PARTILHAR

Quais são os riscos da hipertensão arterial

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 18 março 2020
Quais são os riscos da hipertensão arterial

A hipertensão corresponde ao fato de ter níveis de pressão arterial muito altos, coisa que deriva em outras condições e doenças relacionadas com a tensão arterial. Por este fato, é indispensável controlar e medir nossa tensão para assim garantir que os níveis estejam dentro dos considerados como valores normais de pressão. Caso contrário, podemos sofrer algum dos muitos riscos da hipertensão arterial e as consequências podem ser muito graves, como você pode ver neste artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da hipertensão
Passos a seguir:
1

Ainda que alguns considerem a hipertensão apenas um fator de risco, podemos englobá-la dentro das doenças relacionadas com a tensão arterial. O fato de ter os valores de pressão arterial muito altos pode derivar em outras afecções e patologias graves, que podem inclusive causar a morte.

2

As pessoas hipertensas correm um grande risco de sofrer problemas cardiovasculares e, especialmente, insuficiências cardíacas. Desta forma, as pessoas jovens e de meia idade com a tensão elevada claramente correm maior risco de falecimento prematuro por complicações cardiovasculares que as pessoas com níveis normais de tensão sanguínea.

3

O problema é agravado quando a hipertensão coexiste com outros fatores de risco, de forma que as consequências podem ser maiores. Por exemplo, nos casos de hipertensão combinada com o fumo ou o colesterol os riscos multiplicam-se.

4

Devemos destacar que são três os órgãos onde primeiro se sente esta condição e onde são mais elevados os riscos da hipertensão arterial:

  • Rim
  • Coração
  • Cérebro
5

O rim ficará sobrecarregado e chegará um momento em que, esgotado pelo excesso de trabalho, não poderá mais cumprir sua função de filtro. Os hipertensos com complicações renais são aproximadamente 42%.

6

Outro risco da hipertensão arterial ocorre no cérebro, uma vez que ao se elevar a tensão, o perigo de qualquer acidente cerebral aumenta.

7

E, obviamente, o órgão mais afetado pela pressão sanguínea elevada é o coração. Como assinalávamos, 74% dos hipertensos sofrem acidentes cardíacos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os riscos da hipertensão arterial, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Quais são os riscos da hipertensão arterial
Quais são os riscos da hipertensão arterial

Voltar ao topo da página ↑