Partilhar
Partilhar em:

Quais são os melhores exercícios para hipertensos

Passo a Passo
Avaliação: 4,9 (60 votos)
20 vezes partilhado
 
Quais são os melhores exercícios para hipertensos

A hipertensão é uma doença, infelizmente, muito difundida e que pode chegar a ser muito perigosa, aumentando o nosso risco de sofrer de infartos, problemas cardíacos, acidentes cerebrovasculares e diversas condições de saúde que afetam os nossos diferentes órgãos. Embora a atividade física seja muito recomendável para reduzir a pressão arterial, nem todos os exercícios são aptos para hipertensos. Por isso, em umComo.com.br explicamos quais são os melhores exercícios para hipertensos.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da hipertensão
Instruções:
1

Caminhar, mais de meia hora, todos os dias a um passo mais rápido é um exercício muito adequado para conseguir reduzir a pressão arterial. Tem de insistir em que, se deve caminhar no mínimo meia hora, melhor ainda se for uma hora; e que devemos ser constantes: temos de sair para caminhar todos os dias.

Esta atividade física de baixa intensidade ajudará a manter a saúde do nosso coração e a reduzir a pressão arterial se combinada com uma dieta adequada livre de alimentos que aumentam a pressão.

2

A bicicleta também é muito adequada para as pessoas que sofrem de hipertensão, embora sempre a um ritmo moderado. Se quisermos fazer longos trajetos, recomenda-se que o faça em horas do dia em que o sol não esteja muito forte e em superfícies sem grandes subidas nem descidas, que exigem muito esforço físico. Também é possível optar pela bicicleta estática se preferir realizar exercício num espaço fechado.

3

Um dos melhores exercícios para hipertensos é a natação, é um esporte que pode ajudar a regular a pressão arterial, mas tem de ser praticado com moderação, evitando fazer corridas rápidas e de preferência optando por um ritmo lento, mas constante. Entre os seus muitos benefícios para a saúde, destaca-se a sua capacidade de melhorar a circulação sanguínea, reduzir as dores de costas e diminuir a pressão.

4

Também na água, o aquagym ou aquafitness realizado com uma intensidade leve e assessorado por um monitor, que nos ajudará com os nossos problemas de hipertensão. Os exercícios aeróbicos, benéficos para regular a pressão arterial, praticados na água são ideais para as pessoas com problemas de pressão arterial alta e também para quem no passado sofreu de lesões esportivas ou problemas musculares, pois trata-se de uma atividade de muito baixo impacto mas com bons resultados.

5

A yoga, e outros esportes similares como o pilates ou o stretching, são também recomendáveis para as pessoas hipertensas já que, além de praticar exercício físico, aprendemos a relaxar, um fator que é muito importante considerar quando se sofre de pressão alta, não se esqueça que o estresse é um dos seus principais detonantes.

6

Além de optar por um ou vários destes exercícios para hipertensos, é fundamental seguir à risca as recomendações médicas e ingerir alimentos bons para baixar a pressão arterial. Modificar os hábitos em prol de uma vida saudável é imprescindível para reduzir a pressão e garantir a nossa saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quais são os melhores exercícios para hipertensos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Quais são os melhores exercícios para hipertensos

O que lhe pareceu o artigo?

Quais são os melhores exercícios para hipertensos
1 de 6
Quais são os melhores exercícios para hipertensos