Partilhar

Quantas vezes devemos comer carne vermelha na semana

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quantas vezes devemos comer carne vermelha na semana

Há quem defenda um regime alimentar à base de vegetais e livre de carne, e outros que seguem uma dieta omnívora. A realidade é que independentemente do tipo de alimentação que escolher para você, deve realizá-la de forma responsável, mantendo o adequado equilíbrio que permita o seu corpo se nutrir, aproveitar as vitaminas e minerais dos alimentos que consome, contribuir com energia e garantir um organismo saudável.

Isto significa que nenhum ingrediente deve ser consumido em excesso, por mais que você adore. Esta busca do equilíbrio converteu-se em um ponto importante para quem é adepto da ingestão de carne, especialmente da vermelha, que consumida sem moderação pode aumentar a possibilidade de sofrer diversas patologias. Então quanta vezes devemos comer carne na semana para estar saudáveis? Neste artigo de umComo.com.br explicamos.

O valor nutricional da carne vermelha

Existem defensores e opositores, mas o valor nutricional da carne vermelha é inegável. Este alimento oferece ao nosso organismo:

  • Proteínas de alta qualidade, importantes para a regeneração muscular e seu adequado bem-estar.
  • Ferro de fácil absorção, um mineral essencial para a adequada formação das células vermelhas no sangue e para prevenir a anemia.
  • Excelente contribuição de vitamina B12 que ajuda a manter a saúde das nossas células vermelhas e do sistema nervoso.
  • Contribuição de outros minerais importantes como o zinco, magnésio, selênio e fósforo.

No mercado existem diversos cortes de carne vermelha e produtos de carne derivados deste ingrediente, no entanto, recomenda-se o consumo de carne magra, que contribui com uma menor quantidade de gordura para o organismo e portanto considera-se mais adequada para manter a nossa saúde cardiovascular. Os cortes de carne vermelha magra são a ponta de contrafilé e contrafilé, o vazio, o filé mignon, o coxão duro e músculo, por sua vez devem ser evitados cortes mais gordurosos, bem como o consumo excessivo de embutidos derivados da mesma, que contribuem com um elevado conteúdo de lipídios para a dieta.

Quantas vezes devemos comer carne vermelha na semana - O valor nutricional da carne vermelha

Quantidade de carne vermelha recomendada por semana

Se escolhermos sempre carne magra para o nosso consumo, então não só estaremos garantindo todo o valor nutricional deste alimento, como também evitaremos o excesso de gordura que este ingrediente pode conter quando não é escolhido adequadamente.

À pergunta de quantas vezes devemos comer carne vermelha na semana, a resposta é entre 200 e 240 gramas semanais. Isto equivale a 2 porções entre 100 e 120 gramas de carne, ainda que se só optar por cortes magros, poderia ingerir ocasionalmente uma porção, aumentando a quantidade para 3 vezes na semana.

Quantas vezes devemos comer carne vermelha na semana - Quantidade de carne vermelha recomendada por semana

Por que é importante não exceder o consumo de carne vermelha?

Uma recente publicação da Organização Mundial da Saúde adverte que as carnes processadas aumentam o risco de câncer, entendendo por carnes processadas produtos como os hambúrgueres e almôndegas que se vendem já prontas, os produtos preparados que contêm carne bovina picada, a carne em lata, em conserva e uma longa lista de embutidos procedentes tanto da carne vermelha como do porco.

Adicionalmente, a pesquisa aponta que as carnes vermelhas poderiam ser "provavelmente cancerígenas para os humanos", ainda que a investigação não seja conclusiva. Neste ponto, entram em jogo aspectos como a qualidade da carne escolhida, a quantidade de vezes na semana que a consumimos e a preparação, pois os alimentos muito queimados podem aumentar o risco de câncer, por isso, consumir carne grelhada ou na brasa com frequência poderia ser nocivo.

À parte disto, o consumo excessivo de carne aumenta a possibilidade de sofrer de outras condições de saúde como:

  • Colesterol e triglicérides elevados.
  • Ácido úrico alto.
  • Maior risco de sofrer de doenças cardíacas.

Com todos estes dados na mão fica mais claro que nunca que é importante seguir uma dieta equilibrada, sem se exceder no consumo de carne vermelha, nem de nenhum outro alimento com o objetivo de garantir a nossa saúde e bem-estar.

Quantas vezes devemos comer carne vermelha na semana - Por que é importante não exceder o consumo de carne vermelha?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantas vezes devemos comer carne vermelha na semana, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quantas vezes devemos comer carne vermelha na semana

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Luana
Minha filha vai completar 3 anos em março agora, ela pesa 16kilos :750 gramas tem 0,96 altura, ela esta com o colesterol ruim alto, eu re retirei o que ela mais comia q era acuçar em chas e sucos, tirei o achocolatado , para o sem açúcar, o óleo para azeite extra virgem, dou mais agua, nao dou biscoto recheado, troquei o iorgute para o desnatado, leite para desnatado, intercalo, bom ela é uma criança que em vista de outras, não come besteiras, e mesmo assim repetindo o exame e baixou mais continua elevado, mas ela como quase todos os dias carne bovina cozida com legumes, ovos cozido, nada de fritura, e estou desesperada em saber o q fazer

Quantas vezes devemos comer carne vermelha na semana
1 de 4
Quantas vezes devemos comer carne vermelha na semana

Voltar ao topo da página