Comer alimentos saudáveis

O que comer antes de dormir

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 21 janeiro 2021
O que comer antes de dormir

Uma das regras para um estilo de vida mais saudável inclui refeições ligeiras antes de dormir. Isto porque o nosso organismo, durante as horas em que estamos dormindo, não necessita de toda a energia que um prato "pesado", como a feijoada ou a lasanha de carne, proporciona. E se essa energia não é usada, se transforma em gordura. Além disso, quanto mais leve for a refeição que você faz à noite, melhor conseguirá dormir, evitando sobretudo a azia. Continue lendo este artigo umComo.com.br e descubra o que comer antes de dormir!

Também lhe pode interessar: O que comer à noite para emagrecer

Índice

  1. Copo de leite
  2. Sopa
  3. Sanduíche
  4. Batido
  5. Salada
  6. Iorgurte com muesli

Copo de leite

Sabemos que o leite é um alimento muito nutritivo, seja ele de origem animal ou vegetal, e rico em triptofano, uma substância que induz ao sono. Por essa razão beber um copo de leite antes de dormir é uma boa dica, sobretudo se este for servido morno ou quente, transmitindo uma sensação que reconforto muito apreciada nessa hora. Adicione mel para adoçar, facilitar a absorção do triptofano e reforçar essa sensação de bem estar.

O que comer antes de dormir - Copo de leite

Sopa

Um refeição mais completa que um simples copo de leite mas não muito pesada, sobretudo se for de legumes. Creme de cenoura, de mandioquinha e de palmito são três sugestões de sopas quentes muito apreciadas para os dias mais frios e que o deixarão saciado o suficiente para dormir em seguida. Se for verão, você pode optar por sopas frias, como o gaspacho. Adicione pequenos cubos de carne magra para tornar sua sopa mais rica e nutritiva.

O que comer antes de dormir - Sopa

Sanduíche

Prepare uma sanduíche natural para comer antes de dormir, conseguindo assim uma refeição saciante em menos de 10 minutos. Prefira usar pão integral, que é mais facilmente digerido pelo organismo e, entre as fatias, combine legumes com alguma proteína, que poderá ser atum, blanquet de peru ou peito de frango. Acompanhe com um suco de frutas.

O que comer antes de dormir - Sanduíche

Batido

Uma alternativa muito nutritiva e saborosa para consumir como última refeição do dia. O batido é também uma bebida muito versátil dado que você pode incluir as frutas e legumes que quiser, experimentando novos sabores de cada vez que fizer um batido. Os batidos verdes estão na moda pela sua ação depurativa, mas para beber antes de dormir nós aconselhamos o clássico batido de banana com leite e aveia.

O que comer antes de dormir - Batido

Salada

Conhecida por ser saudável e leve, a salada é uma ótima opção do que comer antes de dormir, sobretudo de for verão. Existem diversas variações de saladas, e nisto são um pouco como os batidos: experimente e descubra de quais combinações gosta mais! Procure incluir também uma porção de massa na sua salada, para lhe proporcionar alguns carboidratos.

O que comer antes de dormir - Salada

Iorgurte com muesli

Pegue em um ou dois iogurtes sólidos, verta-os em um tigela, adicione uma mão cheia de muesli, cereais integrais ou frutos secos e terá uma refeição muito saciante e saborosa para se alimentar antes de dormir! O ideal é que o iogurte seja natural, pois apresenta um teor mais baixo de açúcar, e que a mistura de muesli seja caseira. Para adoçar, pode adicionar mel, pedaços de fruta natural ou fruta desidratada!

O que comer antes de dormir - Iorgurte com muesli

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que comer antes de dormir, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Procure jantar 3 a 4 horas antes de se deitar para dormir, pois é esse o tempo que geralmente o organismo demora para fazer a digestão.
  • Evite alimentos gordurosos antes de dormir, pois estes são os principais responsáveis por indisposições físicas durante o sono.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
O que comer antes de dormir