Quais os benefícios e malefícios da banha de porco
Hoje em dia, os óleos vegetais, como o de soja, milho, canola, girassol, algodão e muitos outros são comuns nas cozinhas brasileiras. No entanto, nem sempre foi assim, há algumas décadas, a gordura usada para a preparação de todas as refeições era a banha de porco. Quando surgiu a indústria dos óleos vegetais, pregando que eles eram muito mais saudáveis para a saúde, também demonizaram o ingrediente tradicional da mesa dos brasileiros. Atualmente, já se sabe que os óleos vegetais não são bons para o organismo, ainda mais na quantidade que são consumidos, pois em praticamente todos os alimentos industrializados eles estão presentes. Frente a isso, aos poucos as pessoas estão voltando a usar a gordura animal em seus lares. Para saber, portanto, quais os benefícios e malefícios da banha de porco, o umCOMO reuniu muitas informações. Confira quais são elas.
Benefícios da banha de porco
Diferente do que a indústria dos óleos vegetais fez questão de disseminar para desencorajar o uso da banha de porco, a gordura saturada que a banha possui não é tão maléfica para o organismo. De qualquer forma, esse alimento não possui apenas gordura saturada pura, mas sim, uma composição balanceada, como afirmam os especialistas. Ou seja, entre os benefícios da banha de porco está o fato de contar com aproximadamente 40% de gordura saturada e 45% de gordura monoinsaturada, além de 12% de gordura poli-insaturada, o que é um equilíbrio positivo para o organismo.
Vale dizer que as monosaturadas são importantes para manter o bom funcionamento do coração. Especialistas lembram que a ocorrência de ataques cardíacos, que se tornou comum na população, coincidiu com o surgimento dos óleos vegetais nos supermercados. Além disso, quando a banha vem de animais criados soltos, em pastos, o alimento é ainda mais vantajoso, porque se torna rico em ômega 3, outra gordura muito benéfica a saúde. Em se tratando de gorduras boas, a banha de porco possui uma grande variedade delas, uma vez que é fonte ainda do chamado colesterol bom, um dos principais combatentes das doenças cardiovasculares.
Os nutrientes que compõem o alimento provindo do porco também é fonte de vitaminas e minerais, como as vitaminas C e B, além de ferro e fósforo. E mais, assim como o óleo de fígado, a banha é uma das principais fontes de vitamina D, um nutriente essencial para a saúde encontrada em uma variedade limitada de alimentos. A sua ausência no cardápio está relacionada a problemas ósseos, espasmos musculares, fraqueza do corpo e do sistema imunológico. Em contrapartida, a banha possui baixo teor de sódio, bem como em ômega 6, um tipo de gordura presente nos óleos vegetais que não é tão boa para o organismo como de outros tipos.
A gordura provinda do animal é fonte ainda de ácido oleico, uma substância associada ao menor risco de depressão, por isso, combater essa doença é mais uma das vantagens do alimento para as refeições do dia a dia. Por fim, outro benefício de usar a banha de porco é o fato de ser uma ótima alternativa aos óleos vegetais no preparo dos mais variados alimentos, como para refogar vegetais, fritar alimentos e mesmo cozinhar carnes e outros pratos. É necessário dizer que quando se usa o óleo de soja, entre outros óleos vegetais, para preparar as refeições, ele gera substâncias tóxicas para o organismo, inclusive, os radicais livres, que são cancerígenos e causam outras doenças graves.
Malefícios da banha de porco
Depois de anos de preconceito com a banha de porco, esse alimento está voltando aos lares para a preparação de refeições em substituição aos óleos vegetais. No entanto, vale dizer que como qualquer outro alimento saudável o seu excesso não é benéfico para a saúde. Muitas pessoas têm o costume de usar gordura em demasia na preparação dos alimentos, sendo que na maioria das vezes isso não é necessário. Desse modo, na medida certa, não existem malefícios ligados à banha de porco.
De qualquer forma, algumas dicas combinam com essa ocasião. Ao cozinhar arroz e massa, por exemplo, não é preciso usar nenhum tipo de gordura para o seu preparo. O mesmo pode ser evitado na hora de cozinhar carnes que já possuam gordura, a qual substitui a necessidade de usar óleos vegetais. No entanto, quem não quer mudar os seus hábitos em favor da saúde pode ao menos reduzir a quantidade de gordura, seja ela animal ou vegetal na hora de preparar os seus alimentos e da sua família.
Além disso, não é apenas a banha de porco que passou por uma fase de descrença e que, hoje em dia, voltou a receber a sua parcela de importância nas refeições. O mesmo já aconteceu com a manteiga e com os ovos. Já na hora de comprar a banha de porco, é preciso optar pelos melhores produtos, já que nem todos que são comercializados são de boa qualidade. É indicado dar preferência àqueles que não foram hidrogenados, branqueados e nem desodorizados, sendo importante buscar ainda pela banha de porco que não recebeu adição de emulsificantes e tampouco de outros produtos químicos.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios e malefícios da banha de porco, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.