Sobre as emoções

O que acontece no nosso corpo quando choramos

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 26 janeiro 2017
O que acontece no nosso corpo quando choramos

Chorar é algo inato dos seres humanos, aparece em diferentes momentos da nossa vida, quando nos ferem, quando nos emocionamos, quando somos felizes... Muitas emoções se expressam através das lágrimas e, por isso, é um ato muito benéfico que nos ajuda a liberar a emoção, a comunicarmos e a nos sentirmos melhor. Mas na vida moderna parece que chorar é algo para se envergonhar, seja um motivo para baixar a cabeça e se sentir fraco, pequeno, indefeso.

Não devemos esquecer que o choro é algo natural, da mesma forma que o riso, duas maneiras diferentes de poder gerenciar nossos sentimentos e colocar cá para fora. Se rir não dá vergonha, então chorar também não deveria causar vergonha. Neste artigo do umCOMO vamos explicar para você o que acontece no nosso corpo quando choramos para saber o que nos chega a afetar internamente este estado de ânimo.

Também lhe pode interessar: Como parar de chorar

Índice

  1. O cérebro está mais ativo
  2. Chorar ajuda-nos a liberar tensões
  3. Gastamos muita energia quando choramos
  4. Quando as lágrimas são de felicidade...
  5. As mulheres choram mais

O cérebro está mais ativo

Se quer saber o que acontece no nosso corpo quando choramos a primeira coisa na qual nos fixaremos será no nosso cérebro, pois trata-se de um dos órgãos que mais se envolvem neste ato natural. Quando passamos por um período de tristeza ou depressão, nosso cérebro começa a estar bem mais ativo que em qualquer outro momento da nossa vida. Porquê? Porque ativa mais de setenta regiões cerebrais já que, com a tristeza, pensamos mais, damos mais voltas às coisas, tentamos procurar soluções... Realizamos tudo isto graças às funções cerebrais e, portanto, ativam-se regiões como o córtex pré-frontal, o hipocampo, os lóbulos temporários, entre muitos outros.

Além disso, graças a este aumento de atividade cerebral, consome-se uma energia maior do que a que habitualmente gastamos por usar o cérebro e, portanto, sentiremos mais vontade de comer alimentos e, especificamente, de comer doces. Porque isto ocorre? Porque a glicose é a energia mais pedida por nosso cérebro e, portanto, poderemos obtê-la de alimentos doces ou de frutas.

O que acontece no nosso corpo quando choramos - O cérebro está mais ativo

Chorar ajuda-nos a liberar tensões

Outra das coisas que acontecem no nosso corpo quando choramos é que conseguimos reduzir as tensões acumuladas e sentirmo-nos mais relaxados. Tenha em conta que quando estamos tristes ou deprimidos, a tensão se acumula no nosso corpo, não conseguimos dormir bem, estamos todo o dia dando voltas à cabeça e, no geral, estamos em um estado nervoso bastante intenso. Por este motivo, as lágrimas que descem por nossos olhos ajudam-nos a aliviar esta tensão, a soltá-la convertida em choro e, assim, depois podermos estar mais relaxados.

O motivo pelo qual choramos é o mesmo pelo qual rimos, ou seja, precisamos expulsar essa tensão em forma de choro ou de gargalhada. Após chorar, nos sentimos muito melhor e o motivo disso é que com o choro segregamos endorfinas que nos ajudarão a nos sentir mais tranquilos para conseguirmos relaxar.

Este é o motivo pelo qual nunca deveremos bloquear a vontade de chorar, temos que pôr cá para fora para poder melhorar nossa saúde física e mental. É altamente necessário deixar que as lágrimas saiam para o exterior para nos podermos sentir melhor.

Gastamos muita energia quando choramos

Outra das coisas que acontecem com nosso corpo quando choramos é que, ao usar mais o cérebro, também gastamos muito mais energia. Tenha em conta que nenhuma outra emoção exige tanta atividade do cérebro como o choro já que, quando estamos chorando, reduz-se a reserva de glicose e o oxigênio que chega ao córtex, portanto, temos que repor energias após cada choro seja comendo, dormindo ou descansando.

Isto explica por que após chorar nos sentimos cansados já que o desgaste ao qual expomos nosso corpo é muito alto. Além disso, se notar, verá que nunca ninguém pode chorar mais de 10 minutos seguidos, o motivo é que nosso corpo tem que parar as lágrimas para reduzir o gasto energético.

O que acontece no nosso corpo quando choramos - Gastamos muita energia quando choramos

Quando as lágrimas são de felicidade...

Mas não choramos apenas quando estamos tristes, pois este mecanismo que temos de forma inata também aparece quando estamos muito felizes ou quando algo nos emociona. É uma maneira de expressar a felicidade muito parecida ao riso e tem outros efeitos sobre nosso corpo já que nos ajuda a segregar dois hormônios que nos ajudam a reduzir a dor e o estresse (leucina e encefalina).

Portanto, quando choramos por felicidade ou por emoção, estas lágrimas deixam-nos em um estado sedativo já que consegue suprimir a dor e eliminar essa tensão que tinha se acumulado por um excesso de emoções.

As mulheres choram mais

Além destes efeitos das lágrimas em nosso corpo, deve saber que vários estudos indicam que as mulheres tendem a se expressar mais frequentemente com o mecanismo do choro para liberar as tensões.

De fato, acha-se que choram 4 vezes mais que os homens quando chegam à idade adulta e a causa disto vem do desequilíbrio hormonal que podem ter com o ciclo menstrual, a gravidez, a menopausa etc.

Aproveite e confira também se os animais também choram neste outro artigo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que acontece no nosso corpo quando choramos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O que acontece no nosso corpo quando choramos