Os alimentos com lactose

Alimentos que contêm lactose

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 11 junho 2020
Alimentos que contêm lactose

Muitos produtos lácteos e derivados contam com açúcares que provocam intolerância e reações alérgicas em muitas pessoas. Falamos da lactose, um açúcar natural que encontrará no leite e outros produtos preparados. A intolerância à lactose é um problema comum que não é grave; a maioria das pessoas que sofre dele não pode digerir corretamente as lactases, ou seja, as enzimas que se encontram em nosso organismo e que ajudam a romper a lactose para se combinar com os nutrientes e transformá-los em energia. Se acha que tem uma intolerância à lactose, preste atenção ao seguinte artigo de umComo.com.br pois vamos explicar para você quais os alimentos que contêm lactose. Siga os nossos conselhos para evitar ou reduzir estes produtos, você se sentirá muito melhor.

Também lhe pode interessar: Alimentos que contêm coenzima Q10

Índice

  1. Alimentos alternativos
  2. Alimentos com lactose que deve evitar
  3. Alimentos permitidos
  4. Conselhos

Alimentos alternativos

A solução para acabar com a intolerância à lactose não passa por eliminar da sua dieta todos os lácteos e derivados, pois deste modo, privaria o seu corpo de outro nutriente básico para o seu desenvolvimento: o cálcio. Existem alimentos alternativos que possuem cálcio sem lhe causar um grande mal-estar, pois são pobres em lactose.

Experimente tomar leite de soja ou apostar pelo leite com baixo teor de lactose, ideal para preparar, também, as suas sobremesas, cremes ou molhos. Por outro lado, para evitar o déficit de cálcio em seu corpo, você pode consumir queijos curados ou fermentados, assim como frutos secos, legumes ou ricas fontes de cálcio como os berbigões ou mexilhões.

Alimentos que contêm lactose - Alimentos alternativos

Alimentos com lactose que deve evitar

Para todos aqueles com intolerância à lactose, existem certos alimentos que devem ser evitados de qualquer forma para não sofrer de uma paragem de digestão. Antes de ir ao seu médico e procurar uma solução, reduza ou limite totalmente o consumo dos seguintes alimentos, já que têm um alto conteúdo em lactose.

Deve evitar sempre o consumo de leite integral, desnatado ou semidesnatado, seja em pó, em creme ou líquido. É importante que considere que tudo aquilo que está preparado com leite pode produzir problemas digestivos, por isso recomendamos evitar sobremesas como mousses, pudim ou bolos. Outro alimento que não será nada bom se for intolerante à lactose é o queijo em todas as suas variedades (fresco, tenro, em fatias...), exceto o queijo curado que poderá consumir em pequenas porções.

Esqueça o creme de leite, o creme chantilly ou outros produtos com manteiga. Além disso, deverá ter cuidado com qualquer produto lácteo ou derivado, pois o mais provável é que tenha um alto teor de lactose. O pão de forma, a confeitaria industrial, os sorvetes, o chocolate com leite ou os milk shakes são alguns exemplos de produtos que deveria limitar em sua dieta.

Alimentos que contêm lactose - Alimentos com lactose que deve evitar

Alimentos permitidos

Ser intolerante à lactose não o priva de tudo. É verdade que deve limitar alguns produtos em sua dieta, mas pode consumir muitos outros que o podem abastecer dos nutrientes necessários para o desenvolvimento adequado do seu organismo sem causar mal-estar. Você pode se permitir consumir frutas, verduras e sucos naturais, assim como legumes, tubérculos e cereais (massa, arroz, milho...). Além disso, o consumo de peixe, carne e ovos será perfeito para garantir o seu bem-estar. Inclua em sua dieta, também, óleos vegetais (de oliva ou girassol) e tome muita água e chás. Tudo isso tornará a sua digestão mais leve, evitando passar maus momentos por causa da sua intolerância à lactose.

Alimentos que contêm lactose - Alimentos permitidos

Conselhos

Se você sofre de indigestão após tomar lácteos, é bastante provável que você seja intolerante à lactose. Em primeiro lugar, deverá ir ao médico para que faça o diagnóstico correto e lhe recomende o tratamento e cuidados necessários que deve ter a partir de agora para poder superar esta intolerância alimentar. Quando o especialista já o tiver tratado, deverá modificar a sua dieta para que continue sendo saudável e equilibrada e para que não cause problemas digestivos. Você deve conhecer a quantidade de leite ou produtos lácteos a partir do qual os sintomas se desencadeiam em você.

Lembre-se da principal medida: limitar o consumo de lácteos ou evitá-los completamente. Leia com atenção todas as embalagens dos produtos que comprar para saber se contêm ou não lactose. Além disso, consulte o seu médico sobre tudo aquilo que deve evitar, já que existem certos medicamentos que também podem conter lactose.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos que contêm lactose, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Alimentos que contêm lactose