Partilhar

Pra que serve a morfina

Por Nicolas Santos. Atualizado: 12 dezembro 2019
Pra que serve a morfina
Imagem: diariodigital.sapo.pt

A morfina é uma substância extraída do ópio e tem esse nome que faz alusão ao deus grego do sono Morfeu. O seu uso na medicina está relacionado a pacientes que sofrem de dores muito forte, em casos de dor crônica, acidentes graves ou câncer. Em 1973 foi descoberto que a morfina atuava em pontos específicos do encéfalo, medula espinhal e outras terminações nervosas. Por causa de abusos dessa substância, foram relatados casos de dependência à essa substância lá pelo século XIX durante as guerras civis dos Estados Unidos.

Neste artigo, umComo explica para que serve a morfina.

Também lhe pode interessar: Cloroquina, para que serve?

Para que é usada

  • Dor crônica: É a primeira escolha no tratamento clínico geral para dores pós-operativas como no caso de câncer mas é frequentemente substituída pelo fentanil.
  • Dor aguda forte: Traumas, fortes dores de cabeças, pós-partos (não se usa morfina em cólicas biliares pois provocam espasmos e podem aumentar a dor) não costumam utilizar morfina em dores inflamatórias.
  • Anestésico: Utilizada como coadjuvante do gás anestésico geral.

Como a morfina age no corpo

Os opioides são agonistas geralmente recebidos pelos neurônios de algumas zonas do cérebro, medula, sistema intestinal, neural e medula espinhal.

Estes receptores são importantes na regulação natural da dor e na sensação de dor no corpo. Os opioides endógenos como a endorfina e encefalina são os neurotransmissores que agem com as substâncias opiáceas como no caso da morfina. Alguns desses receptores tem propriedades analgésicas como os denominados 'Mu', além dos receptores K e Delta. Cada receptor é ligeiramente semelhante ao outro, mesmo que cada um atue numa área diferente.

A endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar e analgésico natural do nosso corpo é uma palavra formada pela junção de 'endo' e 'morfina'.

Pra que serve a morfina - Como a morfina age no corpo
Imagem: cuidavida.com

Administração

A sua administração pode ser via oral, subcutânea, intravenosa e intramuscular. As formas transdérmicas, intranasais e epidurais são as menos utilizadas. Frequentemente é dado ao paciente o controle da bomba que pode ser ativada por um botão, desta forma injetando a quantidade do opioide de acordo com o seu desejo. Estes mecanismos geralmente previnem a injeção de doses muito elevadas, que podem causar danos graves a saúde do paciente, mas na maioria dos casos como o controle é feito pelo paciente que está sob efeito do medicamento ele acaba por se limitar a pressionar o botão somente quando sente dor para evitar sonolências.

Após a administração o seu efeito perdura de 4 a 6 horas.

Este medicamento jamais deve ser administrado durante a gravidez pois ultrapassa a barreira hemato-encefálica e até mesmo a placenta.

Efeitos colaterais

  • Sedação.
  • Euforia (em casos de dependência).
  • Rigidez muscular involuntária.
  • Alucinações, ansiedade e pesadelos.
  • Redução da função renal (incomum).

Contra-indicações

A morfina é contra-indicada em casos de hipertensão craniana como meningite, gravidez, insuficiência hepática ou renal ou para alérgicos a qualquer uma das substâncias da pupila.

A morfina jamais deve ser utilizada em conjunto com substâncias depressoras do SNC como o álcool, benzodiazepinas ou com qualquer tipo de anti-psicótico ou anti-depressivos.

Veja também: Quais são os efeitos do ópio

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pra que serve a morfina, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Pra que serve a morfina

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
ROSALINA AMARAL DO NASCOMENTO
meu pai tem 88 anos hj fui visitar ,tem uma pessoa cuidando dele no quarto que ele dorme achei tres caixas de morfina , perguntei para o cuidador se ela estava fazendo uso deste medicamento , ele me respondeu que não estva ali só guardado vou ver isto direito pq achei meu pai muito cansadinho fraquinho, ele não tem doenças graves é apenas a idade dele ,
maria lucia ozorio
meu marido comessou a uzar morfina dimorf de 6/6h.ele tem mestaces isso e porque ele esta na faze terminal????
Alexandre
Meu Pai já está tomando a morfina mais de um mês.e quem toma a morfina não tem mas cura

Pra que serve a morfina
Imagem: diariodigital.sapo.pt
Imagem: cuidavida.com
1 de 2
Pra que serve a morfina

Voltar ao topo da página