Partilhar
Partilhar em:

Dicas para prevenir a hipertensão

Passo a passo
Avaliação: 5 (15 votos)
5 vezes partilhado
 
Dicas para prevenir a hipertensão

Hipertensão é termo médico utilizado para fazer referência à pressão arterial alta. A pressão arterial é uma medida da força exercida contra as paredes das artérias à medida que o coração bombeia sangue através do corpo. Esta condição faz aumentar a probabilidade de sofrer insuficiência e ataques cardíacos, doença renal, acidentes cerebrovasculares, por isso, será necessário evitar a hipertensão, especialmente se é uma pessoa propensa a ter a pressão arterial alta. Para que saiba como fazê-lo, em umComo damos algumas dicas para prevenir a hipertensão.

Também lhe pode interessar: Como tratar a hipertensão arterial
1

Uma das principais causas e agravantes da hipertensão é o excesso de sal. É por isso que devemos moderar ou, inclusive, prescindir do consumo de sal e alimentos que contenham altos níveis, como os alimentos enlatados e embalados, pratos pré-cozinhados e embutidos.

Substituir o sal ao cozinhar por especiarias também será útil para moderar o seu consumo na nossa dieta.

2

Também se recomenda seguir uma dieta baixa em calorias, já que o fato de estar com sobrepeso pode aumentar a pressão arterial. Iniciar um plano para perder peso com um nutricionista é uma das chaves para prevenir a hipertensão mais importantes em pacientes com sobrepeso.

3

O consumo de cereais, frutas, verduras e laticínios de preferência baixos em gordura, não pode faltar na alimentação das pessoas que são propensas à hipertensão. Estes alimentos favorecem a sensação de saciedade além de trazer ao nosso corpo fibra e nutrientes benéficos.

4

Por outro lado, devem ser evitados certos alimentos como manteiga, confeitaria industrial, carnes excessivamente gordas, embutidos e mariscos, já que são uma fonte de colesterol e gorduras nada benéficas para a nossa pressão arterial pelo fato de entupir as artérias.

5

Para contrabalançar os altos níveis de tensão, um mineral que nos pode ajudar é o potássio, que ajuda a expulsar o sódio e água. Temos de ingerir alimentos ricos em potássio, como a banana, a laranja, a maçã ou a uva.

6

O cálcio é também outro dos minerais que está relacionado com a manutenção em boas condições da pressão arterial, por isso, o leite e os laticínios devem fazer parte da nossa alimentação para prevenir a hipertensão, mas sempre optando por versões baixas em gordura, mas benéficas para a saúde geral.

7

Fumar e ingerir bebidas alcoólicas aumenta a pressão arterial, de maneira que devemos evitar o seu consumo, ou beber com moderação e de forma muito esporádica. Se é viciado em tabaco é recomendável deixá-lo para garantir a sua saúde arterial e geral. Neste artigo poderá encontrar algumas dicas para deixar de fumar.

8

Outra coisa que deve ser feito é beber muita água natural, bem como evitar os refrescos e refrigerantes, já que contêm sódio. Praticar exercício regularmente também será indispensável para regular a pressão arterial e prevenir a hipertensão, assim como para manter uma vida saudável.

9

Se deseja ler mais artigo parecidos a Dicas para prevenir a hipertensão, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se tem problemas de hipertensão, consulte seu médico.
  • Controle sua pressão arterial de forma regular.
Relacionados
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Dicas para prevenir a hipertensão

Muito útil

Descubra vídeos interessantes
Cocktails & Comidas
Carnaval
Maquiagem
Aulas de Zumba
Dicas para prevenir a hipertensão
1 de 8
Dicas para prevenir a hipertensão