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Alimentos permitidos na dieta vegetariana

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Alimentos permitidos na dieta vegetariana

Se está pensando em se tornar vegetariano ou quer conhecer um pouco mais a respeito desta opção alimentar, neste artigo de umComo encontrará um dos fundamentos básicos. Contamos a você que tipos de vegetarianismo existem, assim como os alimentos que podem ser comidos. Em termos gerais, deve saber que ser vegetariano implica substituir a ingestão de produtos procedentes de animais por outras proteínas que são de origem vegetal como, por exemplo, a soja. Continue lendo e poderá descobrir os alimentos permitidos na dieta vegetariana.

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Passos a seguir:
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Cada vez há mais pessoas que se tornam vegetarianas e, isto trouxe como consequência imediata que os tipos de alimentos permitidos sempre dependerão do tipo de filosofia que seguir. Deve saber que existem diferentes classes de vegetarianos:

  • Lacto-vegetariano: são as pessoas que não comem proteínas animais, mas também não comem ovos. O que permitem é a ingestão de produtos lácteos como leite, queijo, iogurte, etc.
  • Ovo-Lacto-Vegetariano: são os que permitem consumir ovos e laticínios em sua dieta, mas nada de proteínas animais (carne ou peixe).
  • Ovo-Vegetarianos: são os que comem ovos mas, por outro lado, não comem produtos lácteos nem, claro, nem carne e peixe.
  • Veganos: são as pessoas que só comem alimentos de origem vegetal. Além disso, não consomem nenhum produto em que tenham explorado recursos dos animais. Por este motivo, não usam alguns cosméticos, nunca vestem roupas de pele e também não comem mel. Claro, não comem nem ovos, nem leite, nem proteínas animais.
  • Vegetariano semiestrito: são aqueles veganos que seguem a tendência vegana mas com a diferença de que em sua dieta consomem mel. O resto de filosofia vegana seguem à risca.
  • Crudívoros: são as pessoas que seguem a dieta vegana, mas os vegetais que consomem sempre estão crus ou um pouco mornos, no máximo, esquentados abaixo dos 46 graus. Nunca comerão verduras cozidas de nenhuma forma porque consideram que ao cozinhar os alimentos, se perdem os nutrientes e as enzinas naturais. Desta tendência também parte a dos frutarianos, pessoas que só se alimentam de fruta.
  • Vegetarianos estritos: é uma das correntes mais estritas que existem, já que só se alimentam de vegetais, isto é, os cereais, as frutas e os legumes, por exemplo, não fazem parte de sua dieta.

Neste artigo vamos detalhar os alimentos permitidos na dieta vegetariana incluindo os ovos e os laticínios. Se quer fazer alguma das outras, só deverá ir retirando os alimentos que não estão de acordo com a filosofia alimentar.

Alimentos permitidos na dieta vegetariana - Passo 1
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Carboidratos. São um dos alimentos mais consumidos pelos vegetarianos, mas também não devemos abusar deles. Neste grupo incluem-se os alimentos elaborados com grãos ou trigo, bem como as frutas que são carboidratos simples. Para levar uma vida saudável é importante que deste grupo só se comam as frutas e que se eliminem os outros produtos (artigos de confeitaria, pão refinado, etc.) já que não contribuem com nutrientes e só servem para acumular gorduras.

Os carboidratos complexos são recomendados para a dieta vegetariana e, mais ainda, se consumirmos os que estão elaborados com farinha integral pois, desta forma, comemos em seu estado mais natural e com grandes doses de fibra. A este grupo também pertencem os legumes, outro dos alimentos aptos para vegetarianos.

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Verduras e hortaliças. Grande parte da alimentação vegetariana nutre-se deste grupo de alimentos porque estão repletos de vitaminas e nutrientes essenciais para o nosso organismo. Uma dieta vegetariana pode incluir qualquer tipo de verdura e hortaliça nas quantidades que desejar.

Além disso, não devemos esquecer que um dos nutrientes mais essenciais para o organismo é o ferro e que costuma ser encontrado, em maior medida, em produtos de origem animal, de modo que se você quer seguir uma dieta vegetariana, deverá aumentar a ingestão de alimentos ricos em ferro para garantir que tem os níveis recomendados, sobretudo no caso das mulheres. O espinafre, por exemplo, é uma boa fonte de ferro bem como os cereais integrais, a soja e as lentilhas.

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Frutos secos. É também um ingrediente essencial para levar a cabo uma dieta vegetariana saudável. Estes produtos contêm grandes doses de vitamina C, algo que é muito favorável para ajudar o nosso corpo a absorver melhor o ferro dos alimentos. Mas, além deste motivo, os frutos secos oferecem à pessoa vegetariana as gorduras de origem não animal que nosso corpo precisa, bem como é uma grande fonte de proteína vegetal.

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Laticínios. Se optar por uma dieta ovo-lacto-vegetariana ou lacto-vegetariana, poderá incluir laticínios no menu. Desta forma, estão permitidos os iogurtes, os queijos e o leite ainda que, em contrapartida, o leite trabalhe como um bloqueador do ferro, por isso também não se aconselha abusar em demasia deste produto, já que pode fazer com que o ferro que ingerimos nas refeições acabe não sendo bem assimilado no nosso corpo.

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Ovos. Também é um dos produtos que só podem ser consumidos pelos ovo-lacto-vegetarianos ou os ovo-vegetarianos. São uma grande fonte de proteína que pode ajudar a ingerir a quantidade que se precisa deste alimento. No entanto, também é importante ter cuidado com sua ingestão, pois o ovo é totalmente desaconselhável para as pessoas com o colesterol alto.

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Alimentos com proteínas vegetais. É imprescindível que a dieta vegetariana inclua este tipo de alimentos para poder suprir as proteínas que não ingerimos com a carne ou com o peixe. Os produtos que têm mais proteínas deste tipo são os substitutos da carne por antonomásia, como o tofu, o glúten ou a soja.

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Em contrapartida, existem outros tipos de alimentos que não estão permitidos na dieta vegetariana. Além da carne e do peixe, que é o mais evidente, um vegetariano não pode comer condimentos que sejam de origem animal, também não pode consumir produtos que contenham albumina nem alfazema. Neste artigo de umComo contamos a você o que um vegetariano não pode comer.

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Se está pensando em se tornar vegetariano, deve saber que em umComo poderá encontrar conselhos e um pouco de ajuda para aprender a fazer um menu vegetariano. Propomos a você opções para o café da manhã, para almoçar e para o jantar que são 100% vegetarianas e muito saudáveis.

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Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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