menu
Partilhar

Quais os benefícios da centella asiática

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 18 março 2021
Quais os benefícios da centella asiática
Imagem: distribuidorproductoskeex.com

Está procurando saber quais os benefícios da centella asiática? Neste artigo de umComo vamos explicar para você. A centella asiática, conhecida também como cola de gotu e gotu kola, é uma planta que tem sido utilizada durante anos no campo medicinal e estético. As propriedades mais conhecidas desta planta são as emagrecedoras e firmadoras da pele, sendo por isso uma ótima aliada para combater a indesejada celulite. Mas esta planta medicinal não fica por aqui, a centella asiática ajuda ainda a melhorar a circulação, a prevenir e tratar problemas de varizes e muito mais. Fique ligado e saiba mais sobre esta poderosa planta!

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios da tanchagem
Passos a seguir:
1

A centella asiática conta com inúmeros benefícios para o corpo, sendo uma ótima opção no combate à celulite. Tomar esta planta em forma de chá ajuda a eliminar os líquidos e as toxinas que causam aqueles furinhos próprios da celulite, a chamada 'pele casca de laranja', para além de ajudar a melhorar a micro-circulação. Além disso, esta planta também ajuda a diminuir aquele inchaço característico da celulite, devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

Quais os benefícios da centella asiática - Passo 1
Imagem: clinicabergmann.com.br
2

Outros dos benefícios associado à centella asiática é o seu poder de emagrecimento. Isto acontece porque a planta conta com propriedades diuréticas, que fazem com que líquidos e toxinas acumuladas em excesso no corpo, sejam eliminadas. No entanto, este emagrecimento que se nota ao tomar o chá da centella asiática é devido à eliminação de toxinas e líquidos e, não devido à eliminação de gorduras. Por isso, é extremamente importante aliar o consumo do chá de centella asiática a uma alimentação saudável, pobre em gorduras, açúcares e frituras. Além disso, também deverá uma rotina de exercício para que consiga alcançar os resultados esperados.

3

E para quem sofre de problemas com varizes, saiba que a centella asiática pode ajudar a prevenir e a amenizar este problema. Esta planta medicinal ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos, ajudando a tratar e prevenir problemas causados pelo mau funcionamento destes.

Quais os benefícios da centella asiática - Passo 3
Imagem: revistadonna.clicrbs.com.br
4

A centella asiática também apresenta como benefício o aumento da produção de colágeno, atuando como um ótimo cicatrizando e dando à pele mais firmeza, o que é fundamental para quem quer perder peso e ficar com um corpo bem lisinho e firme.

5

Para além dos benefícios apresentados que com certeza já convenceram você, a centella asiática ajuda ainda a melhorar a memória, alivia as contraturas musculares e conta com propriedades regenerativas, sendo útil para combater a queda de cabelo.

6

E para conseguir todos esses benefícios da centella asiática para o seu organismo, você deve consumir esta planta em forma de chá. Para isso, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1/2 litro de água;
  • 1 colher de sopa da erva seca;
  • Mel (opcional).
Quais os benefícios da centella asiática - Passo 6
Imagem: thjardins.com.br
7

Para fazer o chá de centella asiática, coloque em uma panela a água, de preferência filtrada, e a erva seca. Leve ao fogo a mistura e, assim que levantar fervura desligue o fogo. De seguida, tampe a panela e mantenha o chá abafado por cerca de 10 minutos. Quando estiver morno, coe e beba adoçado com mel ou não.

Quais os benefícios da centella asiática - Passo 7
Imagem: livestrong.com
8

O consumo recomendado de chá de centella asiática é de, no mínimo, duas xícaras por dia. A dose diária dessa planta não deve ser superior a 900 mg e o seu consumo deve ser indicado pelo seu médico ou nutricionista.

9

É importante saber que, o chá de centella asiática conta com algumas contra-indicações, ele não deve ser ingerido por grávidas ou em período de amamentação, pacientes com úlceras, que sofram de gastrite ou sofram de outros problemas estomacais. Pacientes que tenham hipersensibilidade a algum dos componentes da planta, também não devem ingeri-la uma vez que pode provocar reações alérgicas. Por isso, é sempre bom consultar seu médico antes de começar a tomar o chá dessa planta medicinal.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios da centella asiática, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Maria Bonfim
onde se consegue obter, gostava de experimentar
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Maria, você pode encontrar esta planta seca em ervanárias ou em farmácias de manipulação. Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando ;)

Quais os benefícios da centella asiática
Imagem: distribuidorproductoskeex.com
Imagem: clinicabergmann.com.br
Imagem: revistadonna.clicrbs.com.br
Imagem: thjardins.com.br
Imagem: livestrong.com
1 de 5
Quais os benefícios da centella asiática

Voltar ao topo da página