatores importantes para regular a pressão arterial.

6

Por último, é importante descansar de forma adequada e controlar o estresse, pois a tensão é um fator decisivo nos níveis da pressão arterial. Lembre-se que esta condição deve ser monitorada de perto por seu médico para manter sua saúde e a de seu bebê.

Vá a todas as consultas marcadas e siga as indicações de seu especialista para baixar a pressão arterial alta na gravidez e manter-se saudável.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como baixar a pressão arterial alta na gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
Cassemiro
Ola, em primeiro lugar quero te parabenizar por esse maravilhoso trabalho que vem disinvolvendo ao longo desse tempo. eu ja venho acompanhando seu site e se trabalho algum tempo! e voçe esta de parabéns com o seu site e seus artigos! Sempre que posso eu estou la dando uma conferida e aprendendo mais com seus posts.
patricia
gostaria de sugestoes, pois tenho a pressao muito alta e estou com 2 meses
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Patricia! Você conferiu as dicas do texto?
A sua avaliação:
rafaela
O que devo tomar para abaixar a Pressão arterial? Estou com 38 semanas de gravidez.
Naiara
Estou com 13 semanas de gestação e minha pressão esta 13x9, estou muito preocupada porque dias atras eu passei mal e estava 15x10 e as vezes sinto alguns sintomas...estou muito preocupada,assustada e muito medo..como podem me ajudar! obrigada
Jtdoliveira
Estou de 24 semanas e minha pressão está 14x9..
Pamela
Estou com 39 semanas de gestação e minha pressão deis do começo foi 10 por 9 e agora fais três dias que ela ta 13 por 9 to assustada oque eu faço me ajudem
mara
estou gravida de 13 semanas e minha pressão começou a subir e não abaixa so ta ficando 15por9o que devo fazer tbm estou com pequeno descolamento na placenta
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Mara! Primeiro que tudo, eu recomendo que você consulte o seu médico e siga as suas indicações para tratar de baixar a pressão e também devido ao descolamento da placenta. Enquanto isso, pode ver estas recomendações para baixar a pressão arterial na gravidez: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-baixar-a-pressao-arterial-alta-na-gravidez-10742.html
Fernandaa
Tenho pressão alta na gravidez isso me preocupa muito tem dias q ela chega 14 por 8 e pelo meu obstreta esta muito alta pra mim q estou gravida de 32 semanas ....

Como baixar a pressão arterial alta na gravidez
Imagem: revistamassalud.com
Como baixar a pressão arterial alta na gravidez

Voltar ao topo da página