Dormência das pernas

O que causa a dormência nas pernas

O que causa a dormência nas pernas

A dormência temporária de alguma parte do corpo é conhecida como parestesia e as extremidades são sempre as mais afetadas, ou seja, braços e pernas. Trata-se de uma sensação de formigamento, como se estivessem nos enfiando agulhas sem parar. São muitos os fatores que podem influenciar nisso, desde um má circulação rotineira até causas mais sérias como uma hérnia, lesões no nervo e até sintomas de AVC. Para que você entenda todas as possibilidades e cuidados que devem ser tomados, te explicamos neste artigo do umCOMO o que causa a dormência nas pernas e sensação de formigamento.

Também lhe pode interessar: Formigamento nas pernas: o que pode ser?

Índice

  1. Dormência nas pernas por má circulação
  2. Perna dormente por lesões nos nervos
  3. Perna dormente pode ser AVC?
  4. Doença arterial periférica e formigamento nas pernas e pés
  5. O que causa dormência nas pernas? - Causa mais conhecidas
  6. O que fazer para parar com o formigamento?
  7. Dormência nas pernas, qual medico procurar?

Dormência nas pernas por má circulação

Uma das causas mais comuns das pernas dormentes é permanecer muito tempo na mesma posição. Isso acontece por uma circulação sanguínea inadequada, ou seja, se o sangue não circular corretamente para essa parte do corpo sentiremos sensação de formigamento. É o que expressamos coloquialmente quando dizemos, por exemplo, "minha perna dormiu".

Perna dormente por lesões nos nervos

Por outro lado, as lesões nos nervos também podem derivar em dormência das extremidades. Por exemplo, os transtornos relacionados com a coluna vertebral: hérnia discal, deslocamento ou rompimento de vértebras, pinçamento de nervos... podem ser motivos para sentir formigamento em uma ou em ambas as pernas.

Perna dormente e nervo ciático: dormência nas pernas e dor

A dor no nervo ciático, o mais extenso nervo do corpo humano, pode estar relacionada a problemas de colunas, hérnias, lesões, dentre outras causas. Fato é que além da dor intensa, a perna adormecida ou com sensação de formigamento também pode ser um dos sintomas. O formigamento costuma ser sentido nas partes inferiores como panturrilha e até pés e dedos. Se você desconfia dessa causa, dê uma lida no artigo com todos os sintomas da dor no nervo ciático e procure um médico.

Perna dormente pode ser AVC?

Sim, a dormência nas pernas pode ser AVC. Embora a dormência nas pernas muitas vezes esteja apenas relacionada a problemas temporários de má circulação como uma posição inadequada, por exemplo, o formigamento também pode ser sinal de problemas mais sérios. O mais conhecido deles é o AVC, sendo que neste caso não existe distinção entre perna direita dormente ou dormência na perna esquerda.

Em caso de dormência nas pernas, não deixe de procurar um médico se os sintomas acompanharem:

  • Dificuldade para caminhar;
  • Dor no pescoço, antebraço e dedos;
  • Espasmos musculares;
  • Paralisia;
  • Fraqueza;
  • Fala enrolada;
  • Perda de consciência ou confusão metal;
  • Se o formigamento acontece depois de uma queda ou pancada;
  • Perda de controle dos braços ou da outra perna;
  • Incontinência urinária ou intestinal;
  • Visão enrolada;
  • Tontura.

Aproveite para conferir: 15 sintomas que ajudam a identificar um AVC

Doença arterial periférica e formigamento nas pernas e pés

A doença arterial periférica (PAD), também conhecida como doença vascular periférica, é outra das causas da dormência das pernas. Trata-se de um estreitamento das artérias pela acumulação de gordura e colesterol nas paredes arteriais. Dessa forma, o fluxo sanguíneo não chega corretamente até as extremidades e produz-se a sensação de formigamento.

Os coágulos de sangue na perna podem ser um motivo para sentirmos dormência nas nossas extremidades e, ao mesmo tempo, podem derivar em uma trombose venosa e causar uma embolia pulmonar, um ataque ao coração, uma apoplexia, etc.

