Partilhar

7 sinais de que precisa de um psicólogo

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 8 junho 2020
7 sinais de que precisa de um psicólogo

Ir ao psicólogo tornou-se uma prática aconselhável para muitas pessoas, principalmente para quem atravessa uma etapa de mudanças importantes que afetam as suas emoções, assim como para os indivíduos que estão vivendo situações de grande estresse. Qualquer pessoa pode consultar este especialista, no entanto existem razões claras pelas quais convém consultar este profissional com o objetivo de obter ajuda para canalizar as nossas emoções e percepções e garantir o nosso bem-estar emocional.

Em umCOMO vamos mostrar para você 7 sinais de que precisa de um psicólogo e a importância de consultar este profissional em cada caso.

Também lhe pode interessar: Como saber se devo ir ao psicólogo

Sente-se triste e negativo com frequência

As emoções são o reflexo direto do nosso estado geral de saúde, por isso é importante prestar atenção a elas. Se sente que a tristeza e a negatividade se apoderaram de sua vida, invadindo a sua cabeça com pensamentos constantes como: "não sou capaz de fazer ou conseguir o que quero", "não sirvo para nada", "ninguém se importa comigo", "minha vida é uma decepção", "não estou feliz com nada", "as pessoas que amo não me amam", entre outras afirmações negativas, é hora de visitar um especialista.

Se não for tratado a tempo, estes pensamentos podem levar a uma depressão profunda que acabe afetando a sua rotina diária. Para ajudar você a encontrar as ferramentas adequadas que permitam lidar com essa negatividade, o melhor é ir a um profissional.

7 sinais de que precisa de um psicólogo - Sente-se triste e negativo com frequência

Você passou recentemente por uma situação difícil ou traumática

Uma ruptura sentimental, um divórcio, um acidente ou qualquer episódio que possa comprometer a sua tranquilidade e suas emoções podem ser detonantes que requeiram a ajuda de um psicólogo. Se por um lado é verdade que muitas pessoas trabalham profundamente com a sua estabilidade emocional durante etapas difíceis da sua vida pessoal, existem outros indivíduos que precisam de um apoio extra, de uma guia e de orientação para sair dessa fase.

Se você é uma dessas pessoas, este é um dos sinais de que deve visitar um psicólogo, que ajudará você em todo o processo de superação dessa situação para aprender com isso e crescer como indivíduo.

7 sinais de que precisa de um psicólogo - Você passou recentemente por uma situação difícil ou traumática

Você perdeu o controle de suas emoções

Sente-se com frequência incomodado/a, cheio/a de raiva, estoura sem motivo, passa da alegria ao choro, tem períodos de tristeza intercalados com momentos mais calmos... Se estiver com dificuldades para canalizar e controlar as suas emoções e começar a ter reações que afetam você ou as pessoas ao seu redor, então é importante procurar ajuda.

Um descontrole nas nossas emoções pode indicar que estamos passando por um período de estresse importante, que algo na nossa vida não anda bem e, inclusive, que podemos estar diante de um problema mais importante como a depressão ou certos transtornos mentais que podem precisar da ajuda de um psiquiatra no futuro. Sempre que isso acontecer, será conveniente consultar um profissional.

7 sinais de que precisa de um psicólogo - Você perdeu o controle de suas emoções

Não é capaz de resolver ou enfrentar os seus problemas

Outro dos 7 sinais de que precisa de um psicólogo é quando tem uma grande dificuldade para enfrentar ou resolver seus problemas. Fugir das situações que ocorrem, não saber se comunicar com o meio ou não resolver aquilo que nos afeta de forma eficaz pode indicar a importância de consultar um profissional que nos ajude a lidar de forma adequada com as nossas percepções e emoções.

Se você se sente perdido no caminho ou com dificuldades para tomar o controle da sua vida, é recomendável consultar um profissional que possa dar a você as ferramentas que precisa.

7 sinais de que precisa de um psicólogo - Não é capaz de resolver ou enfrentar os seus problemas

Tem problemas para pegar no sono ou relaxar

A insônia ocasional é algo que todos enfrentamos, mas quando estamos sob uma grande tensão emocional, em períodos de estresse ou inclusive se passamos por uma depressão, relaxar se torna complicado, algo que pode acabar comprometendo o nosso descanso.

Se a insônia se instalou na sua vida e acha que pode ser devido a problemas emocionais, então é conveniente ir a um psicólogo.

7 sinais de que precisa de um psicólogo - Tem problemas para pegar no sono ou relaxar

Tem grandes problemas de autoestima

Sentir-se inseguro em relação a algum aspecto de nós mesmos é algo natural, principalmente durante a adolescência. No entanto, devemos ser capazes de encontrar as ferramentas que nos permitam superar as inseguranças e nos aceitar como somos.

Se achamos que essas ferramentas não estão ao nosso alcance ou nos sentimos perdidos em um mar de insegurança e desconfiança, é hora de consultar um profissional. Não importa se a sua falta de autoestima é devido a experiências ruins do passado, a dúvidas internas ou a questionamentos físicos, um psicólogo poderá ajudar a superar este problema adequadamente.

7 sinais de que precisa de um psicólogo - Tem grandes problemas de autoestima

Tem algum vício

O vício do álcool, drogas, jogo, sexo ou qualquer outro comportamento viciante pode ter graves consequências em suas relações pessoais e profissionais e em sua vida no geral. Descobrir as causas desse vício e encontrar a forma de superá-las é essencial para virar a página e não há ninguém melhor que um psicólogo para o ajudar nesse longo caminho que, sem dúvida, mudará a sua vida.

7 sinais de que precisa de um psicólogo - Tem algum vício

Outras razões para visitar um psicólogo

  • Você se automedica para combater a insônia ou superar a tristeza.
  • Tem tido pensamentos suicidas.
  • Passa a maior parte do tempo deprimido e triste.
  • Sente-se desesperado e no fundo do poço.
  • Acha que todos ao seu redor estão contra você.
  • Seus familiares e amigos consideram que precisa de ajuda e aconselham ir a um profissional.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 7 sinais de que precisa de um psicólogo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre 7 sinais de que precisa de um psicólogo

O que lhe pareceu o artigo?

7 sinais de que precisa de um psicólogo
1 de 8
7 sinais de que precisa de um psicólogo

Voltar ao topo da página