Partilhar

Shoyu faz mal para a saúde?

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 28 janeiro 2020
Shoyu faz mal para a saúde?

Os amantes de comida japonesa conhecem muito bem o molho shoyu. Esta substância é muito popular e costuma ser consumido com sushi, nigiri e outros pratos típicos japoneses. No entanto, também pode ser usado para temperar saladas, carnes e outros pratos. Este molho preparado com grãos de soja fermentados e salgados por salmoura apresenta alguns benefícios para a saúde, mas também alguns riscos. O seu sabor marcante e intenso já é muito popular no Brasil, mas nem todo o mundo conhece bem os efeitos colaterais do consumo deste preparado. Continue lendo esse artigo do umComo e esclareça a dúvida: Shoyu faz mal para a saúde?

Também lhe pode interessar: Comer miojo faz mal para a saúde?
Passos a seguir:
1

Antes de saber se shoyu faz mal para a saúde, é importante conhecer os seus benefícios. Por ser um derivado da soja, o shoyu apresenta o mesmos benefícios do grão, que incluem uma riqueza de nutrientes como ferro, vitaminas do complexo B, cálcio e proteínas.

Assim sendo, o shoyu oferece benefícios para o sistema nervoso, ação antioxidante, prevenção de doenças como osteoporose, câncer de mama e de colo do útero.

2

No entanto, o shoyu não apresenta apenas vantagens. O alto teor de sódio pode pôr em risco a saúde do coração e provocar aumento de peso, assim como retenção de líquidos.

Shoyu faz mal para a saúde? - Passo 2
3

O shoyu pode chegar a conter 646 mg de sódio por cada 10 ml e a recomendação diária da Organização Mundial de Saúde é de 2g apenas. Assim, duas colheres de sopa de shoyu são o suficiente para obter a dose diária de sódio.

Assim, o shoyu deve ser consumido com moderação por todo o mundo, mas particularmente por pessoas com hipertensão arterial.

4

O ideal é comer o shushi e os demais pratos da culinária japonesa com uma pequena dose de shoyu, evitando submergir o peixe e o arroz no líquido. O arroz absorve o shoyu, aumentando em muito o seu consumo e ultrapassando a dose diária recomendada facilmente.

O ideal é colocar apenas uma pequena quantidade no prato, evitando abusar, ou molhar o peixe levemente no recipiente com pouca quantidade.

Shoyu faz mal para a saúde? - Passo 4
5

O shoyu também prejudica as dietas de emagrecimento, pois é uma substância muito calórica. Apesar do valor calórico variar entre as diferentes marcas, uma colher de sopa pode chegar às 26 calorias.

As versões light podem ter menos sódio na sua composição, mas molhar os alimentos no shoyu, como a maioria faz, faz com que a substância continue extremamente calórica.

6

Uma boa opção é diluir o molho shoyu com um pouco de água para diminuir a sua concentração e optar por versões light, que podem conter até menos 35% de sódio.

7

A comida japonesa é muito calórica mesmo sem a utilização do shoyu. Alguns alimentos como as algas komnu, nori, wakame e hijiki são concentradas em sódio e prejudicam a perda de peso e a saúde em geral.

Apesar da sua riqueza em vegetais, os pratos japoneses incluem calorias escondidas. O arroz pode ser consumido com moderação, mas até algo tão simples é cozido em vinagre e açúcar, apresentando níveis calóricos altos.

Shoyu faz mal para a saúde? - Passo 7
8

Podemos, então, concluir que o shoyu faz mal para a saúde quando não é consumido com moderação. Se for diluído e consumido em pequenas quantidades que não ultrapassem a dose diária recomendada de sódio (especialmente quando combinada com a quantidade de sódio presente nos demais alimentos desse dia), o seu consumo pode até ser saudável.

9

Agora que já sabe se o shoyu faz mal para a saúde, confira esses artigos e descubra quais os alimentos que deve consumir e evitar na sua dieta:

Comer ovo todos os dias faz mal?

Faz mal beber muito chá?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Shoyu faz mal para a saúde?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Shoyu faz mal para a saúde?

O que lhe pareceu o artigo?

Shoyu faz mal para a saúde?
1 de 4
Shoyu faz mal para a saúde?

Voltar ao topo da página