O que causa dormência nas pernas? - Causa mais conhecidas

Como comentado, algumas causas para o formigamento nos membos inferiores são mais comuns, enquanto outras preocupam mais, sendo que não há muitas distinções se a dormência é na perna esquerda ou direita. Para um diagnóstico correto, é fundamental considerar todas as possibilidades observando outros sintomas também e sempre procurar um médico.

Perna dormente, o que pode ser?

  • AVC;
  • Circulação sanguínea inadequada;
  • Sintoma de falta de vitamina B12;
  • Níveis de cálcio, potássio e sódio desregulado no organismo;
  • Reação a medicamentos específicos;
  • Lesões nos nervos;
  • Coágulos de sangue na perna;
  • Alergias severas;
  • Crises de pânico, ansiedade ou estresse
  • Picadas de insetos e animais.

É necessário destacar que são muitas as doenças que podem causar a dormência das pernas, como por exemplo:

  • Diabetes;
  • Doença arterial periférica (PAD) ou doença vascular periférica;
  • Fibromialgia;
  • Hipotireoidismo;
  • Enxaqueca;
  • Esclerose múltipla;
  • Esclerose lateral miotrófica;
  • Trombose;
  • Convulsões;
  • Síndrome do túnel do carpo.

Se este sintoma é acompanhando de dormência nas mãos, confira também o artigo: Dormência nas mãos e dedos, o que pode ser?

O que fazer para parar com o formigamento?

Para tratar a dormência nas pernas, se realmente trata-se de um formigamento temporário causado pela má circulação de um mau jeito ou de uma postura, por exemplo, faça alongamentos leves à medida que conseguir. Sempre sem forçar e respeitando o limites do seu corpo. Se você não consegue nem mexer a perna, tente movimentá-la com ajuda da outra perna ou mãos, mudando-a de posição para que a circulação melhore. Sugerimos os alongamentos do artigo sobre os melhores exercícios para melhorar a circulação.

Na sua rotina, você também pode incluir ervas e alimentos que melhoram a circulação e ajudam a prevenir esse tipo de problema. Chá verde, mate e estas sugestões das melhores infusões para a circulação quando consumidos regularmente podem ajudar a evitar a dormência por má circulação sanguínea.

Se o formigamento é um problema recorrente em sua vida e você sabe que é uma questão de má circulação, aposte em uma mudança de hábitos e além de se exercitar regularmente, inclua alimentos que melhoram a circulação na sua dieta.

Veja também: Pontadas nas pernas, o que pode ser?

Dormência nas pernas, qual medico procurar?

