PARTILHAR

Ovulação tardia atrasa a menstruação?

Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 4 abril 2018
Ovulação tardia atrasa a menstruação?

O sistema reprodutor da mulher é extremamente complexo, desde a produção de hormônios até ovulação e menstruação existem diversos processos que precisam acontecer para que tudo funcione de acordo com o esperado. Entretanto, por se tratar de algo muito delicado, é muito comum que mulheres tenham problemas físicos ou hormonais que desregulam a menstruação e a ovulação. Um desses problemas é a ovulação tardia, que acontece quando a ovulação ocorre depois do tempo esperado dentro do ciclo. Você quer saber se a ovulação tardia atrasa a menstruação? A ovulação tardia gera atraso na menstruação, assim como atrasa todos os processos do ciclo menstrual após a ovulação, isso acontece porque todos os processos são extremamente sensíveis e precisam de maturação e hormônios suficientes para serem iniciados. Saiba mais detalhes sobre esse problema, lendo esse artigo do umCOMO feito pra você!

O que é ovulação tardia?

A ovulação tardia é um problema comum que geralmente ocorre por alguma alteração hormonal que pode atrasar o crescimento dos folículos e do endométrio, assim o útero não estará pronto e maduro para a fecundação no período ideal e por consequência a ovulação atrasa. Apesar de ser gerado por alterações que não deveriam acontecer, a ovulação tardia está longe de ser um problema grave, prova disso é que grandes parte das mulheres que têm esse problema nem ao menos reparam, o mais comum é que mulheres que têm intenção de engravidar procurem mais sobre o assunto para saber as consequências da ovulação tardia em caso de tentativa de engravidar.

Ainda que a ovulação tardia não seja um problema grave, é bom consultar um ginecologista para que se realize uma bateria de exames para conferir se não existe mais nenhum problema atrelado a isso.

Como saber se tenho ovulação tardia: sintomas

A ovulação é a liberação do óvulo para ser fecundado e seus sintomas são fáceis de ser percebidos, a única diferença a ser sentida quando se tem ovulação tardia é que os sintomas serão sentidos após o período esperado. Geralmente a ovulação ocorre no meio do ciclo menstrual, então para saber se a ovulação está ocorrendo dentro do período esperado é só contar 2 semanas após sua menstruação. Os sintomas da ovulação são:

  • Pontadas: é comum sentir pontadas no ovário que está produzindo o óvulo nesse ciclo.
  • Corrimento: no período da ovulação é produzido um muco quase transparente que tem função de facilitar a fecundação, ajudando o esperma a chegar no colo do útero.
  • Baixa temperatura basal: para ter certeza de sua temperatura basal é necessário que se faça o teste logo ao acordar, se mexendo o mínimo possível.
  • Aumento da libido: o aumento da libido ocorre porque o período da ovulação é justamente o período fértil da mulher, sendo assim, o aumento do desejo sexual ocorre para incentivar a fecundação.

Sugestão: Se você quer atrasar sua menstruação, veja como atrasar a menstruação com limão.

Ovulação tardia e atraso menstrual

A última fase do ciclo menstrual é a fase lútea que acontece após a ovulação, tendo duração média de 11 até 16 dias. Cada mulher tem uma fase lútea mais um menos precisa e após ela ocorre a menstruação, para saber quantos dias a ovulação tardia atrasa a menstruação você precisará anotar direitinho quando todos os processos do ciclo menstrual aconteceram, para isso é possível utilizar aplicativos para celular.

Caso você não queira ou não tenha como utilizar aplicativos, faça o seguinte:

  1. Anote em que dia aconteceu a sua última menstruação.
  2. Após o 11º dia do ciclo, comece a medir sua temperatura basal, quando ela estiver alterada você estará no seu período fértil e ovulando.
  3. Anote o dia em que você ovulou.
  4. Espere até sua próxima menstruação chegar e conte os dias desde a ovulação, esses dias são a fase lútea.

Agora para saber quando você ficará menstruada é só contar os dias desde a ovulação até completar sua fase lútea. Por exemplo: se sua fase lútea dura 14 dias e a ovulação ocorreu dia 1, a menstruação será dia 15.

Dica: Para saber mais veja quais são os hormônios envolvidos no ciclo menstrual.

Posso engravidar com ovulação tardia?

A ovulação tardia não dificulta a gravidez, entretanto, se você tem intenções de engravidar é necessário que acompanhe diariamente seu temperatura basal e os outros sintomas de ovulação mostrados acima para tentar engravidar no seu período fértil, já que ele está acontecendo fora do tempo esperado. Outro problema que pode acontecer é da ovulação tardia gerar atraso no resultado positivo do teste de gravidez.

Dica: O artigo Como saber se estou grávida pode ajudar a identificar a gestação.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Ovulação tardia atrasa a menstruação?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Msrlene
Parei de tomar pílula a 8 meses, até então minha menstruação não veio mais. Sinto fisgadas nos ovários uma vez por mês. Será que estou ovulando mesmo com a ausência da menstruação?
Editor umComo.com.br
Oi Marlene! Se a sua menstruação parou de descer, você precisa ir no médico para que ele faça um diagnóstico, já que essa não é uma condição normal.
Ovulação tardia atrasa a menstruação?
Ovulação tardia atrasa a menstruação?

Voltar ao topo da página ↑