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Qual é a quantidade ideal de uva passa por dia?

 
Por Yuri Ferreira. Atualizado: 2 novembro 2017
Qual é a quantidade ideal de uva passa por dia?

Tal como biscoito e bolacha ou ketchup na pizza, a uva passa é um desses alimentos polêmicos que divide a sociedade brasileira: seus defensores mais ferrenhos insistem em colocá-la em locais estranhos, como frangos e saladas, e seus maiores críticos rejeitam a pequena frutinha cristalizada e seca até nos doces ou crua. No entanto, independente das polêmicas que tangem especialmente os almoços de festas de fim de ano, as uvas passas são alimentos muito utilizados em toda a culinária e como qualquer tipo de substância alimentícia, esses pequenos pontos pretos costumam ter valores nutricionais e funções dentro do nosso organismo. Porém, os benefícios e malefícios da uva passa são pouco comentados e desconhecidos para muitas pessoas. Nesse artigo feito por umCOMO para você, iremos falar sobre as qualidades desse polêmico alimento, além de dizer qual é a quantidade ideal de uva passa por dia. Continue lendo para não abusar no Natal!

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Quantas uvas passas posso comer por dia?

Depende. Digamos que comer mais de 100 gramas de uvas passas por dia é o "limite adequado", pois uma quantidade maior do que isso causaria um desiquilíbrio em dois aspectos da sua vida. O primeiro seria no seu intestino, haja vista que as uvas passas possuem caráter laxativo, o que acaba sendo um problema. Ou seja, se você não deseja ter problemas de intestino, não coma mais do que a quantidade acima dita. O segundo problema é a alta quantidade de açúcar e carboidratos que esse alimento possui, podendo causar absorção desnecessária de açúcares e desequilíbrio nutricional com excesso de calorias. Porém, isso tudo tem um motivo. Nos tópicos seguintes falaremos sobre as principais propriedades das uvas passas no organismo humano.

Uva passa solta o intestino?

Sim. Por ser riquíssima em fibras, a nossa polêmica uva passa é ótima quando se fala de seu efeito laxativo e da sua capacidade de acelerar o movimento intestinal, regulando o relógio biológico e aumentando a qualidade da flora intestinal. Portanto, se você está com problemas de prisão de ventre ou de desregulação do trânsito peristáltico, é importante consumir uma pequena quantidade de uvas passas diariamente. Em alguns dias o seu sistema gastrointestinal retomará o funcionamento adequado graças a média de quase 4 gramas de fibra a cada 100 gramas de uvas passas.

Uva passa engorda?

Uva passa não emagrece. Portanto, em exagero, engorda. Por se tratar de um alimento com muitas calorias e recheado de açúcares, se ele for ingerido em altas quantidades pode ser um exagero contra-indicado para quem não deseja ganhar peso. É importante dizer que consumida em pequenas porções em períodos esporádicos, não existe motivo para acreditar que a uva passa engordará. Agora, se ela estiver todo dia nos seus pratos e em grandes quantidades, pode anotar: uva passa pode, sim, engordar. Se você achou que ela emagrecia, mas enganou-se, leia Alimentos que ajudam a emagrecer e saiba mais.

Uva passa tem açúcar?

Sim. Muito. Para a produção das uvas passas - ou seja, para a secagem das uvas e para torná-las palatáveis ao consumo humano - o açúcar é elemento crucial. Sem ele, não existiriam uvas passas. Não somente isso, mas ele é parte importantíssimo da produção, sendo responsável por quase 60% da composição final da uva passa. Da próxima vez que você comer uma uva passa, imagine que mais da metade do que você tá enfiando na sua boca é açúcar. É exatamente por isso que a Uva Passa é bastante calórica e altamente enérgica, mas pode funcionar como inimiga em algumas dietas em que os carboidratos e açúcares tem seus níveis reduzidos em busca do emagrecimento. Se sua intenção era que ela não tivesse açúcar, leia nosso artigo Como deixar o açúcar e veja algumas outras dicas que não envolvem uvas passas.

Uva passa - tabela nutricional

A tabela nutricional da uva passa é bastante curiosa. É claro que esses valores não são certos, são apenas pequenas ideias sobre a uva passa, podendo é claro que ser variáveis de método de produção para método de produção e de uva passa para uva passa. No entanto, a uva passa possui a cada 100 gramas:

  • Calorias: 299 kcal
  • Gorduras totais: 0,5g
  • Colesterol: 0 mg
  • Sódio: 11 mg
  • Potássio: 749 mg
  • Açúcar: 59 g
  • Fibras alimentares: 4 g
  • Proteínas: 3,1 g

Todos esses dados foram fornecidos pelo Departamento de Agricultura do governo americano[1].

Veja também: Quais são os benefícios da uva

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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Referências
  1. https://ndb.nal.usda.gov/ndb/search/list?qlookup=09298

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