Partilhar

O que a menstruação pode dizer sobre a sua saúde

 
Por Paula Cassandra. Atualizado: 18 outubro 2017
O que a menstruação pode dizer sobre a sua saúde

Algumas características do ciclo menstrual e da idade com que as mulheres menstruaram pela primeira vez podem revelar informações importantes a respeito do seu bem estar, inclusive, a propensão a determinadas doenças. Para saber tudo o que a menstruação pode dizer sobre a sua saúde, portanto, veja as informações que o umCOMO tem sobre esse tema.

Também lhe pode interessar: Menstruação rosa claro, o que pode ser?
Passos a seguir:
1

Durante o seu período fértil, todas as mulheres menstruam, sendo que a quantidade de dias pode ser diferente para cada mulher, o que depende de usar ou não anticoncepcional, idade e outros aspectos. No entanto, em geral, a menstruação dura de três dias a uma semana. Ela também oferece informações importantes, a respeito do seu corpo, inclusive, de doenças que pode desenvolver. Mulheres que menstruaram antes dos 12 anos, por exemplo, estão mais sujeitas a ter câncer de mama.

O que a menstruação pode dizer sobre a sua saúde - Passo 1
2

O mesmo acontece com mulheres que entraram na menopausa de maneira tardia. Tudo isso porque quanto maior for o número de anos que a mulher menstruar, mais ela fica exposta às mudanças hormonais, inclusive, à ação do estrógeno. Essas variações estão associadas ao aparecimento do câncer de mama. Ainda a respeito disso, a menstruação pode dizer sobre a sua saúde que o risco de doenças do coração, derrame e hipertensão arterial é maior em mulheres que sangraram pela primeira vez antes dos 10 anos e depois dos 17.

3

Mesmo essas sendo informações importantes é preciso considerar que isso não é uma regra, mas sim, apenas um alerta para que essas mulheres consultem um ginecologista de forma regular, a fim de detectar qualquer sinal desses problemas de saúde. Outras doenças que estão relacionadas à menstruação são a diabetes, obesidade, anorexia e bulimia, as quais podem acometer mulheres que apresentem atrasos na menstruação, que não estejam associados à gravidez.

Dica: Acesse também esse artigo que explica o que pode atrasar a menstruação além da gravidez.

4

Já quando o sangue da menstruação for muito claro pode ser um sinal de que haja problemas como síndrome do ovário policístico ou distúrbios da tireoide. Mas antes de ficar preocupada, converse com o seu ginecologista sobre essa possibilidade. Por outro lado, se o sangue estiver muito escuro pode ser devido a um problema no útero, como câncer do colo uterino. O cheiro também pode ajudar diagnosticar problemas, no entanto, apenas quando ele for muito forte e diferente do comum. Nesse caso, pode ser uma infecção.

Dica: Acesse também esse artigo e tire a dúvida - Menstruação rosa claro, o que pode ser?

5

O fluxo de sangue abundante em demasia também pode indicar algum problema, como tumores nos ovários, embora possa ser apenas um desequilíbrio hormonal. De qualquer forma, mais uma vez é importante conversar com um especialista. Além disso, mesmo que as cólicas sejam sintomas comuns durante o período menstrual, quando elas são fortes demais, tornando-se insuportáveis pode ser sinal de um problema. Nesse caso, há possibilidade de indicar endometriose ou até mesmo a existência de miomas.

Sugestão: É normal sair pedaços de sangue na menstruação?

O que a menstruação pode dizer sobre a sua saúde - Passo 5
6

Por fim, os sangramentos antes ou após o período menstrual, mesmo que sejam normais em muitas mulheres e costumem durar dois dias apenas, podem indicar outras situações. Entre eles, estresse, pólipos uterinos, síndrome do ovário policístico, problemas na tireoide e mesmo infecção urinária. É importante lembrar que os escapes fora de hora são comuns quando existe uma mudança de método contraceptivo e após o corpo se habituar tudo volta à normalidade.

Se o sangramento vaginal está durando mais do que o normal, confira também esse artigo: Porque minha menstruação não pára?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que a menstruação pode dizer sobre a sua saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre O que a menstruação pode dizer sobre a sua saúde

O que lhe pareceu o artigo?

O que a menstruação pode dizer sobre a sua saúde
1 de 3
O que a menstruação pode dizer sobre a sua saúde

Voltar ao topo da página