Partilhar
Partilhar em:

Alimentos ricos em proteínas

Alimentos ricos em proteínas

As proteínas são compostos orgânicos que servem como elemento estrutural do nosso sistema, ou seja, basicamente são estes compostos que nos ajudam a fortalecer os tecidos musculares servindo como “alimento” para os nossos músculos se desenvolverem melhor. Aqui em umComo.com.br vamos explicar quais são os alimentos mais ricos em proteínas que podemos encontrar na roda dos alimentos. Imagem: esquenta.com.br

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em proteínas vegetais

Valor Biológico

Para entendermos melhor quais os alimentos mais ricos em proteínas temos que ter noção dos valores biológicos dos mesmo. Este valor, também designado como BV, serve para poder comparar fontes de proteínas e saber se o nosso corpo irá receber a nutrição correta, ou seja, quanto mais alto for o BV mais aminoácidos e nitrogênio o organismo irá reter, o que é o objectivo caso queira fazer uma dieta rica em proteínas.

Carnes

Obviamente os alimentos mais ricos em proteínas são aqueles de origem animal, principalmente a carne. Podemos dividir este sector em duas partes, carne branca e carne vermelha. Dentro do grupo de carne branca temos o frango, que tem um BV de 79 , o que é considerado alto, e contem 7g de proteína em cada 30g de frango. Por estas características foi considerado durante vários anos a base principal para qualquer dieta para ganhar massa muscular. Assim temos nas carnes os seguintes valores:

  • Frango, com um BV de 79 e 7g de proteínas em cada 30g de frango
  • Peixe, com um BV de 83 e 7g de proteínas em cada 30g de peixe
  • Carne Vermelha, com um BV de 80 e 7g de proteínas em 30g de carne

Outros de origem anima

Para alem das carnes anteriormente referidas também tem outras fontes de proteínas de origem animal, e estes tem valores biológicos bem mais altos que a carne. É de destacar que para vegetarianos e praticantes de atividade físicas intensas esta lista de alimento é de extrema importância e convém consumir em grande quantidade para que o corpo tenha força suficiente para o dia a dia:

  • Ovo(inteiro), com um BV de 100 e 6g de proteínas por cada unidade
  • Clara de ovo, com um BV de 88 e 3g de proteínas por cada unidade
  • Leite de Vaca, com um BV de 92 e 8g de proteínas em cada 100g
  • Queijo, com um BV de 90 e 15g de proteínas por cada 100g

Combinações de origem vegetal

Embora os alimentos de origem animal contenham mais proteínas pode optar também por alguns alimentos de origem vegetal, no entanto é importante saber conjugar e combinar certos alimentos para que formem proteínas de boa qualidade, como por exemplo:

  • Arroz e Feijão
  • Ervilhas e Milhete
  • Lentilhas e Trigo Sarraceno
  • Quinoa e milho
  • Arroz integral e ervilhas vermelhas

Proteína Magra

De todos os alimentos ricos em proteínas aqui referidas, algumas delas fazem parte de um quadro de alimentos de proteínas magras, que são alimentos, embora ricos em proteínas, têm baixa quantidade de gordura. Isto verifica se principalmente nos alimentos de origem vegetal, como por exemplo o feijão, arroz integral, grão, favas, lentilhas, etc. No entanto também encontra este tipo de proteínas em alimentos de origem animal, como por exemplo as carnes brancas e nos ovos. É essencial uma pessoa que queira ter uma alimentação equilibrada ter em conta esta informação e conjugar as refeições com ambas as secções das proteínas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em proteínas, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Comentários (4)

Escrever comentário sobre Alimentos ricos em proteínas

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Matheus
excelente matéria. obrigado
Editor umComo.com.br
Oi Matheus, muito obrigada valeu!
Adilene maia
Fiz uma refeição rica em camarão, pode ter colaborado no aumento da minha Creatinina?
Sonia Silva Alle
Descobri que estou com insuficiência renal crônica, gostaria de saber se existe alguma carne que eu possa comer, mesmo uma vez por semana; Perguntei mas, não obtive resposta que pudesse me esclarecer!
bertoli
Muito bom
Patrick Gomes
Olá Bertoli, ainda bem que gostou :) Obrigado pelo comentário e continue a seguir-nos :)

Alimentos ricos em proteínas
Alimentos ricos em proteínas