Partilhar
Partilhar em:

Quais são as propriedades do alecrim

Passo a Passo
Avaliação: 4,9 (144 votos)
5 comentários
47 vezes partilhado
 
Quais são as propriedades do alecrim

Uma planta aromática bastante utilizada é o alecrim, próprio dos climas quentes como os da zona mediterrânea. Pode utilizar-se para dar sabor e aroma à comida, mas também como remédio para muitas doenças e condições, uma vez que apresenta muitos benefícios para a saúde. Além disso, o alecrim é um arbusto que podemos plantar em casa nós próprios e apanhá-lo quando florescer. Neste artigo de umComo.com.br, explicamos-lhe quais são as propriedades do alecrim.

Também lhe pode interessar: Quais são os usos do alecrim
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, destaca-se as propriedades aromáticas desta planta, que nos servirão na cozinha para enfeitar todo o tipo de pratos e guisados.

2

Por outro lado, o alecrim torna-se também muito útil para combater problemas digestivos, assim como também as flatulências. Para isso, devemos tomar infusões de alecrim e recomenda-se fazê-lo depois das refeições.

3

Além disso, o alecrim ajuda nas condições respiratórias, devido aos seus efeitos estimulantes e tônicos e inclusivo afirma-se que possui substâncias anti-inflamatórias que atuam sobre a inflamação pulmonar.

4

Na hora de tratar a anemia e problemas de ferro, também é possível fazê-lo com esta erva medicinal. Pode-se preparar uma infusão com a planta seca e tomar vários copos ao dia e superar assim a falta de ferro.

5

O alecrim destaca-se também por ser uma das plantas com mais antioxidantes, de tal forma que se torna benéfico para manter as células jovens e para tratar muitas patologias.

6

Esta erva aromática também se pode utilizar para reduzir as dores musculares e cãibras, fazendo banhos de alecrim ou massajando com óleo desta planta na zona afetada.

7

A queda de cabelo é outro dos problemas que podemos tratar fazendo massagens com óleo de alecrim sobre o couro cabeludo, assim como também ajudará a fortalecer as unhas frágeis e quebradiças.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quais são as propriedades do alecrim, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Comentários (5)

Escrever comentário sobre Quais são as propriedades do alecrim

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
lucilene
Gostaria de saber se quem tem diabetes e artrose pode utilizar esta planta
Sara
Olá Luzia, muito obrigada pelo seu comentário e pela dica :)
Luzia Pires da Silva
Sara querida, o alecrim é ótimo para labirintite, eu faço uso dele juntamente com a erva doce e cravo da índia. Resolve mesmo.
Sara
Olá Jenaina, muito obrigada pelo seu comentário :)
Jenaina
Foi surpresa pra mim,não sabia o quanto essa planta é importante.Obrigada por passar essas informações tão importante!

Quais são as propriedades do alecrim
Quais são as propriedades do alecrim