Entender as dores de cabeça

Por que me dói a cabeça quando faço exercício

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 3 julho 2020
Por que me dói a cabeça quando faço exercício

As dores de cabeça ou cefaleias são algo muito incômodo para quem sofre delas. Existem muitos tipos de cefaleias, ainda que a mais comum seja a tensional (provocada pela ansiedade, a má posição do nosso pescoço, a depressão, o estresse ou pancadas na cabeça), mas também existem outros tipos de dores de cabeça como as enxaquecas, as quais podem estar associadas à realização de exercício físico. Este último aparece com muita frequência em pessoas que praticam esporte e pode ser uma das causas que pode fazer muitos abandonarem a vontede de ficar em forma. Por este motivo em umComo.com.br queremos explicar para você por que dói a cabeça quando faz exercício, dando-lhe também alguns conselhos para a evitar.

Também lhe pode interessar: Por que tenho dor de cabeça

Índice

  1. Causas da dor de cabeça ao fazer exercício
  2. Como aliviar a cefaleia por esforço físico
  3. Como evitar a dor de cabeça ao fazer exercício

Causas da dor de cabeça ao fazer exercício

A primeira coisa que deve saber é que este tipo de dor de cabeça se chama cefaleia primária por esforço físico. Esta cefaleia é uma dor forte que sentimos em ambos os lados da cabeça e cujos sintomas são parecidos aos da enxaqueca (sensibilidade à luz e aos ruídos fortes, náuseas, vômitos, etc.). Costuma aparecer quando mais esforçamos o nosso corpo e sua duração varia dependendo de cada pessoa. Assim, podemos falar de uma dor de cabeça que dura minutos, mas também pode durar horas.

Uma das causas que pode dar resposta à pergunta de por que lhe dói a cabeça quando faz exercício, é o prolongamento indevido do esforço físico. Independentemente do tipo de exercício e esforço que realizar (running, natação, tênis, etc), a cefaleia primária por esforço físico aparece tanto em pessoas que praticam esporte diariamente como em pessoas que o realizam esporadicamente. Saberá que a dor de cabeça que sofre é devido ao exercício realizado, quando notar pressão ou opressão em ambos os lados do crânio.

A causa biológica é desconhecida, mas costuma-se associar a falta de hidratação durante o exercício: a diminuição de açúcar no sangue junto com a desidratação pode provocar lesões nos nervos.

Outro motivo que pode causar dor de cabeça quando realiza esporte é que esteja mantendo uma postura corporal incorreta, o que pode desencadear uma cefaleia tensional, já que a pressão arterial aumenta e, por isso, aumenta nossa pressão intracraniana.

Por que me dói a cabeça quando faço exercício - Causas da dor de cabeça ao fazer exercício

Como aliviar a cefaleia por esforço físico

Quando o esforço físico provoca dor de cabeça, a melhor opção é deixar de se exercitar para que a dor vá desaparecendo aos poucos. Se o mal-estar persistir consideravelmente durante muito tempo após parar com o esforço físico, pode tomar algum analgésico prescrito pelo seu médico que seja indicado para as cefaleias.

Lembre-se que em umComo.com.br não temos capacidade para diagnosticar nenhuma doença ou receitar tratamentos, por isso aconselhamos que você vá a um centro médico se notar qualquer um dos sintomas descritos anteriormente.

No entanto, se o que provoca a dor de cabeça é uma má postura, deveria corrigi-la ou ir a um especialista para aliviar a tensão nos músculos e, portanto, a tensão intracraniana. No seguinte artigo vamos mostrar para você alguns exercícios que podem ajudar a melhorar a postura corporal.

Por que me dói a cabeça quando faço exercício - Como aliviar a cefaleia por esforço físico

Como evitar a dor de cabeça ao fazer exercício

Se vai realizar esforço físicos durante muito tempo, será melhor que mantenha uma boa postura e que se hidrate bem se não quer que apareça a desconfortável cefaleia. Se hidratar durante o exercício será uma boa forma de manter afastadas as dores de cabeça, já que se estima que esta é a principal causa do seu aparecimento. Aconselhamos que você ingira bebidas isotônicas que contenham sódio, pois este elemento ajuda a não perder tanta água quando realizamos atividades físicas.

Outro aspecto que deve ter em conta é não realizar exercício com o estômago vazio ou após uma refeição pesada, já que isto também pode provocar a cefaleia. Para evitar a subida da tensão arterial, também é recomendável não fazer exercício com roupa muito quente, já que isto acelerará o aumento do seu calor corporal. Também não é bom se exercitar sob o sol ou em ambientes quentes pelo mesmo motivo. Por último, o mais fácil: não se exercite até o esgotamento. Não é bom para sua saúde nem para sua cabeça.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que me dói a cabeça quando faço exercício, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • Não exercite mais do que o seu corpo aguenta.
  • Não faça exercício com o estômago vazio nem cheio. Se hidrate constantemente durante o exercício.
  • Evite o calor, o sol e a roupa quente. Mantenha uma postura corporal correta.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Por que me dói a cabeça quando faço exercício