Partilhar

Alimentos ricos em triptófano

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Alimentos ricos em triptófano

O triptófano é um aminoácido bastante desconhecido, mas muito importante para uma vida saudável. Chamado de hormônio do prazer, esta substância está diretamente relacionada ao tratamento contra a depressão, à regulação do sono e à saúde mental dos seres humanos. Por isso mesmo, devemos ter constância no consumo deste aminoácido, para que possamos fazer uma manutenção adequada do nosso bem estar. As principais reservas de triptófano são encontradas na nossa alimentação, portanto é necessário ter conhecimento dos alimentos ricos em triptófano e dessa maneira, alcançar o que todos almejamos: uma vida saudável. Continue lendo esse artigo de umComo para saber mais!

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em tirosina

Benefícios do consumo de triptófano

O triptófano é um aminoácido essencial de que o organismo precisa para produzir serotonina, que é um neuro-hormônio relacionado com um ótimo estado de ânimo, o bem-estar físico e emocional e que, além disso, permite reduzir em grande parte os níveis de estresse e ansiedade. Por tudo isso, considera-se que os alimentos ricos em triptófano atuam como poderosos antidepressivos naturais, favorecendo um aumento da produção de serotonina. Além deste, outros benefícios do triptófano que se destacam são os seguintes:

  • Ajuda a regular o sono: o triptófano participa na síntese da serotonina e da melatonina, ambos hormônios necessários para a regulação do sono e para poder desfrutar de um descanso reparador e mais prazeroso.
  • Ajuda a evitar o estado depressivo e a reduzir os sintomas da depressão ou tristeza crônica, já que, como referimos, favorece os níveis de serotonina, que é fundamental para sentir uma sensação de bem-estar.
  • Tem um poderoso efeito tranquilizante, por isso é excelente para reduzir o estresse e as tensões do dia a dia.
  • Favorece a própria produção de proteínas do corpo, que é essencial para manter uma boa saúde do organismo.
Alimentos ricos em triptófano - Benefícios do consumo de triptófano

Carnes com triptófano

Devido a todos os benefícios citados, é muito importante incorporar na dieta diária o consumo adequado de triptófano, que oscila entre 250 e 360 mg, e isto pode ser obtido ingerindo-se aqueles alimentos que contêm altas quantidades deste aminoácido como vamos explicar de seguida.

No grupo das carnes, destacam-se como opções saudáveis o frango e o peru, duas carnes brancas ricas em triptófano que, ao contrário das carnes vermelhas, possuem uma menor quantidade de gorduras, não favorecem o aumento dos níveis do colesterol ruim e proporcionam as proteínas necessárias para proteger a saúde do organismo. São muitas as formas em que podem ser cozidas estas carnes, mas o melhor é fazê-las de forma saudável com pouco óleo e sem adicionar alimentos ricos em gorduras ou hipercalóricos; há boas opções como prepará-las grelhadas, assadas, cozidas, etc.

Alimentos ricos em triptófano - Carnes com triptófano

Peixes com triptófano

Os peixes azuis também são importantes fontes alimentares de triptófano, por isso, você pode incluir em sua dieta variedades como o salmão, o atum, a cavala, a sardinha, a truta, etc. Estes contêm uma elevada porcentagem de ômega 3, um ácido graxo essencial fundamental para a síntese de serotonina e, portanto, para melhorar o bem-estar corporal, o estado de ânimo e a concentração.

E não é só isto, estes tipos de peixes proporcionam grandes doses de vitaminas (A, B, D e E) e minerais (potássio, magnésio ou cálcio), por isso seu consumo é altamente recomendável e, entre muitas outras coisas, permite melhorar a circulação sanguínea, reduz os níveis de colesterol ruim, favorece as funções cognitivas e previne o surgimento de doenças cardíacas.

Alimentos ricos em triptófano - Peixes com triptófano

Vegetais e frutas com triptófano

É recomendável comer 5 porções de verduras e frutas diferentes por dia, pois estes alimentos são indispensáveis para ter uma dieta equilibrada e saudável e contam com uma composição nutricional única que proporciona uma infinidade de benefícios para o organismo, como prevenir doenças cardiovasculares, patologias degenerativas e alguns tipos de câncer, favorecer o trânsito intestinal e o processo digestivo, eliminar toxinas e evitar o sobrepeso, entre muitos outros. Você pode obter mais informação no artigo Por que é importante comer frutas e verduras.

Nestes dois grupos alimentares, você também pode encontrar ingredientes com triptófano como os seguintes:

  • Verduras: agrião, espinafre, alcachofras, rúcula, repolho, aspargos, abóbora.
  • Frutas: banana, abacaxi, morango, abacate, mamão, manga.
Alimentos ricos em triptófano - Vegetais e frutas com triptófano

Produtos lácteos

Outro alimento rico em triptófano em destaque é o leite, e como referimos anteriormente, este aminoácido é responsável por sintetizar o hormônio melatonina, que é uma substância que intervém na regulação do sono e favorece o descanso. É por este motivo que tomar um copo de leite quente antes de se deitar, relaxa e ajuda a pegar no sono. Aqui você deverá ter cuidado e ter a certeza de que não é intolerante à lactose. Caso contrário o leite normal poderia provocar problemas estomacais e, portanto, dificultar o seu bem-estar e descanso durante a noite. Se tiver dúvidas, aconselhamos que as esclareça consultando o artigo Como saber se sou intolerante à lactose.

Alimentos ricos em triptófano - Produtos lácteos

Legumes com triptófano

Os legumes são também uma parte indispensável de uma dieta equilibrada, pois fornecem fibra, proteínas vegetais, vitaminas e minerais necessários para manter um peso saudável, fixar o ferro no corpo, favorecer processos como a digestão ou a conectividade dos tecidos, controlar a pressão sanguínea, etc.

As que lhe proporcionarão uma maior quantidade de triptófano e ajudarão a melhorar seu estado de ânimo e bem-estar geral são as lentilhas, a soja, o grãos-de-bico, as ervilhas, os feijões e as favas.

Alimentos ricos em triptófano - Legumes com triptófano

Sementes, cereais e frutos secos

Para finalizar, precisamos de outros alimentos que em sua composição possuem triptófano e que você também pode começar a consumir com mais frequência:

  • Sementes: sementes de abóbora, sementes de girassol feno grego.
  • Cereais integrais e aveia.
  • Frutos secos: amêndoas, castanha de caju, pistaches, pinhões, castanhas.
Alimentos ricos em triptófano - Sementes, cereais e frutos secos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em triptófano, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Alimentos ricos em triptófano

O que lhe pareceu o artigo?

Alimentos ricos em triptófano
1 de 8
Alimentos ricos em triptófano

Voltar ao topo da página