Livrar-se das cascas

Como tirar a marca de casca de ferida

Como tirar a marca de casca de ferida

As cascas de feridas são formações temporárias da pele por meio de plaquetas e sangue. Costumam ter uma cor parda ou avermelhada e sua função é proteger a pele de possíveis agressões. Esta crosta cai após alguns dias e deixa a pele nova descoberta, onde o processo de cicatrização já foi concluído. Trata-se do que costumamos chamar de cicatriz. Se a ferida for superficial, a cicatriz provavelmente desaparecerá em pouco tempo, igualando sua cor rosa à do resto da pele. Mas, outras vezes, o processo é mais complexo, seja pelo tamanho da lesão ou por um cuidado inadequado durante o processo de cicatrização.

Em umComo.com.br queremos ensinar você a tirar a marca de casca de ferida para que você saiba que cuidados deve seguir para eliminar a cicatriz de uma vez por todas.

Também lhe pode interessar: Como tirar marca de mordida

Índice

  1. Cuidados com a ferida
  2. Alimentos e infusões para as cicatrizes
  3. Remédios naturais para eliminar marcas

Cuidados com a ferida

Se não quiser que uma simples queda ou um arranhão deixem uma lembrança para a vida toda, você deve cuidar da ferida. Observe os seguintes conselhos para isso:

  • Não arranque a casca da ferida. Isso fará com que o processo de cicatrização seja alterado e que a cicatriz fique bem mais evidente e demore mais a desaparecer.
  • Quando sofrer uma ferida lave-a rapidamente com água e sabão e desinfete-a. No início cubra-a com uma gaze ou um curativo, evitando sempre que a parte da cola entre em contato direto com a ferida. No seguinte artigo você pode ver o passo a passo de Como desinfetar uma ferida.
  • Quando a casca estiver dura é melhor não cobrir a ferida, a não ser que se encontre em um lugar de muito contato ou atrito.
  • Dependendo da magnitude da ferida, avalie a possibilidade de recorrer a um centro médico para que a suturem.
  • Ao eliminar a casca da ferida, aplique filtro solar alto para proteger a área, já que pode hiper pigmentar e deixar uma cicatriz escura que dura muito mais tempo.
Como tirar a marca de casca de ferida - Cuidados com a ferida

Alimentos e infusões para as cicatrizes

Certos alimentos podem ajudar a eliminar as marcas de uma casca e melhorar seu prognóstico. É apenas uma questão de saber quais são.

Durante o tempo que durar a cicatrização, devemos consumir alimentos que contenham vitamina C. No geral, todas as frutas são aptas, mas em particular você deve ingerir morango, cereja, limões, laranjas, mamão, groselhas ou kiwis.

Os alimentos ricos em antioxidantes são essenciais para melhorar o processo de cicatrização e a posterior eliminação da marca. Para isso, além das frutas antes referidas, que também contêm antioxidantes, você pode consumir brócolis, frutas secas, tomates, alho, chocolate amargo, cenouras ou uvas.

As infusões ou sucos de frutas também são muito úteis para esta tarefa. Você deve incluir na sua dieta chá verde, camomila, limonada, suco de laranja ou vitaminas misturando diferentes frutas.

Como tirar a marca de casca de ferida - Alimentos e infusões para as cicatrizes

Remédios naturais para eliminar marcas

Recorrer aos remédios naturais é sempre uma boa ideia. Geralmente respeitam a pele e são opções muito baratas. Os que podem oferecer melhores resultados para tirar a marca de uma casca de ferida são os que vamos mostrar de seguida:

Suco de limão

Esprema o suco de um limão e adicione duas colheres de sopa de leite. Misture bem e aplique na área, espere secar. Uma vez seco, aplique a polpa de um pedaço de aloe vera e cubra com uma gaze. Deixe agir toda a noite e não se esqueça de aplicar creme hidratante com proteção solar pela manhã.

Aloe Vera

O aloe vera é um excelente cicatrizante e elimina muito bem as marcas. Aplique aloe vera todas as noites na região afetada e deixe agir enquanto dorme.

Peeling com açúcar e mel

Você pode fazer um peeling suave com um pouco de açúcar e mel. O mel, além disso, é um excelente cicatrizante. Faça uma massa e aplique na região suaves movimentos circulares. Enxague com água morna.

Compressas de camomila

A camomila ajuda a eliminar o eritema, já que é calmante. Faça uma infusão de camomila (melhor se for natural) e quando estiver morna, molhe uma gaze com a infusão e aplique na região.

Como tirar a marca de casca de ferida - Remédios naturais para eliminar marcas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar a marca de casca de ferida, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Debora
Fiz um procedimento de retirada de dermatite perioral, e assim que a casca saiu, ficaram pontinhos vermelhos. Fui orientada a passar Berlison nos primeiros 5 dias 1x ao dia.. E depois 1x ao dia em dias alternativos. Uma esta rosada no meio e meio escura ao redor, isso seria mancha?
A sua avaliação:
Stela Celant Colognese
Sempre uso babosa para tudo. Queimadura, machucado etc. e bebo àgua com babosa pela manhã, pois me sinto muito bem,
1 de 4
Como tirar a marca de casca de ferida