Outras ervas medicinais

Quais os benefícios da hamamélis

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os benefícios da hamamélis
Imagem: beneficiosdasplantas.com.br

Entre as plantas medicinais, a hamamélis se destaca pela sua propriedade anti-hemorrágica, no entanto, a espécie combate ainda inflamações e possui ação antioxidante, adstringente, descongestionante, tônica e vasoconstritora. Por conta disso, saiba quais os benefícios da hamamélis com as informações que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios da tanchagem
Passos a seguir:
1

A hamamélis também é conhecida por outros nomes, como amieiro-mosquiado, flor-de-inverno, avaleira de bruxa e mesmo hamamelia. As suas flores são amarelas e florescem no inverno, sendo que, além do chá da planta, é possível fazer uso de pomadas, cápsulas, cremes, tinturas e outras versões, as quais são feitas com a espécie. Esses produtos são encontrados em lojas de produtos naturais e também podem ser feitos em farmácias de manipulação. Dessa forma, entre os benefícios da hamamélis estão os associados à pele, sendo que a espécie pode ajudar no tratamento de ferimentos de picadas, feridas, cortes, algumas alergias e queimaduras.

Quais os benefícios da hamamélis - Passo 1
Imagem: remediodaterra.com.br
2

As vantagens que a planta oferece à pele estão no fato dela contar com alta concentração de taninos, inclusive, na sua casca, os quais têm a função de proteger as camadas superficiais da pele. Com isso, é promovido uma vasoconstrição que, entre outras ações, reduz as hemorragias. Já que ajuda no tratamento de varizes e problemas circulatórios, bem como ajuda a reduzir inchaços, cansaço nas pernas e varicosas, a hamamélis é encontrada ainda em produtos de higiene pessoal e em cosméticos.

3

Quanto ao chá de hamamélis, ele tem o benefício de tratar casos de tosse, constipação e diarreia, além de diminuir o sangramento da menstruação e purificar o sangue. Para ingerir a planta é possível fazer infusões com suas folhas secas ou usar as suas cápsulas. Quem optar pelo seu chá, o recomendado é utilizar duas colheres de chá de folhas secas para cada xícara de água quente. A bebida é eficiente ainda para casos de retenção de líquidos e para aumentar o metabolismo. Caso seja usada a casca da planta, o melhor é fervê-la junto com a água para fazer o seu chá.

4

Outros benefícios da planta incluem o seu uso no tratamento de aftas e gengivite e em problemas do couro cabeludo, como caspa e cabelo oleoso. Já para tratar as hemorroidas, uma receita de remédio caseiro é usando a pomada de hamamélis. Para tanto, é preciso de 30 ml de parafina líquida, 30 ml de glicerina e duas colheres de sopa de cascas da planta. É preciso colocar a hamamélis e a parafina em uma panela e, depois que levantar fervura, esperar cinco minutos para, então, adicionar 30 ml de glicerina. Para conservar a pomada é preciso guardar em um recipiente com tampa na geladeira por até um mês e usar quando for necessário.

Quais os benefícios da hamamélis - Passo 4
Imagem: farmaciadoleme.com.br
5

Embora o chá de hamamélis seja saudável, é importante evitar bebê-lo em demasia. O seu excesso pode causar distúrbios gastrointestinais, entre eles, vômitos e náuseas, além de toxidade hepática que causa danos aos rins e fígado. Outros efeitos colaterais são irritação do estômago, salivação excessiva e sedação. Já a planta é contraindicada a mulheres que estejam grávidas e amamentando.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios da hamamélis, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: beneficiosdasplantas.com.br
Imagem: remediodaterra.com.br
Imagem: farmaciadoleme.com.br
1 de 3
Quais os benefícios da hamamélis