Partilhar

Como substituir a carne vermelha

Por Paula Cassandra. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como substituir a carne vermelha
Imagem: nadafragil.com.br

Por motivos de saúde, exigências médicas ou questões ideológicas, muitas pessoas estão reduzindo ou mesmo eliminando a carne de mamíferos, como boi, ovelha e outros, do seu cardápio. Porém, ao tomar essa decisão é importante apostar em outros alimentos ricos em nutrientes. Para saber como substituir a carne vermelha veja as dicas que o umComo.com.br tem sobre o assunto.

Passos a seguir:
1

Já que a carne vermelha é uma das fontes mais ricas de proteína, quando se pensa em substituir a carne vermelha é importante buscar alimentos que possam suprir a quantidade desse nutriente que deve ser ingerido todos os dias, pois é essencial para o bem estar do organismo. A soja, nesse caso, é a principal alternativa, uma vez que oferece ainda todos os aminoácidos importantes. No entanto, o melhor é buscar os alimentos de soja que não fazem uso de sementes transgênicas.

Como substituir a carne vermelha - Passo 1
Imagem: adiopoata.com.br
2

Hoje em dia, é possível encontrar diferentes alimentos produzidos à base de soja, como os que substituem o leite, iogurte, queijos e, inclusive, a carne vermelha, encontrados em forma de hambúrguer. Também é possível preparar a soja texturizada, que depois de pronta se assemelha à carne moída. Já o tofu é o chamado “queijo de soja”, uma das opções mais versáteis, já que pode agregar proteína a saladas, sanduíches, etc, além de ser preparado em combinações com diferentes molhos.

3

Quem não aderiu a uma dieta completamente livre de carnes deve ingerir peixe e frango em substituição à carne vermelha, pois são opções muito saudáveis que, além de proteína, possuem vitamina B12, ferro e zinco, assim como a carne vermelha. No entanto, eles também merecem cuidados no preparo, como retirar a pele do frango e optar por peixes que se conheça a procedência. Além disso, com ambas as opções podem-se preparar refeições variadas.

4

Mesmo que em concentrações menores de proteínas, existem muitos outros alimentos que podem ajudar na substituição da carne vermelha, como é a combinação tradicionalmente presente na mesa dos brasileiros: arroz e feijão. Enquanto o arroz é rico em metionina, o feijão é fonte de lisina, ambos aminoácidos essenciais. E mais, o feijão possui altos níveis de ferro, outro nutriente que não pode faltar no dia a dia.

5

O ovo também é fundamental. Mesmo quem come carne vermelha deve ingeri-lo para tirar proveito de todas as suas vantagens nutricionais. Além de ser rico em proteína, ele conta com minerais, vitaminas e ômegas 3 e 6. Da mesma forma, o leite colabora em muito com a saúde de quem deseja eliminar ou reduzir a carne vermelha do seu cardápio. Os seus derivados também contam com as vantagens proteicas.

Como substituir a carne vermelha - Passo 5
Imagem: comendocomosolhos.com
6

Já que o ideal é apostar em uma alimentação variada, é possível ainda agregar mais opções ao cardápio, como a quinoa, um cereal que além de proteína possui alta concentração de fibras e ômega 3. Outra vantagem é a versatilidade, podendo ser consumida com vitaminas, mingaus, iogurtes, saladas ou integrar a receita de pães, bolos e massas. Os vegetais verde-escuros também ajudam na substituição da carne, como é o caso da salsa, brócolis, couve, rúcula, espinafre, agrião e das folhas de beterraba.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como substituir a carne vermelha, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como substituir a carne vermelha

O que lhe pareceu o artigo?

Como substituir a carne vermelha
Imagem: nadafragil.com.br
Imagem: adiopoata.com.br
Imagem: comendocomosolhos.com
1 de 3
Como substituir a carne vermelha

Voltar ao topo da página