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Alimentos ricos em sódio

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Alimentos ricos em sódio

Existem muitos alimentos que, naturalmente, possuem sódio e, por isso, devem receber menos sal na hora de serem preparados. Além disso, é preciso saber a diferença entre o sódio e o sal de cozinha. Para ajudar você a ter uma alimentação saudável e fazer as melhores escolhas na hora de comer, o umComo.com.br vai falar sobre os alimentos ricos em sódio naturais e industrializados e qual a importância do mineral para a saúde.

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Passos a seguir:
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Ao contrário do que muitas pessoas pensam, sal e sódio não são a mesma coisa e isso pode confundir na hora de escolher os alimentos mais saudáveis para o seu cardápio. Em primeiro lugar, o sódio é um mineral de extrema importância para o organismo, pois entre outras funções serve para equilibrar fluídos celulares e transmitir impulsos nervosos, permitindo que o corpo funcione. Porém, da mesma forma que ocorre com outros nutrientes, o seu excesso não é indicado, já que pode causar edemas, hipertensão arterial, deficiência de cálcio e outros problemas de saúde.

Alimentos ricos em sódio - Passo 1
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Enquanto isso, o sal que é utilizado no preparo de alimentos consiste na junção do cloreto de sódio com o cloro, sendo que o do tipo marinho é mais saudável em comparação com o sal refinado. O primeiro possui maior quantidade de nutrientes, mesmo assim, todos eles devem ser usados com moderação. Já nos alimentos industrializados, na maioria das vezes, é adicionado sódio aos seus demais ingredientes, inclusive, em produtos doces. Isso porque ele funciona como conservante, adoçante, fermento e realçador de sabor, conforme seja a sua combinação com outras substâncias.

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Para que a quantidade de sal ingerida por dia seja o suficiente para o organismo funcionar, mas sem causar problemas é indicado, no máximo, cinco gramas, sendo que para saber quanto sal existe em uma porção de sódio a sua quantia deve ser multiplicada por 2,5. Dessa forma, é importante saber que entre os alimentos ricos em sódio, que precisam de menos sal para o seu preparo, estão os frutos do mar nas primeiras posições.

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No primeiro lugar está a alga Kombu, com 2805 mg, na sequência, o caranguejo com 366 mg, o mexilhão com 289 mg e a pescadinha com 209 mg. A farinha de soja também integra os alimentos com maior concentração do mineral, com 464 mg a cada 100 gramas, seguido do salmão com 135 mg, a tilápia com 108 mg e, na sequência alguns grãos, como o arroz com 282 mg, o café em grão com 152 mg, o chá preto em folhas com 221 mg e as ovas com 73 mg.

Alimentos ricos em sódio - Passo 4
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Já na lista dos alimentos industrializados que recebem maior concentração de sódio estão no topo do ranking:

  • As carnes processadas, como a mortadela, bacon, paio, presunto e salsicha;
  • Os peixes defumados e enlatados, como o atum e a sardinha;
  • Os queijos como parmesão, cheddar e roquefort;
  • Os temperos, sopas e demais comidas prontas, inclusive, as congeladas;
  • Os vegetais enlatados;
  • As bolachas e bolos industrializados;
  • Todos os tipos de fast-food;
  • Os salgadinhos industrializados;
  • As margarinas e manteigas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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