PARTILHAR

Alimentos para baixar a pressão arterial

Alimentos para baixar a pressão arterial
Imagem: lr21.com.uy

As pessoas com a pressão alta ou hipertensas devem tomar medidas para manter os valores de pressão arterial e um dos principais fatores a ter em conta é a alimentação. Por este motivo é importante saber o que se pode comer e o que deve ser evitado ao ter a pressão elevada. Por isso, em umComo detalhamos a você alguns dos alimentos para baixar a pressão arterial.

Alimentos para baixar a pressão: cereais

Os cereais, especialmente integrais e com alto teor em fibra, são benéficos para evitar o aumento da pressão arterial. Deste modo, recomenda-se o consumo de aveia, farelo, trigo, etc. dentro de uma dieta equilibrada.

Alimentos para baixar a pressão arterial - Alimentos para baixar a pressão: cereais
Imagem: maizoro.com

Alimentos para baixar a tensão: mirtilos

Entre os inúmeros benefícios dos mirtilos, encontramos o fato de serem apropriados para baixar a pressão. Isto ocorre devido às antocianinas, um pigmento com efeitos terapêuticos para reduzir, entre outras, as doenças relacionadas com o sistema cardiovascular. Também podemos encontrar estes pigmentos em outros frutos do bosque como as framboesas ou as amoras.

Alimentos para baixar a pressão arterial - Alimentos para baixar a tensão: mirtilos

Alimentos para baixar a pressão: batatas

Na lista de alimentos para baixar a pressão arterial, encontramos também a batata devido ao seu conteúdo em magnésio e potássio, minerais benéficos para evitar a subida da pressão.

Alimentos para baixar a pressão arterial - Alimentos para baixar a pressão: batatas

Alimentos para baixar a pressão: alho

Além de ajudar a melhorar a circulação sanguínea graças ao fato de atuar como vasodilatador e anticoagulante, o alho ajuda a reduzir os níveis de pressão arterial. As pessoas que incorporam este alimento em sua dieta ou o ingerem através de cápsulas são capazes de reduzir a pressão alta mais facilmente.

Alimentos para baixar a pressão arterial - Alimentos para baixar a pressão: alho

Alimentos para baixar a pressão: chocolate preto

O chocolate preto também pode ser considerado como alimento para baixar a pressão arterial, devido ao seu alto conteúdo em flavonoides, que dilata os vasos sanguíneos através do óxido nítrico. É importante que o chocolate preto seja o mais puro possível, isto é, deverá conter um mínimo de 50% de cacau.

Alimentos para baixar a pressão arterial - Alimentos para baixar a pressão: chocolate preto

Alimentos para baixar a pressão: bananas

As pessoas que sofrem de hipertensão também deverão aumentar o consumo de alimentos ricos em potássio como as bananas, especialmente aquelas que tomam medicação para reduzir a pressão arterial. É que este tipo de fármacos contam com propriedades diuréticas que farão com que o potássio seja eliminado através da urina e deverá compensar para evitar níveis excessivamente baixos deste mineral.

Alimentos para baixar a pressão arterial - Alimentos para baixar a pressão: bananas

Como comer se tenho a pressão arterial alta

Destaca-se que comer alimentos para baixar a pressão não será suficiente para manter regulados os níveis de pressão arterial. Será necessário também consultar seu médico para que possa recomendar a você o tratamento mais adequado para controlar a hipertensão.

Do mesmo modo, deverá evitar determinados alimentos que são prejudiciais, bem como manter uma dieta equilibrada baixa em sal; para isso, recomendamos a você consultar nosso artigo a respeito de como comer se tenho a pressão alta. Também deverá eliminar por completo todos os maus hábitos como o tabaco e manter uma vida ativa, realizando exercício constante.

Alimentos para baixar a pressão arterial - Como comer se tenho a pressão arterial alta
Imagem: hemsirearshivi.blogspot.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos para baixar a pressão arterial, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
sandra de estefani kazimiack
dieta para baixar presao arterial na gestaçao
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Sandra! Neste artigo poderá encontrar alguns conselhos para baixar a pressão alta na gravidez: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-baixar-a-pressao-arterial-alta-na-gravidez-10742.html
ana
tenho certeza que este artigo ajudou muitas pessoas que artigos como este continue sendo publicado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana, muito obrigada pelo seu comentário valeu :) Continue acompanhando as novidades do nosso site ;)
Alimentos para baixar a pressão arterial
Imagem: lr21.com.uy
Imagem: maizoro.com
Imagem: hemsirearshivi.blogspot.com
1 de 8
Alimentos para baixar a pressão arterial

Voltar ao topo da página ↑