Demasiada cafeína

Faz mal tomar muito café?

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 4 dezembro 2019
Faz mal tomar muito café?

Enquanto a maioria das pessoas começa todos os dias com uma xícara de café, o mundo inteiro debate se o café é bom ou mau para a saúde. Alguns dizem que é uma bebida que só oferece benefícios para o organismo, porque atua como anti-inflamatório, broncodilatador, protetor cardíaco e até diurético. Outros dizem que é uma substância muito perigosa por seu alto conteúdo em cafeína e a hiperatividade que esta substância implica.

A verdade é que, enquanto os especialistas tentam entrar num acordo, não é bom consumir nenhum alimento em excesso, porque a longo prazo, por mais benéfico que possa ser, as consequências do abuso costumam ser negativas. Ingerir mais de oito xícaras de café por dia não é bom, por quê? Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba se faz mal tomar muito café.

Também lhe pode interessar: Café faz bem ou mal?

Passos a seguir:

1

Efetivamente a cafeína tem o poder de causar hiperatividade, permitindo que a pessoa esteja mais ativa e acordada. No entanto, este efeito também tem a propriedade de aumentar o nervosismo, a ansiedade e causar tremores nas extremidades e taquicardia. Por esta razão relaciona-se o consumo excessivo de café com uma pressão arterial elevada. Apesar de não existir um estudo que o comprove, muitos hipertensos notam que a sua condição piora após quatro xícaras de café.

2

Também pela hiperatividade que a cafeína causa, faz mal tomar muito café, porque altera o correto funcionamento do sistema nervoso, originando insônia, irritabilidade e inclusive dores de cabeça intensas devido à agitação das funções nervosas do organismo. O consumo excessivo de café (mais de 400 mg por dia) está associado ao aparecimento de enxaquecas.

Faz mal tomar muito café? - Passo 2
3

A síndrome das pernas inquietas é uma condição que apresentam aquelas pessoas que, em repouso, sentem movimentos nervosos em suas pernas que lhe obrigam a se mexerem. O café, por seu efeito estimulante no sistema nervoso, tem a propriedade de desenvolver a longo prazo esta síndrome. Felizmente a síndrome das pernas inquietas não é uma doença comum.

4

O café não só contém cafeína, entre os seus ingredientes encontram-se também substâncias como o cafestol e o kahweol, que comprovadamente têm o poder de aumentar o nível de colesterol ruim no sangue, sobretudo nas mulheres. De fato, considera-se que o cafestol é a substância com maior poder de aumentar o colesterol. Mais de seis xícaras por dia pode originar este efeito negativo de tomar muito café.

Faz mal tomar muito café? - Passo 4
5

Já sabemos que não só as drogas e o álcool são viciantes: o açúcar, o chocolate e o café também. Sim. Faz mal tomar muito café, porque causa vício, por esta razão quanto mais café toma mais quer tomar. Existe a síndrome de abstinência à cafeína, que ocorre quando uma pessoa deixa de tomar café e, por pouco café que esteja acostumado a tomar, começa a apresentar dores de cabeça, angústia, sono, dificuldade para se concentrar, ansiedade e fadiga.

6

Algumas pessoas consideram que um dos benefícios de tomar café é o seu efeito diurético, porém quando ingerido em excesso esta propriedade pode se tornar num risco. Por que faz mal tomar muito café? Porque a longo prazo o excesso de estimulação renal desencadeia o risco de desidratação.

Faz mal tomar muito café? - Passo 6
7

Quando se trata do sexo feminino, o café tem a propriedade de piorar consideravelmente os sintomas da síndrome pré-menstrual, acentuando a dor de cabeça, de barriga e da musculatura naquelas mulheres que estão próximas do período menstrual.

Também está comprovado que o consumo de café aumenta as probabilidades de sofrer osteoporose, aumenta o risco de sofrer abortos e provoca danos leves no feto quando a grávida ingere mais de oito xícaras por dia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Faz mal tomar muito café?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Faz mal tomar muito café?