Partilhar
Partilhar em:

Dicas para prevenir a hipertensão

Dicas para prevenir a hipertensão

Hipertensão é termo médico utilizado para fazer referência à pressão arterial alta. A pressão arterial é uma medida da força exercida contra as paredes das artérias à medida que o coração bombeia sangue através do corpo. Esta condição faz aumentar a probabilidade de sofrer insuficiência e ataques cardíacos, doença renal, acidentes cerebrovasculares, por isso, será necessário evitar a hipertensão, especialmente se é uma pessoa propensa a ter a pressão arterial alta. Para que saiba como fazê-lo, no umCOMO damos algumas dicas para prevenir a hipertensão.

Também lhe pode interessar: Como tratar a hipertensão arterial

Mudanças na alimentação

Regular a alimentação é a chave para reduzir e prevenir a hipertensão, por isso de seguida vamos lhe dar algumas dicas de mudanças na dieta que deverá começar a incluir para viver de forma mais saudável.

Reduza o sal

Uma das principais causas e agravantes da hipertensão é o excesso de sal. É por isso que devemos moderar ou, inclusive, prescindir do consumo de sal e alimentos que contenham altos níveis, como os alimentos enlatados e embalados, pratos pré-cozinhados e embutidos. Substituir o sal ao cozinhar por especiarias também será útil para moderar o seu consumo na nossa dieta.

Aposte numa dieta saudável

O consumo de cereais, frutas, verduras e laticínios de preferência baixos em gordura, não podem faltar na alimentação das pessoas que são propensas à hipertensão. Estes alimentos favorecem a sensação de saciedade além de trazer ao nosso corpo fibra e nutrientes benéficos.

Potássio

Para contrariar os altos níveis de tensão, um mineral que nos pode ajudar é o potássio, que ajuda a expulsar o sódio e água. Temos de ingerir alimentos ricos em potássio, como a banana, a laranja, a maçã ou a uva.

Alimentos a evitar

Por outro lado, devem ser evitados certos alimentos como manteiga, confeitaria industrial, carnes excessivamente gordas, embutidos e mariscos, já que são uma fonte de colesterol e gorduras nada benéficas para a nossa pressão arterial pelo fato de entupir as artérias.

Inclua cálcio na sua dieta

O cálcio também é outro dos minerais que está relacionado com a manutenção em boas condições da pressão arterial, por isso, o leite e os laticínios devem fazer parte da nossa alimentação para prevenir a hipertensão, mas sempre optando por versões baixas em gordura, mas benéficas para a saúde geral.

Dieta baixa em calorias

Também se recomenda seguir uma dieta baixa em calorias, já que o fato de estar com sobrepeso pode aumentar a pressão arterial. Iniciar um plano para perder peso com um nutricionista é uma das chaves para prevenir a hipertensão mais importantes em pacientes com sobrepeso.

Exercício físico

Praticar exercício físico é uma das melhores formas para poder ter corretamente estabilizada a pressão arterial e, entre as diferentes formas de se exercitar, há algumas que são mais adequadas que outras. Por exemplo, caminhar é uma boa forma de ativar o seu fluxo sanguíneo, melhorar a oxigenação das células e prevenir a hipertensão. O ideal é caminhar de 30 a 60 minutos de 4 a 7 dias por semana.

Andar de bicicleta ou se exercitar na bicicleta estática também é uma das melhores práticas para poder melhorar a sua saúde geral e, mais concretamente, para prevenir a hipertensão. O ritmo do exercício deverá ser moderado e deverá treinar de 3 a 5 dias por semana em sessões de entre 30 a 60 minutos.

No geral, os exercícios cardiovasculares conseguem melhorar o fluxo sanguíneo fazendo com que os glóbulos vermelhos, que são os responsáveis por transportar o oxigênio, acesse melhor a todos os órgãos e, portanto, melhore as suas funções. Neste artigo mostramos-lhe os melhores exercícios para hipertensos que lhe irão ajudar a melhorar sua saúde.

Tabaco, álcool e água

Fumar e ingerir bebidas alcoólicas aumenta a pressão arterial, de maneira que devemos evitar o seu consumo, ou beber com moderação e de forma muito esporádica. Se é fumador é recomendável deixar de fumar para garantir a sua saúde arterial e geral. Neste artigo poderá encontrar algumas dicas para deixar de fumar.

Algo que também deverá fazer para prevenir a hipertensão é beber muita água por dia, sendo que a recomendação é de 1,5 a 2 litros por dia.

Doenças e riscos para a saúde

É importante aprender a prevenir a hipertensão porque esta condição está relacionada com diferentes doenças e riscos para a saúde. Dentro das doenças mais frequentes que a hipertensão pode causar destacamos as seguintes:

Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca ocorre quando este órgão não consegue fornecer o volume de sangue que o nosso organismo precisa para funcionar corretamente. Este tipo de condição aparece em pacientes com o coração fraco, mas também devido à hipertensão arterial, pois não permite que o sangue flua corretamente.

Condições cerebrovasculares

Outra das doenças relacionadas com a hipertensão são os acidentes cerebrovasculares, pois quando temos níveis de pressão muito altos, o fluxo de sangue pode se alterar e acabar rompendo as artérias (que é quando falamos de derrame cerebral).

Doenças renais

Condições como a insuficiência renal ocorrem por fatores como a hipertensão, pois esta faz com que o coração tenha de trabalhar mais e, com o tempo pode acabar prejudicando a saúde dos vasos sanguíneos. Se os que temos nos rins se danificarem, pode acontecer que não se eliminem os líquidos nem os resíduos orgânicos.

Por estes motivos é importante prevenir a hipertensão e apostar numa vida saudável onde abundem os alimentos saudáveis, reduza o consumo de gorduras e sais e beba água suficiente. Praticar exercício também vai ajudar a melhorar o funcionamento dos seus órgãos e a que o fluxo sanguíneo seja mais fluído e natural. Além disso, deverá evitar práticas tóxicas para o corpo como o tabaco ou o álcool pois enchem o corpo de toxinas e impede o seu correto funcionamento. Seguindo estes simples hábitos conseguirá viver uma vida mais saudável.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para prevenir a hipertensão, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se tem problemas de hipertensão, consulte seu médico.
  • Controle sua pressão arterial de forma regular.
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Dicas para prevenir a hipertensão

O que lhe pareceu o artigo?

Dicas para prevenir a hipertensão
1 de 4
Dicas para prevenir a hipertensão