Como tratar a úvula inflamada


Como tratar a úvula inflamada

A úvula, localizada na nossa garganta, e também conhecida por sineta ou campainha, tem uma função muito importante: é o filtro que impede que as bactérias que entram no nosso corpo através da boca consigam avançar. Por isso, é normal que, em ocasiões de inflamação e irritação, sobretudo quando apresentamos quadros clínicos graves de alergia ou gripe, isto seja incômodo e perturbador, mas alguns remédios caseiros podem ajudar a solucionar este problema. Em umComo.com.br, damos-lhe várias ideias para que descubra como tratar a úvula inflamada.

Foto: chronicsorethroat.wordpress.com

Instruções
  1. Ainda que existam muitos remédios caseiros para tratar a úvula inflamada, é sempre recomendável adicionar um anti-inflamatório comum, como por exemplo ibuprofeno. Este ajudará a acalmar a dor e reduzir a inflamação, para que nos sintamos muito melhor.

  2. Duas vezes por dia, deve realizar gargarejos, tomando um copo de água morna com uma colher pequena de sal. Devido ao conteúdo de iodo, o sal é um bom desinflamante, que também ajuda a controlar possíveis infeções.

  3. Manter-se hidratado é fundamental, já que, se a úvula está irritada e inchada, a secura será permanente. Ao não consumirmos líquidos, aumentamos o desconforto. Por isso, é conveniente tomar infusões mornas, especialmente chá com uma colher de mel, pois o mel tem propriedades antibióticas que ajudarão a diminuir a inflamação de forma eficaz.

  4. Alguns remédios homeopáticos, como a Belladona ou a Artemisa Vulgaris são especialmente indicados para aliviar o desconforto da garganta, nomeadamente inflamação, irritação e secura. As plantas são, desde tempos antigos, boas opções para tratar diversos problemas de saúde. Poderá encontrar mais informações sobre este tema numa ervanária.

  5. Se a inflamação da úvula acontece devido a uma reação alérgica, é importante tomar anti-histamínicos para controlar o problema. O mesmo acontece em caso de gripes graves.

  6. Tendo a úvula inflamada, é importante que não fume, não grite ou que projete demasiado a voz e deve ainda manter o pescoço protegido do frio, pois as mudanças bruscas de temperatura podem agravar o problema.

  7. Se, passados três dias de tratamento caseiro, a úvula continua dura, inflamada e irritada, se tiver muitas dores e problemas em engolir e se observou manchas esbranquiçadas semelhantes a pus, deverá dirigir-se a um otorrino. Quando a úvula está infetada deve tomar antibióticos específicos que só um médico poderá receitar.

  8. Se deseja ler mais artigos parecidos a como tratar a úvula inflamada , recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças no nariz e boca ou que se inscreva no nosso boletim de novidades.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como tratar a úvula inflamada :


2 comentários


18-10-2013 disse:
tomará que funcione minha garganta ta doendo 1 mes q essa dor nao para eu fico ser tomar caafe almoço e jantaa
19-11-2014 disse:
VAI NO MEDICO
18-07-2013 disse:
gostaria de saber se tem a ver com tiroide
Vídeos em destaque
DIY Desenhos de natal Aulas de Matemática Experiências