Ginseng

O ginseng é bom para a ereção?

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
O ginseng é bom para a ereção?

O ginseng é uma planta de origem asiática cuja raiz se utiliza muito na medicina chinesa tradicional. Atualmente, seu uso tem se popularizado e estendido no ocidente por suas propriedades para o tratamento de múltiplos transtornos da saúde, entre elas as que têm a ver com problemas de vasodilatação, por isso se considera um aliado para tratar os problemas de ereção de maneira natural.

Mas, o ginseng é bom para a ereção? Neste artigo do umComo.com.br encontrará a resposta a esta pergunta e conhecerá as propriedades do ginseng e seus efeitos para a saúde.

Índice

  1. O ginseng e a ereção
  2. Propriedades e benefícios do ginseng para a saúde
  3. Contraindicações e efeitos colaterais do ginseng
  4. Como tomar ginseng
  5. Alimentos que melhoram a ereção

O ginseng e a ereção

Considerar o ginseng bom para a ereção e inclusive, como afrodisíaco, acontece há vários séculos. Suas múltiplas propriedades e a possibilidade de encontrá-lo tanto em sua forma natural como sintetizado através de comprimidos ou cápsulas têm popularizado seu consumo. A razão pela qual o ginseng poderia ajudar com a impotência e a flacidez do pênis tem a ver com as suas propriedades vasodilatadoras. Os ginsenósideos, que são um de seus princípios ativos desta planta, facilitam a irrigação do sangue para o pênis melhorando o problema de ereção e facilitando a atividade sexual. No entanto, o uso de ginseng só é recomendado para casos de disfunção erétil leve. Problemas de ereção mais graves podem ser o sintoma de transtornos cardiovasculares, por isso torna-se imperativo a visita a um especialista.

No caso dos produtos feitos à base de ginseng ou que dizem conter seus princípios ativos, temos que ser ainda mais prudentes: alguns destes produtos que se oferecem expressamente para melhorar a ereção podem conter sildenafil, o princípio ativo do Viagra, e seu consumo sem supervisão médica pode acarretar efeitos negativos para a saúde. Se por outro lado, o que se ingere é a raiz de ginseng, recomenda-se não superar as duas gramas diárias.

O ginseng é bom para a ereção? - O ginseng e a ereção

Propriedades e benefícios do ginseng para a saúde

As propriedades do ginseng são muitas, por exemplo, a raiz de ginseng contém diferentes tipos de vitamina B, minerais, proteínas e outros componentes mas, talvez os componentes mais importantes sejam os ginsenósideos, que são substâncias químicas com múltiplas propriedades medicinais. Estas são algumas das propriedades que o ginseng tem graças a seus componentes:

  • Antioxidantes e cardioprotetoras: diminuem a oxidação de lipídios gerada pelos radicais livres, estimulando a produção de ácido nítrico e melhorando a circulação sanguínea.
  • Adaptógenas: os ginsenósideos atuam no hipotálamo, a hipófise e as glândulas suprarrenais, diminuindo a produção de hormônios que aumentam o estresse e restabelecendo o equilíbrio no organismo.
  • Hipoglicemiantes: aumentam a produção de insulina e regulam os níveis de açúcar no sangue.
  • Depurativas: ajudam a eliminar toxinas através da função hepática.
  • Vasodilatadoras: melhora a circulação sanguínea, a irrigação cerebral e dos tecidos.

Por tudo que foi dito anteriormente, podemos dizer que o ginseng tem propriedades que nos beneficiam para:

O ginseng é bom para a ereção? - Propriedades e benefícios do ginseng para a saúde

Contraindicações e efeitos colaterais do ginseng

Embora o ginseng seja benéfico para a ereção, também existem contraindicações do ginseng, por isso em alguns casos é recomendável evitar seu consumo:

  • Gravidez e amamentação: não está comprovado seu efeito em mulheres grávidas ou amamentando.
  • Hipertensão arterial: o ginseng pode elevar a pressão arterial.
  • Transtornos da tiroides: os ginsenósidos podem alterar a produção do hormônio tiroide, afetando quem padece tanto de hipotireoidismo quanto de hipertireoidismo.
  • Diabetes: suas propriedades como regulador do açúcar no sangue podem interferir com o tratamento médico para a diabetes.
  • Doenças cardiovasculares: o ginseng pode alterar os efeitos da medicação para quem padece de varizes ou condições cardíacas.
  • Tratamentos com outras drogas ou plantas medicinais: tem que consultar o especialista sobre a conveniência de tomar ginseng combinado com outros medicamentos, já que poderiam ocorrer interações entre os princípios ativos que podem resultar prejudiciais para a saúde.

Exceder a dose recomendada (2 gramas diárias) pode trazer alguns destes efeitos colaterais:

  • Náuseas, vômitos
  • Inapetência
  • Dores de cabeça
  • Insônia
  • Hipertensão ou hipotensão

Como tomar ginseng

Estas são algumas maneiras de tomar ginseng para melhorar a ereção:

  • Cozimento: pegar a raiz seca e pôr para ferver em 3/4 de litro de água. Manter no fogo até que o líquido se reduza para meio litro. Recomenda-se um copo ao dia meia hora antes da relação sexual.
  • Infusão: prepare uma infusão de meia colher de chá de raiz seca de ginseng para cada xícara de água e tome duas xícaras diárias.
  • Raiz crua: utilize a raiz crua em saladas ou cozinhe-a em sopas.
  • Cápsulas: tomar ginseng em forma de cápsulas ou comprimidos como suplemento alimentar é uma forma muito comum de tomar esta planta hoje em dia.
O ginseng é bom para a ereção? - Como tomar ginseng

Alimentos que melhoram a ereção

Assim como o ginseng é bom para a ereção, existem outros alimentos que melhoram a ereção. Alguns destes alimentos têm propriedades que podem ajudar a superar uma disfunção erétil, tome nota:

  • Alho, salmão e melancia: estimulam a produção de óxido nítrico, o que aumenta o fluxo do sangue para o pênis.
  • Chocolate preto e cerejas: contêm flavonoides (substâncias ricas em antioxidantes) que protegem as artérias da ação dos radicais livres, favorecendo a circulação sanguínea.
  • Ostras, frutas secas e sementes: são ricos em zinco, que aumenta a produção de testosterona e melhoram o fluxo sanguíneo.

Se gostou de conhecer a resposta para: o ginseng é bom para a ereção?, pode ser que também lhe interesse o artigo sobre como ter uma boa ereção.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O ginseng é bom para a ereção?, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
O ginseng é bom para a ereção?