Outros Alimentos a evitar

Comer alimentos fora da validade faz mal?

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Comer alimentos fora da validade faz mal?

Fala-se muito do cuidado que os consumidores devem ter ao adquirir produtos alimentícios, a fim de comprar os que estejam dentro da validade. Mas e se na hora de usá-los para as refeições estiverem vencidos, o que fazer? Essa é uma dúvida bastante frequente e para você saber se comer alimentos fora da validade faz mal? Confira as dicas que o umComo.com.br tem para dar a respeito do assunto, a fim de garantir a sua saúde e a economia nas suas compras.

Também lhe pode interessar: Comer ovo cru faz mal à saúde?

Quais alimentos fora da validade são possíveis comer

Mesmo que seja de extrema necessidade comprar alimentos dentro do prazo de validade, é possível comer alimentos fora da validade sem que faça mal, desde que eles ainda possuam as mesmas características de quando foram comprados. Isso significa que os produtos precisam manter a sua textura, cheiro e sabor originais para serem ingeridos com segurança. Nesse sentido, vale lembrar que mesmo produtos que não estejam vencidos, segundo o rótulo, não devem ser usados se possuírem uma aparência diferente da normal.

Os alimentos que costumam manter a sua integridade mesmo depois de vencidos são os secos, como os temperos secos embalados, arroz, feijão, lentilha, macarrão, pipoca, farinhas e outros. No entanto, antes de usá-los no preparo de refeições é importante avaliar a sua aparência. Também é melhor evitar o seu consumo se tiver passado muitos meses do seu vencimento. Já quando o prazo de validade expirou há poucos dias são possíveis ainda usar no preparo de refeições os alimentos enlatados, como molho ou extrato de tomate, milho, ervilha, atum e outros.

Azeites, óleos, leite condensado, sal, açúcar, água mineral, chás de saquinho, cafés embalados, refrigerantes, legumes congelados e frutos secos também são outros produtos que podem ser usados depois de vencidos, desde que há pouco tempo. É importante entender que o prazo de validade é apenas uma referência usada pelos fabricantes, para que os consumidores ingiram os alimentos enquanto possuem as suas características originais. Porém, isso não significa que no dia seguinte da validade estarão estragados, desde que estejam armazenados adequadamente, o que costuma estar indicado no rótulo.

Comer alimentos fora da validade faz mal? - Quais alimentos fora da validade são possíveis comer

Como identificar um alimento estragado

Até mesmo alimentos perecíveis, como carnes, laticínios e outros podem ser consumidos um a dois dias depois de vencidos. Mesmo assim, é de extrema importância que antes de serem usados nas refeições a sua aparência seja avaliada e, em caso de dúvida, o alimento deve ser descartado. Caso contrário, pode fazer mal à saúde. A forma mais simples de saber se um alimento está estragado ou não é pela sua cor, sendo que se ela estiver diferente do comum é melhor descartar o alimento.

Do mesmo jeito é preciso proceder ao cheirar o alimento, se o aroma está diferente, ruim, azedo, estranho ou forte, mesmo que só um pouco é melhor evitar o consumo do produto. Alguns alimentos podem ser avaliados também por meio da sua textura, sendo que produtos estragados mudam de consistência, inclusive, os líquidos. É recomendado ainda avaliar e descartar se preciso os alimentos que estão mal embalados, como dentro de latas amassadas, plástico com furos, etc.

Quando o alimento está estragado, caso seja ingerido, pode causar diversos problemas de saúde, como intoxicação alimentar causada por bactérias. Os sintomas são enjoo, vômito, diarreia, dor no abdômen, calafrios e febre. Se houver suspeita de intoxicação é urgente buscar ajuda médica. Para evitar doenças e prejuízos para o bolso, evite comprar alimentos com prazo de validade que vai expirar antes de você consumi-los.

Comer alimentos fora da validade faz mal? - Como identificar um alimento estragado

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Comer alimentos fora da validade faz mal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Comer alimentos fora da validade faz mal?