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Alimentos ricos em glutamina

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 22 maio 2017
Alimentos ricos em glutamina
Imagem: kwarrior.one

A glutamina é um aminoácido que serve, principalmente, para ganhar e manter massa muscular. Também fortalece o sistema imunológico e contribui para a entrada de aminoácidos nas células musculares. A substância não engorda mas, como aumenta promove o aumento da massa muscular, pode subir ajudar a subir o peso. A glutamina é formada a partir de outros aminoácidos, como a ácido glutâmico, isoleucina e valina. Esse aminoácido também é dado a pacientes hospitalizados para melhorar a eficácia do seu tratamento. Apesar de ser habitualmente consumida como um suplemento alimentar, existem alimentos que satisfazem as necessidades da substância. Para saber quais são os alimentos ricos em glutamina e beneficiar das suas propriedades, continue lendo esse artigo do umComo.

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Passos a seguir:
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Laticínios

Muitos produtos lácteos contêm altos níveis de glutamina. A proteína do soro é o derivado onde podemos encontrar o teor mais alto da substância. Queijo cottage e queijo ricotta são particularmente ricos em glutamina, mas o queijo parmesão, queijo mussarela e queijo cheddar também possuem níveis significativos.

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Tecido Animal

A carne, o peixe, as aves e os frutos do mar são excelentes fontes de glutamina. Alimentos com altos níveis deste aminoácido são, geralmente, os alimentos mais ricos em proteínas. Isso significa que as carnes magras são melhores fontes de glutamina do que as que possuem muita gordura. Apesar disso, os peixes gordos são boas fontes de glutamina e proteína.

Alimentos ricos em glutamina - Passo 2
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Leguminosas

Todas as leguminosas como o feijão e o grão são fontes de glutamina. Indicadas para vegetarianos, as leguminosas são também ricas em proteínas de alta qualidade.

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Vegetais

As fontes de glutamina vegetais incluem a couve, que possui excelentes efeitos anti-úlcera, espinafres crus, salsa, beterraba, feijão fresco, cenoura e couve de bruxelas.

Alimentos ricos em glutamina - Passo 4
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Barras de proteínas e bebidas energéticas

As barras proteicas e as bebidas energéticas são, geralmente, uma excelente fonte de glutamina e outros aminoácidos. As barrinhas podem conter pó de proteína, soro de leite, soja, nozes e proteínas de leite - tudo boas fontes de glutamina.

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Outros

Os ovos são, também, uma boa fonte de glutaminas e proteínas. As claras, particularmente, podem aumentar os seus níveis de glutamina sem fazer alterações prejudiciais nos níveis de colesterol.

Os grãos integrais também são fontes consideráveis do aminoácido, incluindo a aveia, o milho e o arroz integral.

Alguns alimentos ricos em gorduras também são boas fontes de glutamina. Nesta categoria podemos encontrar nozes, sementes e manteigas feitas a partir das mesmas. Amêndoas, nozes, sementes de girassol, pistaches, sementes de abóbora, amendoim e manteiga de amendoim são boas fontes de glutamina.

Alimentos ricos em glutamina - Passo 6
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Recomendações

Não existem diretrizes para o consumo de glutamina. No entanto, as quantidades médias devem variar entre 1 e 6 gramas por dia.

Como qualquer outro suplemento alimentar, os suplementos de glutamina devem ser supervisionados por um médico.

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Agora que já conhece os alimentos ricos em glutamina, dê uma olhada nesses artigos que indicam quais as melhores fontes de substâncias essenciais para promover a sua saúde:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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