Como o formigamento nas pernas pode significar muitas coisas, vai depender dos outros sintomas que você sente. Em primeira instância, um clínico geral pode ser um bom começo. Mas, se além das pernas adormecidas ou formigando você também sente sintomas de AVC, já comentados aqui, peça ajuda imediatamente e procure um serviço de emergências médicas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que causa a dormência nas pernas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
110 comentários
A sua avaliação:
Marli Simões de Oliveira
Sinto um peso inorme nas pernas e Costa há 4 anos dormência nas pernas tbm. O quê fazer com estes sintomas
A sua avaliação:
luceia
eu sinto a perna adormecida mas o que acontece quando o pé fica dormente e o que pode causar formigamento no corpo?
A sua avaliação:
Miguel Olarte
A 2 anos mais ou menos começou uma dormências nas mãos , depois nos pés , e foi subindo até a cintura, mas a dormência nas mãos passou , mas ficou nas pernas, da metade da coxa para cima , é menos intensa, mas do joelho para baixo , é uma sensação de peso , parece que tem uma meia apertada, e formigamento nos pés. Já fiz exames , rx de coluna, de circulação nas pernas e nada acusou, só o exame de sangue acusou a deficiência de vitamina B12, podem me ajudar?
JUSSARA
eu sinto minha perna esquerda dormente principalmente quando vou dormi sinto como estivesse puxando,queimando e dura..oque pode ser?
Leonarda Maria
Começou com uma dor no quadril do lado esquerdo, o músculo da perna teve espasmo, a dor corre na perna e no joelho e a parte abaixo do joelho está aborrecida , somente a parte da frente da perna.
jose lameiro
Tenho adormecimento constante nas pernas e em especial nos pés e tornezelos, derivados da coluna dorsal, que me fazem a vida infernal. Pergunto, qual a melhor forma de melhorar. Faço ginastica uma vez por semana e mesmo assim não tenho tido melhoras. Muito obrigado pela atenção.
Patricia Barbosa Batista
Fiz uma cirurgia a dois dias e estou sentindo dormencia na coxa direita gostaria de saber o que pode ser?
ester cuba
estou ja algum tempo com dormencia na perna devido ter sofrido nervo ciatico nao consigo firmar mais minha perna como posso ta fazendo
sueli festinalli
boa tarde eu gostaria de saber por que por alguns segundos eu fica dornente minha oerna e a bariga e nao cinto dormencia e dor tenh eplepcia dsde os 10 anos e tive menigete da carne de porco neurocistiscoze o que e iso tou com medo me responde por favor
Wilson da Silva
Estou com dormência parte esquerda do corpo, devo me preocupar?
A sua avaliação:
Rita de Cassia Trindade
Venho sentindo dores na coluna lombar ja algum tempo. Agora tenho sentido dormência no membro inferior esquerdo. tenho formigamento quando caminho mesmo se for ate a esquina. estou com muito medo. não tenho plano de saúde. tenho 47 anos. tenho pressão alta. e tenho hipotireoidismo.
fatima teresinha ferreira
de uns dias pra ca venho sentindo dormencia na perna esquerda acima do joelho posso beliscar que não sinto
kelly cristina dos santos
Boa tarde gostaria de saber qual e a cauza de fazer duas semanas que minha perna anda vormigando doendo e dormente diz o o medico que e nervo ciatico..estou muito preoculpada estranho nunca fiquei assim...teria como vcs me informa??
luis santos
boa noite, dormência constante da parte acima do joelho em ambas as pernas, quer deitado, a dormir quer durante o dia! o que poderá ser?
Marina K.Sato
K especialidade tenho que procurar para formigamento nas pernas
Editor umComo.com.br
Oi Marina! O formigamento pode ser provocado por diferentes causas, o que vai pedir diferentes especialistas. Confira o sue médico de clínica geral para que ele possa diagnosticar a causa e encaminhar para um especialista!
Aline
Qual a especialidade médica devo procurar pra investigar o formigamento nas pernas?
Editor umComo.com.br
Oi Aline! Angeologista, neurologista, ortopedista. Precisa primeiro passar por um médico clínico geral, precisa ter um semi diagnóstico, ele te encaminha para o médico especialista.
leticia
tenho minha perna esquerda dormente ja faz mais de um ano, no lado externo... fiz o exame de eletromiografia e nao constou meralgia parestésica como desconfiava meu neurologista... apena sinto dormência... quando fico com ela levantava, por exemplo, para faz as unhas dos pés.. daí sinto queimar.. ou muito tempo em pé.... no mais não sinto nada... tenho problemas na coluna mais nada confirmado, apenas hiperlordose lombar e cervical.... quais mais exames devo fazer... ou o que deve ser de fato? coluna ou meralgia parestesica mesmo... estou acima do peso, mas já eliminei 10 kilos e não melhorou nada a dormência na perna.... apenas na esquerda.
josepauloduque
Boa tarde! Ha duas semanas que estou sentindo uma dormência na minha cocha da perna direita, a isso esta causando desconforto. Tem momentos que a perna fica dando formigamento, mas bem leve.
adriano
ola boa tarde meu pai tem 74 anos de dois meses praca ele tem centido domencia nas duas pernas ja fizemos enxames nao diserao era fraquesa nas pernas
vania
Olá, faço musculação há algum tempo, mas agora sinto minha perna esquerda dormente. Quando passo a mão a sensibilidade não é igual a direita, será que tem a ver com o treino?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Vania! Eu sugeria que consultasse o seu médico para saber a que se devem essas dormências.
O que causa a dormência nas pernas