Alimentos para os músculos

Que alimentos aumentam a massa muscular

Que alimentos aumentam a massa muscular

Perante o objetivo de aumentar e tonificar os músculos de forma rápida e eficaz, além de uma adequada rotina de exercício físico, é fundamental realizar uma revisão da alimentação para eliminar aqueles alimentos que não são favoráveis e incluir, pelo contrário, os que ajudam a ganhar massa muscular facilmente. Para que você tenha um guia, no seguinte artigo de umComo preparamos uma lista com os alimentos que aumentam a massa muscular e que ajudarão você a conseguir o tônus e o crescimento muscular desejado de forma saudável.

Também lhe pode interessar: Que alimentos aumentam o apetite

Índice

  1. Alimentos ricos em proteínas
  2. Carboidratos complexos
  3. Alimentos ricos em antioxidantes
  4. Frutas secas

Alimentos ricos em proteínas

Os alimentos ricos em proteínas são fundamentais no aumento e desenvolvimento muscular, pois as proteínas cumprem um papel importantíssimo reconstruindo os tecidos musculares após os danos originados pela prática de exercício físico. Elas contribuem para a formação de fibras musculares mais fortes que resistirão muito melhor à intensidade da atividade física. Entre os alimentos mais ricos em proteínas que deveriam ser incorporados a uma dieta indicada para o desenvolvimento da massa muscular encontramos:

  • Carne magra de vaca;
  • Peito de frango e de peru sem pele;
  • Peixes como o atum ou o salmão;
  • Clara de ovo;
  • Soja;
  • Leite desnatado ou semidesnatado.
Que alimentos aumentam a massa muscular - Alimentos ricos em proteínas

Carboidratos complexos

O consumo de carboidratos complexos também é essencial para obter toda a energia necessária para realizar treinamentos físicos intensos e exigentes, bem como para favorecer a recuperação do músculo.

Muitos dos alimentos que formam este grupos são cereais e para o aumento de massa muscular, recomenda-se consumi-los de preferência em sua versão integral. Entre eles se destacam:

  • Arroz integral
  • Aveia
  • Centeio
  • Farelos
  • Gérmen de trigo

Outros ingredientes que oferecem a energia adequada são o macarrão, o milho, os legumes ou a mandioca.

Que alimentos aumentam a massa muscular - Carboidratos complexos

Alimentos ricos em antioxidantes

Do mesmo modo, em uma dieta para aumentar a massa muscular não devem faltar os alimentos ricos em antioxidantes, já que estes são imprescindíveis para evitar a deterioração das células musculares e melhorar o processo de regeneração e crescimento celular em todos os músculos do corpo.

É especialmente importante o consumo das vitaminas C e E, as quais se obtêm em alimentos como as frutas cítricas (laranjas, tangerinas, toranjas, etc.), o abacate, o kiwi ou os vegetais verdes (brócolis, espinafre e couve).

Que alimentos aumentam a massa muscular - Alimentos ricos em antioxidantes

Frutas secas

Comer frutas secas com moderação e sem sal é uma alternativa excelente para obter todas as proteínas, as fibras e os minerais que estes alimentos contêm. Além disso, são uma fonte de energia muito poderosa que ajuda a melhorar o rendimento físico e a impedir a decomposição da massa muscular favorecendo, portanto, seu aumento.

Aconselhamos você a incluir na dieta quantidades moderadas de frutas secas como as nozes, as castanhas de caju, os amendoins ou as amêndoas.

Que alimentos aumentam a massa muscular - Frutas secas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Que alimentos aumentam a massa muscular, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Lindalva Maria martins
Gostei muito
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lindalva, que bom saber! Muito obrigada por comentar e continue nos acompanhando :)
1 de 5
Que alimentos aumentam a massa muscular